Alimentos ricos em açúcar e gordura ‘viciam’ o cérebro
Um doce em vez de fruta. Um lanche fast food no lugar de uma refeição balanceada. Por que temos tanta dificuldade em fazer boas escolhas alimentares? A resposta está em como o cérebro reage ao ingerirmos certos tipos de comida: uma dieta rica em açúcar e gordura gera um tipo de “vício” que faz nosso corpo sempre preferir alimentos com este mesmo padrão. É o que revela estudo feito por pesquisadores do Max Planck Institute for Metabolism Research, na Alemanha, e da Universidade Yale, nos EUA. O trabalho foi publicado na Cell Metabolism. “Nossa tendência de comer alimentos com alto teor de gordura e açúcar, a chamada dieta ocidental, pode ser inata ou se desenvolver como resultado do excesso de peso. Mas pensamos que o cérebro aprende essa preferência”, explicou Sharmili Edwin Thanarajah, uma das principais autoras e pesquisadora do Max Planck Institute for Metabolism Research. Para testar essa hipótese, um grupo de voluntários, recebebeu todos os dias por oito semanas, um pequeno pudim com muita gordura e açúcar, além de sua dieta normal. O outro grupo recebeu um pudim que continha o mesmo número de calorias, mas menos gordura. A atividade cerebral dos 49 voluntários do experimento foi medida antes e durante e depois das oito semanas.
A resposta do cérebro a alimentos com alto teor de gordura e alto teor de açúcar aumentou muito no grupo que comeu o pudim com alto teor de açúcar e de gordura após oito semanas. Isso ativou particularmente o sistema dopaminérgico, a região do cérebro responsável pela motivação e recompensa. “Nossas medições da atividade cerebral mostraram que o cérebro se reprograma por meio do consumo de salgadinhos. Ele aprende a preferir alimentos gratificantes. Por meio dessas mudanças no cérebro, inconscientemente preferimos os alimentos que contêm muita gordura e açúcar”, disse Marc Tittgemeyer, outro pesquisador que liderou o estudo, em comunicado. Durante o o estudo, as pessoas do teste não ganharam mais peso do que as pessoas do grupo de controle e seus valores sanguíneos, como açúcar no sangue ou colesterol, também não mudaram. No entanto, os pesquisadores assumem que a preferência por alimentos açucarados continuará após o final do estudo. “Novas conexões são feitas no cérebro e não se dissolvem tão rapidamente. Afinal, o objetivo do aprendizado é que, uma vez que você aprende algo, não o esqueça tão rapidamente”, pontua Tittgemeyer.
O sistema de recompensa é uma rede neural complexa que inclui várias áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal, o núcleo accumbens e o córtex cingulado anterior. É responsável por regular comportamentos relacionados à busca de recompensas, como prazer, motivação e aprendizado. Quando o sistema de recompensa é ativado, ocorre a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à motivação. O consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura é conhecido por estimular a liberação de dopamina no sistema de recompensa. Essa resposta é uma parte importante do nosso sistema de sobrevivência, uma vez que alimentos altamente calóricos eram escassos em ambientes ancestrais e, portanto, valiosos. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura pode levar a disfunções nesse sistema, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como a compulsão alimentar.
Missas na agenda da Semana Santa do Colégio Salesiano
A Semana Santa está chegando junto com a reflexão, esperança e renovação que a Páscoa carrega. No calendário cristão, a celebração começa no Domingo de Ramos (2) e vai até o domingo (9).Os ritos pascais começaram com o Povo de Deus, na época em que era escravizado pelos egípcios, e foi libertado por Moisés. O Padre Eliano explica que hoje comemoramos de outra forma. “Com Jesus, nós celebramos outra Páscoa, que traz um novo significado por ser uma passagem da morte para a vida. Jesus é a porta de Deus para o homem livre do pecado, Ele é a nossa Páscoa”, afirma o Padre.O Colégio Salesiano Recife busca incentivar a prática cristã e conscientizar os alunos sobre o significado da Páscoa. Durante a próxima semana, os estudantes vão realizar encenações no início do dia sobre a Paixão de Cristo, Lava Pés e Santa Ceia; e participar de missas nos horários regulares da instituição. Além disso, vão acontecer missas, abertas ao público, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Seguindo o calendário católico, na Quinta-feira Santa é celebrada a chamada Missa de Lava-Pés. A Sexta-feira Santa é quando aconteceu a via sacra, o julgamento de Jesus. Para os cristãos, é um dia de silêncio, recolhimento e oração. No Sábado de Aleluia, o silêncio segue até o momento em que se acende o fogo novo, e em algumas comunidades acontece o batismo de novos fiéis. “É o tempo de espera para a ressurreição, onde é cantado o ‘Aleluia’ e o ‘Glória’”, explica o padre Eliano.No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo. “É o ápice dessa semana, em que Jesus, o filho de Deus, vence a morte e abre para todos os homens e mulheres essa nova estrada que havia sido fechada por meio do pecado”, conclui. Agenda:
Terça-feira (4): Missa às 6h25 e 17h | Ofício de Nossa Senhora das Dores às 18h
Quarta-feira (5): Missa às 6h25 e 19h | Terço da Misericórdia às 18h30
Quinta-feira (6): Missa às 17h | Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h30
Sexta-feira (7): Via Sacra nas ruas às 6h30 | Celebração da Paixão ao Senhor e procissão às 15h
Sábado (8): Liturgia das Horas às 7h | Vigília pascal às 19h
Em Paulista, polo itinerante de vacinaçã funciona domingo, 8
Além das unidades de Saúde, que realizam a imunização de acordo com o dia da semana, a Secretaria de Saúde disponibilizou também o Polo Itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista. De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), haverá a vacinação nos sábado, 08 de abril, das 9h às 16h, com vacinas de rotina e de Covid-19. Ainda segundo o órgão, é preciso estar atento, pois o serviço não irá funcionar nesta quinta e sexta-feira (06 e 07.04). O Centro Administrativo fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, ao lado do Campo da Aviação, em Maranguape I.
Saúde: Os chocolates mais recomendados
A Páscoa é uma data de reflexão e uma das épocas mais saborosas do ano. Durante o período, é importante destacar os cuidados com os “exageros” e com a higiene bucal. Isso porque é comum que aconteça um aumento no consumo de doces, o que pode acarretar problemas “na balança” e os odontológicos alertam ainda quando os dentes não são higienizados corretamente. Segundo Fabrícia Padilha, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde, existem opções mais saudáveis de chocolates que podem ser consumidas. As principais são os doces que possuem uma maior concentração de cacau, rico em antioxidantes. A especialista diz que os melhores são os com 70% cacau ou mais, que têm menos gordura e menos açúcar na composição. “Mesmo optando por uma versão mais saudável de chocolate, ele vai ter açúcar na composição, não sendo recomendado um consumo diário frequente. Porém, durante a Páscoa, temos a cultura de entrega de ovos de chocolate como uma tradição, sendo comum, principalmente às crianças, ganhar vários ovos de chocolates. Dessa forma, o ideal seria limitar o consumo de uma pequena quantidade diária, média de 20g-30g, ou consumir só no final de semana, dependendo do contexto de saúde da criança e da família”, pontuou Fabrícia.
O chocolate é composto basicamente por manteiga de cacau e seus derivados, e outros ingredientes, como gordura e açúcar. Segundo legislação da Anvisa, o doce precisa ter no mínimo 25% de sólidos totais de cacau. À medida que essa porcentagem vai aumentando, o sabor fica mais amargo e terá menor quantidade de açúcar na composição. A versão ao leite, que é muito comercializada no Brasil, possui um percentual menor de cacau e consequentemente mais açúcar e gordura, devendo então ter um maior controle no consumo, quando comparado com a opção com maior percentual de cacau.“O cacau, principal matéria prima na fabricação do chocolate, possui propriedades benéficas ao nosso organismo vindas dos polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, combatendo os radicais livres do corpo, que são moléculas associadas ao envelhecimento precoce e a maiores chances de doenças crônicas. Vale, então, ressaltar que considerando essas substâncias benéficas encontradas no cacau, quanto maior o percentual de cacau no chocolate, maior será o benefício trazido nesse consumo, sendo possível potencializar a ingestão desses nutrientes e também evitar picos de insulina, já que essa versão de chocolate mais amarga terá menos açúcar”, acrescentou Fabrícia, coordenadora de Nutrição da FPS.
O consumo em excesso de chocolate, principalmente ao leite e branco, contribui para a formação de placa e se torna o principal causador da cárie. O perigo está na grande quantidade de açúcar contida nos ovos e nos seus recheios. De forma geral, o chocolate parece ser o vilão, mas não é bem assim. Como por exemplo, os com cacau e amargos são uma ótima opção para saúde do corpo.“Quando ingerido de forma equilibrada, o cacau serve como fonte de proteínas, cálcio, fosfato e contribui para o fortalecimento do esmalte dentário. Além disso, segundo a American Dental Association (ADA), a formação da cárie é motivada pelo ato de comer o chocolate muitas vezes ao dia e não pela quantidade ingerida”, explica o odontólogo e coordenador da Odonto FPS, Samuel Veras.“Isso acontece pois durante as refeições os dentes passam pelo processo de desmineralização causado pelo contato com os alimentos e que é recuperado com a escovação. Caso o consumo seja em horários que você não se alimenta, vai aumentar a exposição e iniciar um novo processo de desmineralização, que a médio ou longo prazo compromete a saúde dental”, afirma o coordenador da Odonto FPS.O odontólogo lembra de evitar chocolates com caramelo ou com recheios, “pois há possibilidade de grudar no dente e, durante a higienização, a escova pode não conseguir remover totalmente todo o doce aderido à superfície dentária com apenas uma única escovação. Após o consumo, torna-se indispensável o uso do fio dental. É ele quem vai limpar regiões que a escova não alcança, evitando que o açúcar se acumule e as cáries apareçam”, completa Samuel.
Mulheres encanadoras no mercado de trabalho
Lugar de mulher é onde ela quiser! O discurso deu lugar à realidade com a formatura de 17 mulheres moradoras do bairro de Santo Amaro. Elas participaram do Curso de Encanadoras – Instaladora Predial, promovido pela Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE). As alunas receberam seus certificados em evento na sede administrativa da Compesa. Para a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco, Amanda Aires, que esteve presente à entrega dos certificados e elogiou a perseverança destas mulheres, a missão agora é encaminhá-las para o mercado de trabalho. “Nosso compromisso é ajudar nesta efetiva inserção no mercado, seja na iniciativa privada ou pública, atuando em obras de conjuntos habitacionais ou de reparos nas próprias secretarias. Também temos as linhas de crédito pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco , a agência de fomento estadual. É uma forma de ajudar a mudar a história destas mulheres e de muitas outras pessoas”, ressaltou Amanda.
Para Midiam Vasconcelos, que é cadeirante e umas das formandas do curso, o mais importante é lutarmos por nossos sonhos. “Toda mulher é capaz de vencer os desafios, se tiver força de vontade para isso. Me orgulho de não ter faltado em nenhuma aula do curso”, explica Midiam, que também já fez cursos de Informática, Cabeleireiro, Maquiagem, Operador de Caixa e já está pensando na próxima oportunidade de estudo e trabalho. Natália Maria Freire da Silva, outra das encanadoras formadas, destacou que as mulheres devem se agarrar às oportunidades. “Sou dona de casa e mãe de três filhos. Gostei muito do aprendizado e do conhecimento que consegui neste curso. Meu sonho era ser bombeira civil. Somos muito discriminadas, em relação a quem faz os serviços de nossa própria casa e ficamos esperando alguém para consertar as coisas, quando nós mesmas podemos fazer”, defende ela.
A oportunidade de geração de renda e de qualificação profissional em um cenário tradicionalmente ocupado pelos homens foi abraçada pelas alunas desde o último mês de dezembro. A partir daí, as mulheres tiveram acesso a 240 horas/ aula, nas tardes de segunda a sexta-feira, e ainda contaram com um módulo complementar sobre educação socioambiental, com 10 horas de duração.A capacitação, gratuita, teve como finalidade prepará-las para executar manutenção de instalações hidrossanitárias, planejar e organizar o trabalho segundo as normas técnicas e o respeito ao meio ambiente. A iniciativa integra o programa ComViver, criado para fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento entre a sociedade e a Compesa.
Emissão da nova nota fiscal para MEIs prorrogada para setembro
O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou o início da obrigação da emissão da NFS-e para Microempreendedores Individuais MEI. A nova nota fiscal só passará a ser exigida em setembro deste ano, de acordo com resolução do CGSN publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (31.3). O prazo anterior era o dia 3 de abril. Por isso, o processo de emissão das notas segue no Portal do Contribuinte. No entanto, os empreendedores também podem procurar orientações para posterior adaptação à nova plataforma. É possível conseguir informações através do atendimento na Secretaria da Fazenda ou na Sala do Empreendedor de Olinda.O atendimento na Sefaz é oferecido das 8h às 14h. Também são disponibilizadas orientações via whatsapp :(81) 99208 8023. O endereço é Av. Santos Dumont, 177 – Varadouro. A Sala do Empreendedor tem atendimento das 8h às 13h e o apoio contábil aos empreendedores do município é realizado nas quartas-feiras, das 9h às 12h. O endereço é Avenida Liberdade, 68 – Carmo. Telefone (81) 99103-5359.
Paulista: Loja Fêmea impulsiona venda de peças feitas por mulheres
Localizada no 1.° andar do Paulista North Way Shopping, na área central do Paulista, a Loja Fêmea é uma boa pedida pra quem deseja adquirir produtos com preços populares. O espaço conta com a venda de peças de artesanato que variam de R$ 5,00 a R$ 150,00.A loja reúne produtos em madeira, macramé, reciclados, tecidos, feltro, crochê, cerâmica, entre outros. Mais de 50 artesãs da cidade comercializam e expõem no estabelecimento.O serviço é coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher da cidade. “As mulheres que trabalham na fêmea, além de conquistarem autonomia financeira, escoando os seus trabalhos, participam de frequentes cursos e oficinas de qualificação profissional “, destacou a secretária executiva da pasta, Bianca Pinho Alves.O espaço funciona de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos, das 12h às 20h.
Semana Santa Multicultural com shows, exposições e oficinas infantis
Para quem gosta de cultura e arte, até dia 9 de abril o Polo Caruaru movimenta a Semana Santa Multicultural, uma iniciativa com várias atividades para turistas e visitantes aproveitarem a Semana Santa com tranquilidade e cultura. O evento vai contar com shows, feirinha cultural, exposição de fotografia, peças de barro e arte sacra, além de oficinas infantis, Trio Pé de Serra itinerante, casinha do coelho da páscoa, e um quiosque exclusivo do Boteco Paulistano.
Na sexta da paixão (7), a diversão será por conta da cantora Tayse Dias, com show das 12h30 às 15h30. No sábado (8) e no domingo (9) será a primeira seletiva do Vem Cantar Forró, projeto da TV Asa Branca em parceria com o Polo Caruaru, que vai contar com apresentações de vários talentos da região. Os shows e oficinas serão realizados na área 4 de eventos, espaço ao lado da Praça de alimentação. Para os fãs de artesanato e fotografia, o Centro de Compras e Lazer vai estar com uma exposição de fotografia, peças de barro e arte sacra. A feira cultural e as exposições vão acontecer na área de eventos em frente a Batista Bijuterias.Durante todos os dias do evento o Polo estará com um Trio Pé de Serra itinerante animando os turistas e visitantes, e uma Casa do Coelhinho da Páscoa assinada pelo decorador Eduardo Henrique. O Polo Caruaru também está com triciclos elétricos e pista de kart para crianças e adultos se divertirem. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte.
Boticário convida consumidor a refletir sobre reciclagem
Em 2021, o relatório Who Cares, Who Does? Latam 2021, realizado pela Kantar*, revelou que 55,8% dos latino-americanos não sabiam onde entregar itens para reciclagem, enquanto 56,6% tinham dúvidas sobre o que acontece com os materiais entregues. Mesmo sendo uma prática adotada por muitas indústrias há algum tempo, a logística reversa ainda representa um dos principais desafios na agenda ESG corporativa, pois depende da conscientização e engajamento do público consumidor. Pensando nisso, o Boticário celebra seu aniversário de 46 ano reafirmando o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade propondo a retornar embalagens por meio do programa BotiRecicla.Idealizado há 17 anos, é o maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza- são mais de 4 mil pontos em todos os estados, além da grande rede de venda direta com revendedoras recebendo embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento CFT (sigla em inglês para Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal).
“Temos o histórico de abordar temas latentes socialmente nos aniversários da marca, como no ano passado, quando falamos sobre o etarismo para celebração dos nossos 45 anos. Desta vez não seria diferente, queremos reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando como o consumidor pode – e precisa – ser protagonista na cadeia de reciclagem. Acreditamos que juntos conseguimos construir um futuro mais propositivo para todos”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.Também de acordo com o relatório da Kantar*, 49% dos consumidores da América Latina preferem comprar produtos com embalagens que possam ser recicladas – atributo que Boticário considera prioritário em sua trajetória, que já soma 46 anos. Há mais de duas décadas, a marca aposta na refilagem dos seus itens e, hoje, conta com mais de 200 produtos com refil, nas suas principais categorias – perfumaria, cuidados pessoais, cabelos, maquiagem, grooming e facial. No Grupo Boticário, partindo de uma perspectiva macro, 77% dos produtos desenvolvidos utilizam material reciclado nas embalagens.“Como solução de ecodesign, no momento de desenvolvimento das embalagens buscamos a redução mássica para garantir menor impacto. Ou seja, utilizamos materiais de origem reciclável e incorporamos alternativas de maior reciclabilidade”, comenta Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.
O legado do BotiRecicla é transmitido aos colaboradores, franqueados e força de venda, sempre visando a importância sobre a reciclagem. Em Colatina (ES), por exemplo, o grupo de franquias CP VO Mario, e a estoquista Ariane Mariana Soares da Silva Reis, que está na loja da marca há 7 anos, já é conhecida na cidade por engajar os consumidores a descartar as embalagens com responsabilidade. Consciência que passa por gerações, já que a mãe dela, Tereza Soares da Silva Reis é vice-diretora em uma associação de reciclagem. Além de reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo, o projeto traz a possibilidade de geração de renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras e também contribui na frente de contrapartidas sociais. Alguns materiais coletados pelo BotiRecicla já foram utilizados como insumo para construção de alguns itens das escolas e lojas sustentáveis, bem como equipamentos escolares. Considerando toda a rede de franqueados e colaboradores do Grupo Boticário, são milhares de envolvidos no programa, além de transportadoras parceiras e 14 cooperativas homologadas.
“Ter a dimensão do impacto positivo que o descarte correto dessas embalagens pode ter, não apenas para o meio ambiente, mas para famílias que têm como renda a reciclagem, faz toda a diferença. Eu sempre converso com os consumidores sobre a importância desse tema, porque acredito que seja uma semente que vai crescer no coração. É um jeito de materializar a beleza com a perspectiva de futuro: o amanhã dos nossos filhos depende disso! Hoje em dia, percebo a mudança de comportamento de alguns consumidores e fico muito feliz em fazer parte”, conta Ariane Reis estoquista da franquia VO Mario do Boticário. A entrega de embalagens de cosméticos vazias (de qualquer marca) para o BotiRecicla gera desconto na loja: levando três ou mais, os clientes cadastrados no Clube Viva recebem R$15 reais de desconto nas compras acima de R$150 reais. Ou seja, enquanto contribui com o meio ambiente, o consumidor também é beneficiado.
Redação com veículos e assessorias- Fotos- Divulgação
E-mail redacao@blogdellas.com.br