Alemanha anuncia doação de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil

 

A ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, anunciou a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias. Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra alemã Schulze confirmou, dentro do aporte total, 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia e 31 milhões de euros para apoio a estados da Amazônia na implementação do que o governo alemão se refere como “ações ambiciosas” para maior proteção da floresta. A cifra inclui ainda 29,5 milhões de euros em apoio a um fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas, com contribuição direta a investimentos privados em eficiência energética; e 5,37 milhões de euros em projeto de consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes. Também previstos no montante 13,1 milhões de euros em projeto destinado a apoiar pequenos agricultores em ações de reflorestamento de terras; 80 milhões de euros para que agricultores tenham acesso a linhas de crédito a juros reduzidos; e 9 milhões em apoio a cadeias de abastecimento sustentáveis. Fundo Amazônia: A doação de 35 milhões de euros ao Fundo Amazônia foi formalizada por meio da assinatura de um contrato financeiro entre o banco alemão KfW e o BNDES.O governo alemão sinalizou a intenção de destinar 31 milhões de euros a estados da Amazônia para projetos de proteção e de uso sustentável das florestas, alinhados com políticas e objetivos estratégicos do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia.

 

Camarote da Acessibilidade abre inscrições para os foliões

 

 

 

O Carnaval é uma festa democrática e para garantir que todos possam viver o sonho, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, abre inscrições para o Camarote da Acessibilidade, nesta quarta-feira (1º), seguindo até o dia 10 de fevereiro, das 8h às 13h.O espaço funcionará de sábado a terça-feira de Carnaval, na Avenida Liberdade, na Praça do Carmo. Ao todo, serão disponibilizadas por dia 60 vagas para a pessoa com deficiência e 60 para seus acompanhantes. Cada pessoa pode escolher dois dias de folia no espaço. Para a inscrição é necessário apenas o nome completo, RG, telefone e nome completo mais RG do acompanhante (caso tenha).Os interessados podem confirmar suas vagas de três formas: por telefone (81) 98990.4633, e-mail (olindacamaroteacessibilidade@gmail.com), ou presencialmente na própria secretaria, na Avenida Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo.

 


Juana Moura e seus lançamentos para compor os looks de Carnaval

 

 

Dona de um estilo ousado e eclético, a designer Juana Moura é conhecida por explorar todas as tendências e ainda romper os limites da criatividade com acessórios de moda cada vez mais versáteis e surpreendentes. Na sua coleção carnavalesca, Ciranda Tropical, não poderia ser diferente! A artista traz peças para todos os gostos e festas. As prévias já estão tomando conta da cidade e com elas as produções de Juana Moura fazendo os looks mais baladeiros e inusitados da folia de Momo. As referências e inspirações são diversas, mas sempre com uma pegada bem tropical, que é típico da terrinha dos altos coqueiros. Muitas flores, cores, brilhos e mistura de matérias que tornam cada peça única. Nas criações para o carnaval, as clientes saem da loja toda pronta com acessório de cabeça, headbands e coroas de flores, tudo trabalhado com muita pedraria. Tem muitas flores, penas, chockers, body chain, maxis brincos, mix de pulseiras, colares, maquiagem, delineadores adesivos, anéis bafônicos, bolsas e pochetes com paetê, glitter e ainda algumas peças de roupas metalizadas, com lamês e lurex que incrementam a produçãopara a folia carnavalesca. A fashionista também criou uma parceria com a também designer Maria Ribeiro e juntas criaram o Selo Apoteose Moura vai unir às peças a tendência jewellerification para dar ares de joias aos adereços carnavalescos. A trend aparece com tudo nessa temporada e, principalmente, em eventos festivos. A parceria traz peças super instagramáveis e chiques com muitas pedras, cristais, paetês e strass. O resultado é uma estética glamourosa para arrasar na folia.

 


Inscrições para coletores de material reciclável em Olinda

 


A Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda iniciou, de forma presencial, o cadastramento de coletores de materiais recicláveis para o Carnaval 2023. Os interessados podem ir na Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, na Estrada do Bonsucesso, nº 306, Bonsucesso, das 8h às 13h, até 15 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário virtual.Anteriormente os catadores faziam o cadastramento na Cooperativa e esse ano, de forma inédita, deverão fazer a inscrição através da Prefeitura de Olinda, que irá incluir os dados em outras ações sociais. ” Conseguimos um reajuste na venda do kg do alumínio de 30%. No último Carnaval, em 2020, era R$ 4. Esse ano, o material será vendido por R$ 5,20 nas cooperativas. Os coletores irão levar todo reciclável para a quadra da Escola Duarte Coelho, que fica na Rua do Bonfim, e irão receber o valor do produto na hora”, garante o secretário executivo Guilherme de Melo Cabral. A catadora Hirce Helena da Silva trabalha com reciclagem há 30 anos e resolveu fazer o cadastro logo no primeiro dia. “Não dá pra perder tempo. No Carnaval a gente trabalha dobrado pra ganhar um extra”, comemora. “A expectativa é que seja melhor do que o último Carnaval. Eu já tô acostumado a trabalhar com minha esposa e começamos esse ano nas prévias”, disse o catador Erivaldo Calixto, de 65 anos.

Serão priorizados trabalhadores que sejam residentes em Olinda. Quem optar pela inscrição online pode se cadastrar pelo https://bit.ly/3XDEBhR e anexar foto, RG, CPF e comprovante de residência. A secretaria entrará em contato para a entrega do crachá de identificação. Quem escolher se cadastrar presencialmente na Secretaria, é preciso duas fotos 3×4, RG, CPF e comprovante de residência. Nesta modalidade o trabalhador sai com o crachá de identificação no mesmo dia. As pessoas em situação de rua podem se inscrever no formulário e também na sede da Secretaria, apresentando o nome completo e algum documento de identificação. A ausência de documentação não será impeditivo para o cadastramento das pessoas em situação de rua. Os trabalhadores receberão um crachá de identificação.

 


Paulista intensifica padronização das bancas da Feira de Paratibe

 


A Secretaria de Administração de Regionais iniciou, nesta segunda-feira (30/01), o ordenamento da Praça da Liberdade e da Feira Livre de Paratibe, que consiste na retirada dos comerciantes que vendem seus produtos sem bancas padronizadas. Os comerciantes foram informados, durante 15 dias, que no próximo domingo (29/01), ao final da feira, fossem recolhidas as suas mercadorias, já que as bancas seriam desmontadas e revitalizadas pela empresa responsável. O funcionamento será de quinta a domingo. Após a desmontagem das bancas nos dias de atividade, a Praça da Liberdade e o pátio da Feira terão serviços de limpeza, para a livre circulação dos pedestres. A ação foi bem aceita pelos comerciantes, que acataram a decisão da padronização, visto que alguns produtos eram comercializados em bancas de madeira. De acordo com a Secretaria de Administração das Regionais, o comerciante que ainda não tiver providenciado a sua banca, deve procurar o órgão para fazer o cadastro na sede do órgão, no Mercado de Paratibe Governador Eduardo Campos, na R. Maria Ivete Lopes, em Paratibe.

 


Trabalhadores da fruticultura e pescadores já podem se cadastrar no Chapéu de Palha 2023

 


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, abriu o cadastramento para pescadores e trabalhadores rurais da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco no Programa Chapéu de Palha 2023. Os interessados devem procurar os polos de cadastramento entre o período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.Para ser beneficiário do Programa é necessário trabalhar na fruticultura irrigada ou na pesca artesanal nos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó e Petrolândia.Os interessados em fazer o cadastramento ainda devem ter mais de 18 anos, ter exercido a atividade de pescador artesanal ou marisqueiro nos últimos 12 meses, possuir Registro Geral da Pesca e não ter trabalhado de carteira assinada no último ano.Além disso, para ter direito ao benefício também é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Já aqueles profissionais entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por conta da entressafra, podem se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do Programa. Dúvidas e outras informações através do telefone: 0800.282.5158. O atendimento funciona das 8h às 17h.Documentos: necessários: Comprovante do Registro Geral de Pesca (RGP); Comprovante do PIS ou NIS; RG; CPF; Comprovante de residência; Carteira digital de trabalho; Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado.

 


Patteo Olinda recebe loja colaborativa com acessórios para a folia

 


Até o dia 17 de fevereiro, o Shopping Patteo Olinda recebe o Espaço Carnafolia, uma loja pop up especial com itens para o Carnaval, no piso L2. O espaço colaborativo é promovido pela EntreLuz, organização social sem fins lucrativos que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e com potencial empreendedor.N o espaço , os clientes encontram produtos criados por cerca de 10 empreendedoras da EntreLuz, entre eles acessórios em geral feito em resina, tiaras em eva, mesa posta temática carnavalesca, bijuterias, canecas, adereços de cabelo feito de fitas, portas bebidas, dinheiro, cartões e celular, entre outros itens. O espaço funciona de segunda a sábado das 11h às 21h; e aos domingos das 12h às 21h. O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, Casa Caiada.

 

Reconhecimento: Antonio Carlos Monteiro ganha homenagem

 

 

Referência nacional na área fiscal e secretário da Receita Federal do Brasil em 1992 e 1993, o advogado Antonio Carlos Monteiro foi homenageado em memória pelo escritório Wanderley Monteiro Rocha – ADC Advogados, em que foi sócio-fundador dia 26 último, em sua sede, no bairro do Torreão. Na sala de reuniões e videoconferências que leva o nome do saudoso advogado, falecido em 2019, foi afixado retrato de Monteirinho, como era conhecido. O evento reuniu os sócios fundadores, sócios, advogados associados e funcionários do escritório, além de amigos e familiares do homenageado. Monteiro nasceu no Recife em 22 de maio de 1945, formou-se na Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) em 1968 e teve extensa carreira na área fiscal. Na Secretaria Estadual da Fazenda de PE, começou como oficial de gabinete, em 1964, alcançando posto de Diretor Geral da Receita Estadual (1975/1978) e o de titular da pasta, em 1986 a 1987. Foi secretário de Finanças da Prefeitura da Cidade do Recife (1979/1983) e secretário da Receita Federal (1992/1993), além de procurador do Estado, presidente da associação da carreira, a APPE, e professor da Universidade de Pernambuco.

Advogado especialista em matéria tributária, Monteirinho fundou, em 1991 o escritório “Wanderley, Monteiro, Rocha e Uchôa Cavalcanti – Advogados e Consultores”, em conjunto com José Henrique Wanderley Filho, Antônio Henrique Wanderley, Renato Rocha e Miécio Uchôa Cavalcanti, parceiros de longa data. Em 2019, o escritório incorporou o “Monteiro, Vilaça, Accioly e Wanderley Campos Advogados”; o “Wanderley, Monteiro, Rocha e Medicis Pinto – Advogados e Consultores” e o “Tavares & Teixeira – Advocacia e Consultoria Jurídica”, resultando na criação do Wanderley Monteiro Rocha – ADC Advogados.

O retrato de Antonio Carlos Monteiro é de autoria de Roberto Ploeg, artista plástico holandês radicado em Pernambuco conhecido por imprimir traços do imaginário afetivo na representatividade dos personagens que retrata. “Esta é uma homenagem dos sócios a meu pai, que teve muitas reuniões de trabalho nesta sala. Em 2018, recebeu aqui a equipe que gravava um documentário sobre os 50 anos da Receita Federal do Brasil e foi fotografado enquanto falava sobre sua experiência à frente da instituição, entre 1992 e 1993. Essas foram suas últimas imagens trabalhando. O retrato capta um desses momentos e transmite não só a imagem, mas a grandeza da essência dele”, disse a advogada Gisela Monteiro, filha do homenageado e sócia do escritório.Ao lado da mãe, Margarida Monteiro, dos irmãos, filhas e sobrinhos, Gisela agradeceu aos sócios fundadores José Henrique Wanderley e Antônio Henrique Wanderley por idealizaram e se empenharem na concretização da iniciativa. “Dr. Monteiro é lembrado todos os dias neste escritório e não só por mim, que sou uma filha apaixonada, mas por cada um que faz parte da família ADC. Queríamos fazer uma homenagem à altura dele”, contou.

José Henrique Wanderley falou do amigo com quem conviveu por 58 anos. “Nos conhecemos em 1961, eu com 14 anos e ele com 15, quando chegamos no Colégio Nóbrega. Desde então não nos despregamos mais. Juntos terminamos o colégio, cursamos cinco anos na Faculdade de Direito do Recife, ingressamos na Secretaria da Fazenda, fomos secretários do Estado e secretários municipais, tornamo-nos procuradores do Estado, casamos quase na mesma época, temos filhas com mesmo nome e finalmente fundamos a ADC, com queridos sócios que ao longo do tempo fizeram da ADC o que ela é hoje. Monteiro participou com muita intensidade de tudo isso e é uma referência para todos nós”, destacou o advogado emocionado.

Redação com veículos e assessorias- Fotos- Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar