Acidente de trabalho causa uma morte a cada 15 segundos no mundo

 

A informação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para reverter esses números, o movimento Abril Verde e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho,lembrado neste domingo (28), buscam conscientizar sobre os cuidado e prevenção. “Medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores formas de prevenção. Além disso, é importante a conscientização dos profissionais e dos empregadores para que essas medidas sejam aplicadas”, explica a médica e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da FPS, Danielle Teti. Existem acidentes que são mais comuns, como quedas, cortes, fraturas, distensões e torções. “É necessário que as empresas atuem de forma preventiva, promova um ambiente seguro ao trabalhador, identifique os riscos de sua atividade e busque soluções capazes de reduzir as chances de uma ocorrência”, alertou Amanda Ferraz, advogada especialista em direito do trabalho do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia. Segundo ela, se equiparam a acidente de trabalho não apenas as ocorrências com o empregado na sua atividade, mas também as doenças profissionais ou ocupacionais, causadas pelo tipo ou condição do ambiente de trabalho do colaborador. Amanda também orienta que, em todos os casos, a empresa deverá comunicar o ocorrido ao INSS, por meio da Guia de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), havendo ou não afastamento do trabalho, no primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

 

 

Sobre auxílio doença e aposentadoria por invalidez

 

 

Um tema bastante relevante e de interesse de muitas famílias: a conversão do auxílio doença e aposentadoria por invalidez. Segundo a advogada previdenciária do PHR Soluções Jurídicas, Patrícia Araújo, após a reforma da previdência o termo de auxílio doença foi alterado e ele passou a ser conhecido como benefício por incapacidade temporária. A aposentadoria por invalidez também foi renomeada e agora é conhecida como benefício por capacidade permanente e, como sabemos, o auxílio doença é o benefício conhecido pelo INSS para os segurados que estão incapacitados de exercer suas atividades laborativas por mas de quinze dias.Ocorre que, em alguns casos o segurado amparado pelo benefício do auxílio doença muitas vezes precisa se afastar por muito tempo o que faz com que ele necessite solicitar conversão do seu benefício em uma aposentadoria por invalidez”. Para que haja essa conversão é necessário que o segurado esteja amparado pelo auxílio doença por pelo menos dois anos e passe por uma nova perícia junto ao INSS que constatará sua incapacidade permanente para o labor . Conhecer seus direitos e contar com profissionais especializados fará toda a diferença na hora de solicitar seu benefício “, orienta a advogada.

 

 

Alunos da rede de ensino do Jaboatão participaram do Dia Estadual de Combate às Arboviroses

 

 

Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Escola, localizada em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, participaram na manhã da sexta-feira (26), do Dia Estadual de Combate às Arboviroses. A ação foi organizada pelas Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do município. Os estudantes realizaram uma caminhada no entorno da unidade de ensino, abordando moradores e transeuntes, explicando a importância de prevenir a doença no ambiente familiar. Aluno da Nossa Escola, Joaquim achou importante participar da ação. “Temos que manter nossa casa limpa e fechar bem as caixas-d’água para evitar que o mosquito apareça”, disse.Diante dos números crescentes de casos de dengue e chikungunya no país, o Governo do Estado juntamente com as prefeituras, vêm realizando um trabalho intensivo para identificar possíveis focos do mosquito e orientando à população a respeito do combate às doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.

 

 

Recife promove retirada de sucata e desobstrução de via pública no bairro de Afogados

 

 

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) – vinculada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) – realizou, na manhã desta sexta-feira (26), no bairro de Afogados, a apreensão de quatro contêineres de grande porte utilizados para descarte de sucata e ferro-velho. Os proprietários foram enquadrados na lei 16.053 de 1995, que proíbe a colocação, ainda que temporária, de “veículos, reboques, trailers e quaisquer outros bens, sobre passeios públicos, canteiros divisores de pistas de rolamento, praças, parques e jardins públicos”. A norma ainda veda qualquer ação que impeça, cause obstáculo ou dificulte a livre circulação de pessoas sobre os bens públicos. O material apreendido poderá ser devolvido aos proprietários mediante pagamento de multa e do compromisso de que não será disposto de forma irregular em via pública novamente.

 

 

Festival RioMar Jazz Fest terá mais de 20 atrações

 

 

A 10ª edição do RioMar Jazz Fest começa neste domingo, 28 de abril, no RioMar Recife, na Praça de Alimentação do Piso L3, com shows gratuitos até terça-feira, 30 de abril. Mais de 20 artistas locais, nacionais e internacionais se apresentarão, celebrando o Dia Internacional do Jazz. A programação diversificada inclui estilos como soul, funk, blues e bossa nova, destacando-se pela qualidade e pelo acesso gratuito. Destaques incluem Regis Paulino (SP) e Uptown Band (PE) no domingo, Clube do Jazz de Maceió (AL) e Lady’s Guitar Night na segunda-feira, e Eric Assmar (BA) e Karl Dixon (EUA) no encerramento na terça-feira. Os shows começam às 17h no domingo e 18h na segunda e terça.

 

 

Exposição presta homenagem ao fotógrafo Alcir Lacerda

 

 

O Shopping Patteo Olinda celebra seu sexto aniversário com a exposição “Olinda em preto e branco: pelo olhar de Alcir Lacerda”, apresentando oito fotos do renomado fotógrafo pernambucano dos anos 1970 e 1980. Alcir Lacerda, que faleceu em 2012, destacou-se por sua carreira de mais de 60 anos na fotografia, sendo autodidata e reconhecido por sua excelência técnica e artística. A exposição está no piso L1 do shopping, aberta ao público, localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

 

 

Caminhada de Ogum será realizada amanhã nas ruas de Paulista

 

 

Neste domingo (28), a partir das 15h, será realizada em Paulista a “Caminhada de Ogum”. O cortejo acontece no centro da cidade, com apresentações culturais como o Afoxé Orixalá Adê Nìla e Maracatu Oyá Inã, tendo como convidado especial o Maracatu de Nação Estrela Brilhante, do Recife. A Caminhada de Ogum está sendo organizada pelo Ilê Asé Omo Ogundê, e sairá da Rua Orobó, nº 145, em Arthur Lundgren I, indo até a Travessa Joaquim Távora, nº 797, no Centro de Paulista. Para mais informações, é só acessar o perfil no Instagram: @ileaseomoogunde_ .

 

 

Aria Social apresenta mostra de dança no festival Abril Cultural

 

 

Neste sábado (27), o projeto Aria Social apresenta uma mostra de balé clássico e dança popular, a partir das 18h, no Terraço de Eventos do Shopping Recife, localizado no acesso principal da quinta etapa. A apresentação faz parte do festival Abril Cultural realizado pelo centro de compras, ao longo deste mês, para enaltecer o acesso às manifestações artísticas de Pernambuco, oferecendo uma programação completa e diversificada nos finais de semana, no Recife.Além da mostra de dança do Aria Social, na quarta semana do evento, haverá apresentações do maestro Spok e convidados, e da Orquestra Cidadã. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos pelo site do Sympla (www.sympla.com.br).

Redação com assessorias e veículos – Fotos – Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar