Alerta Celular: mais de 11 mil celulares roubados foram recuperados em 2024

 

Pernambuco fechou o ano de 2024 com o registro de 52.143 celulares roubados ou furtados, conforme dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). O número representa uma redução de 1,1% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 52.719 ocorrências. Para combater esse tipo de crime, a SDS criou o programa Alerta Celular, uma ferramenta que permite aos cidadãos registrarem seus celulares no sistema. Com isso, a polícia pode identificar, durante abordagens, aparelhos que tenham sido roubados ou furtados. Desde a criação do programa, em 2017, foram recuperados 77.787 celulares, sendo 11.128 apenas no ano de 2024. Além disso, a SDS ampliou a iniciativa e criou o programa Alerta Bike, voltado para o cadastro de bicicletas, auxiliando na identificação e recuperação desses veículos em casos de roubo ou furto.


Ação vai orientar sobre o cadastro no Alerta Celular em Olinda neste sábado

 



Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desses programas, a SDS realizará uma ação no Shopping Patteo Olinda, neste domingo, dia 16 de fevereiro, das 12h às 20h. Durante o evento, representantes da SDS estarão disponíveis para orientar o público sobre o processo de cadastramento no Alerta Celular e Alerta Bike. Além disso, será possível registrar boletins de ocorrência de roubo ou furto de celulares e bicicletas. Para registrar um celular no sistema, é necessário ter o IMEI do aparelho. Já para cadastrar uma bicicleta, o cidadão deve informar o chassi do veículo. A equipe da SDS também estará orientando sobre os procedimentos corretos a serem seguidos caso a pessoa seja vítima de roubo ou furto.A ação acontece no piso L3 do centro de compras. O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.


Escultura do Galo para o carnaval 2025 será apresentada na segunda-feira

 


Nesta segunda (17), a Prefeitura do Recife e o Multiartista Leopoldo Nóbrega apresentam a escultura gigante do Galo da ponte Duarte Coelho para o Carnaval 2025. Na ocasião, estarão presentes o artista que assina a obra, além de representantes da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife e também do Clube de Máscaras o Galo da Madrugada.Este ano, o foco da produção do Galo Gigante é a sustentabilidade. A escultura vai ser construída com a utilização de 20 mil garrafas PET de dois litros, que podem ser doadas pela população em um dos mais de 130 pontos de entrega voluntária da prefeitura.O galo anterior, de acordo com Leopoldo Nóbrega, tinha 28 metros de altura. A arrecadação do material que vai compor a escultura está sendo feita em parceria com cooperativas de catadores. O artista já revelou que esse ano, o galo vai estar um pouquinho mais alto que nos outros anos, e será o maior  com 34 metros de altura. O artista lembrou também que após o carnaval, a escultura será desmontada e o material entregue as cooperativas.

 

Anúncios fraudulentos aumentam 35% após recuo sobre regras do Pix

 


Anúncios fraudulentos nas plataformas da Meta aumentaram 35% após o recuo do governo sobre as novas regras do Pix, segundo pesquisa do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-NetLab/UFRJ . O estudo analisou 1.770 anúncios entre 10 e 21 de janeiro, que divulgavam informações falsas sobre valores a receber e novas regras do Pix.A maioria (95,5%) promovia falsos saques mediante pagamento de taxa, e mais de 40% usavam perfis falsos do Governo Federal. Muitos conteúdos traziam deepfakes de figuras públicas, como jornalistas e políticos, para dar credibilidade às fraudes. A Meta afirmou que não iria comentar sobre as medidas que a empresa deve adotar para garantir mais segurança aos usuários de suas plataformas. Bruno Mattos, coordenador de projetos no NetLab, explica que detectar um deepfake não é uma tarefa fácil e tem ficado cada vez mais difícil por conta da sofisticação dos modelos de inteligência artificial generativa utilizados.”No geral, é importante se atentar a sinais de artificialidade. Por exemplo, se as falas dos personagens retratados não são muito retas, como se estivessem sendo pronunciadas por robôs e se elas batem com os movimentos labiais”, explica.

 

Mechas e cortes: workshop no Senac Recife traz novidades para profissionais da beleza

 


O Senac Recife promove o workshop “Mechas e Cortes: Técnicas, Tendências e Estilo” nesta segunda-feira (17), das 8h30 às 17h, no Auditório Roberto Regnier. Com a participação dos especialistas Adriana Lyra, Ary Velez e Eliane Silva, o evento promete abordar técnicas inovadoras de mechas e cortes, além das tendências atuais no setor. A iniciativa é voltada para cabeleireiros, estudantes e entusiastas da beleza.Délia Melo, gerente da Unidade de Imagem Pessoal do Senac Recife, destaca que o evento também será uma oportunidade para networking e troca de experiências. A entrada será mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. O Senac está localizado na Av. Visconde de Suassuna, 500, em Santo Amaro.

 

Mostra ressalta diversidade e riqueza cultural do carnaval de Camaragibe

 


Até o dia 09 de março, o Camará Shopping celebra a cultura carnavalesca de Camaragibe, na exposição Camará na Folia: Ritmos e Tradições Carnavalescas de Camaragibe. A iniciativa é uma parceria com a Federação de Agremiações Carnavalescas de Camaragibe (FACC), e conta também com apoio a ACMASC – associação dos músicos artistas e similares de Camaragibe e tem como objetivo apresentar a diversidade dos ritmos e expressões que fazem parte do carnaval local.A mostra reunirá registros históricos, figurinos e adereços, além de destacar a atuação de blocos e agremiações que marcam o carnaval da cidade.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar