14 de Abril – Dia Mundial da Doença de Chagas

 

De acordo com a OMS , estima-se que 6 a 7 milhões de pessoas, a maioria residente na América Latina, estejam infectadas com o Trypanosoma Cruzi, parasita que causa a doença de Chagas. Desde 2019, ficou instituído que 14 de abril é o Dia Mundial da Doença de Chagas (DMDC), já que foi nesta data que o pesquisador brasileiro Carlos Chagas descobriu a doença. Segundo Cristina Carrazzone, uma das diretoras da Casa Chagas (espaço, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE, que proporciona a atenção integral ao paciente portador da enfermidade),e ste ano o foco da campanha do 14 de abril é a necessidade de ampliar o diagnóstico através da ação da rede de atenção primária da saúde. As associações de pessoas afetadas pela enfermidade de Chagas (filiadas a Federação Mundial – FINDECHAGAS) defendem que a detecção e atenção integral precoce, a notificação dos casos agudos e crônicos, a vigilância e controle de vias de transmissão ativa da infecção, deveriam fazer parte das ações do primeiro nível da saúde.“Precisamos que os espaços de atenção primária estejam preparados para atender os pacientes integralmente solicitando a sorologia para que seja possível fazer o diagnóstico. Temos que romper a barreira para um acesso precoce ao diagnóstico e tratamento, assim como a notificação de casos agudos e crônicos. Do contrário, seguiremos sem saber a verdadeira magnitude desse problema global da saúde e continuaremos perdidos em números estimados”, destaca a médica.

Entre as diferentes vias de transmissão da doença na atualidade, preocupam os especialistas especialmente a vetorial, a oral e a congênita (mãe para o filho). “A forma mais comum de transmissão da doença de Chagas é através do consumo de alimentos infectados pelo protozoário. Mas também é possível que a doença passe durante uma transfusão de sangue, ou de mãe para filho, durante a gestação ou parto. A doença de Chagas não tem uma cura total, mas existe tratamento e quanto mais cedo o diagnóstico, melhor resposta aos remédios”, afirma a médica. A vetorial é a mais registrada na América latina e para combatê-la intensamente é preciso realizar o controle do vetor, o barbeiro. Porém, para a FINDECHAGAS, a maior preocupação em 2023 é o fato da doença seguir sendo negligenciada e estar no final da lista de prioridades do atendimento da saúde. Há muito tempo que a doença de Chagas deixou de ser um problema da América Latina, onde as populações viviam em comunidades remotas e rurais. A infecção migrou com as pessoas afetadas a outras cidades, países e continentes. Há registro de casos de doença de Chagas em 44 países.Dra. Cristina conta que os sintomas mais comuns da doença são: dor de cabeça; mal-estar; pernas e braços inchados; coração acelerado. O tratamento se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita. “Na Casa de Chagas orientamos os pacientes como devem se comportar quanto ao tratamento, já que possuem algumas restrições e mas reforçam que podem seguir a vida normalmente se tomarem os devidos cuidados”, conta.

 

Teatrinhos animam público infantil no Patteo Olinda

 

 

Nos próximos finais de semana, o Shopping Patteo Olinda promove teatrinhos para o público infantil. Neste sábado, 15 de abril, será apresentado o espetáculo Encanto. Já no dia 29 de abril será a vez do clássico Peter Pan animar a criançada.

Em Encanto, os pequenos vão conhecer a história da Família Madrigal, onde todos nascem ou adquirem um dom, menos a Mirabel. A narrativa fala sobre laços e o significado do verdadeiro dom. Além da história, a peça conta ainda com músicas contagiantes.Já no clássico Peter Pan, o menino que não quer crescer e sua amiga Sininho embarcam em mais uma aventura contra o Capitão Gancho, que dessa vez quer o pozinho mágico da Sininho para pegar todos os tesouros do mundo.Os teatrinhos serão apresentados sempre às 17h, no piso L2 do centro de compras, com entrada gratuita. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, Casa Caiada.

 

Fenearte: Empreendimentos Econômicos Solidários terão espaços de exposição gratuita na feira

 


Promover a economia popular solidária está entre os objetivos das políticas públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE-PE). Assim, a entidade dará início, ainda neste mês de abril, a um processo seletivo de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para ocupação de um espaço coletivo na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato . O edital foi publicado nesta quinta-feira (13/04). Nele, estão disponibilizadas 20 vagas no estande institucional da secretaria na Feira, para que os artesãos possam expor e comercializar seus produtos, de forma gratuita. A seleção é direcionada a organizações de caráter coletivo que realizam atividades econômicas, cujos participantes sejam trabalhadores do meio urbano ou rural, exercendo democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados – como, por exemplo, associações e cooperativas.

Para a gestora da SEDEPE, Amanda Aires, a ação é uma forma de “incentivar o trabalho dos empreendedores solidários, das mais diversas regiões do estado, gerando um impacto social muito positivo para a comunidade de origem dessas pessoas”.A Secretária destaca ainda que “a apresentação das peças na Fenearte, a maior Feira de Artesanato da América Latina, vai além da importância comercial, pois representa a oportunidade de oferecer uma grande visibilidade a esses produtos, fortalecendo toda uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável”. Os interessados em concorrer às oportunidades devem realizar a inscrição de 18 de abril a 17 de maio de 2023, preenchendo o formulário aberto no site www.sedepe.pe.gov.br. É necessário possuir Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários. A escolha passa por alguns critérios, como qualidade do produto, criatividade/inovação e consciência ambiental. Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes no edital, disponível no site da Secretaria. Para informações entrar em contato pelo (81) 3184-7877, de segunda a sexta, das 10h às 15h.

 


Paulista celebra Jesus Misericordioso na Capela da Divina Misericórdia

 


Tiveram início nesta última quarta-feira , na Capela da Divina Misericórdia, a programação da festa em honra a Jesus Misericordioso. Neste ano, a festividade tem como tema “Sede, pois, Misericordiosos, como também Vosso Pai é misericordioso”. Segundo a tradição católica, o domingo seguinte à celebração da Páscoa é dedicado a aproximar ainda mais os fiéis de Deus e reforçar a crença na Sua misericórdia, um pedido feito por Jesus Cristo a uma religiosa polonesa, a Faustina Kowalska, em 1931.Jesus Misericordioso é o Padroeiro do bairro do Nobre. A capela dedicada fica localizada na Rua do Nobre, s/n, e serve de referência no acolhimento e na ajuda para as famílias de baixa renda do bairro.As atividades em memória ao título de Jesus Misericordioso seguem até o próximo domingo (16.04). Os fiéis são convidados a participar de cinco dias de festa, com hasteamento de bandeira, quermesse e missas, louvor e procissão pelas ruas da cidade.

 

 

Sobre julgamento de indenizações de ex-mutuários da Cohab

 



O deputado estadual Antonio Coelho e a vereadora Maria Helena, de Petrolina, estiveram em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo. O encontro – que também contou com a presença do desembargador corregedor Geral da Justiça, Ricardo Paes Barreto – teve como propósito solicitar ao magistrado uma maior celeridade no julgamento dos processos referentes ao seguro das residências da antiga Companhia de Habitação Popular (Cohab). Em Petrolina, mais de 3 mil famílias aguardam indenizações a que têm direito sobre seus imóveis e a dificuldade atinge usuários de todo o estado.Essa é uma luta antiga, que vem sendo enfrentada por milhares de pernambucanos, os quais adquiriram imóveis através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), no final dos anos 80, e que apresentaram graves falhas de construção no decorrer dos anos.

“O pagamento das indenizações é um justo alívio e conforto para as famílias que estão envelhecendo, e outras até morrendo, sem ver realizado o seu sonho a que tem direito. Em Petrolina, por exemplo, há habitações da Cohab construídas há cerca de 60 anos e as famílias seguem esperando esse ressarcimento. Então, o nosso pedido ao desembargador Luiz Carlos foi no sentido de que ele possa ajudar, junto aos juízes competentes, a dar agilidade aos referidos processos”, relatou a vereadora Maria Helena, que saiu animada do encontro diante da sensibilidade e do interesse demonstrados pelo magistrado à pauta apresentada.O deputado Antonio Coelho também destacou a importância da visita ao presidente do TJPE e reforçou a necessidade de se resolver essa pendência, que está parada na Justiça e se arrasta há vários anos. “Vamos continuar acompanhando de perto e cobrando. Tenho a certeza do comprometimento dos órgãos competentes nessa causa. Torço para que, muito em breve, possamos dar a boa notícia sobre o seguro das residências para tantas famílias ainda não indenizadas”, sublinhou o parlamentar, agradecendo, em seguida, a disposição do magistrado em ajudar a solucionar essa demanda urgente de muitas famílias pernambucanas.

 


Paulista abre pré-inscrições para a XI Conferência Municipal de Saúde

 


A Prefeitura de Paulista inicia, nesta quinta-feira (13.04), a partir das 9h, as pré-inscrições para a XI Conferência Municipal de Saúde. Os interessados que preenchem os pré-requisitos têm até às 12h desta sexta (14), para se inscrever, ou até esgotarem as vagas por segmento de acordo com o número de pré-inscrições validadas. É necessário se inscrever de forma online, através do link https://forms.gle/9ETdQXfsZykbkEvu7.Serão destinadas 130 vagas para participantes, ficando 120 vagas para delegados(as) e 10 para ouvintes inscritos. A pré-inscrição passará pelo processo de validação, a depender dos requisitos definidos e vagas disponíveis, considerando a ordem de inscrição. Dessa forma, só poderão participar do evento as pessoas que tiverem as suas pré-inscrições validadas (será encaminhado ao e-mail cadastrado uma confirmação de inscrição e a garantia da vaga). A conferência tem como finalidade mobilizar a sociedade em prol da garantia de direitos sociais e democratização do Estado, em especial, nos que incidem sobre o setor saúde e em defesa do SUS; formular propostas que serão incorporadas ao debate na instância macrorregional (estadual) e, por conseguinte, nacional; e eleger delegados(as) para participação na etapa macrorregional 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

O Prefeito da Cidade do Paulista, através do Decreto 028/2023, convocou a XI Conferência Municipal de Saúde do Município do Paulista, que tem como tema “Paulista garantindo direitos e defendendo o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!” e contempla a participação dos diversos segmentos sociais (usuários, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços do SUS), de forma paritária. Essa conferência é a etapa municipal da 17a Conferência Nacional de Saúde – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, bem como da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco – “Pernambuco garantindo direitos e defendendo o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

 


SEDEPE escuta demandas do setor de empreendedorismo em todo o estado

 


Com o objetivo de mapear as ações e demandas dos municípios pernambucanos, em relação às atividades empreendedoras, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado (SEDEPE) tem realizado reuniões remotas e presenciais com representantes das prefeituras, desde fevereiro deste ano. O trabalho já atingiu quase 30 cidades do interior, começando pelo Sertão e o Agreste. A ideia é alcançar ainda a Zona da Mata até chegar à Região Metropolitana do Recife, quando se encerra o levantamento. Nesta quarta-feira (12), foi a vez do município de Serra Talhada apresentar suas potencialidades e desafios.A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado, Amanda Aires, recebeu, na sede da SEDEPE, localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Elyzandro Nogueira. No encontro, parcerias futuras entre as duas pastas foram propostas. “Discutimos demandas de capacitação, para, dentro de uma agenda mais ampla, passar a atender esses municípios, observando a realidade de cada um deles”, afirmou Amanda Aires. Para ela, “ainda há muito a se fazer, reforçando que é indispensável escutar os representantes municipais e observar como o Estado pode colaborar com questões específicas”.

O Coordenador de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Luiz Valente, que também participou da reunião, destacou “a importância de compreender o ambiente empreendedor existente nos municípios, incluindo as suas competências e gargalos, para desenvolver ações e iniciativas que fortaleçam e ampliem o estímulo ao empreendedorismo em todas as regiões do estado”.Apresentando a intenção de fortalecer o município de Serra Talhada como polo de empreendedorismo do Sertão do Pajeú, o Secretário Elyzandro Nogueira informou sobre projetos de formações profissionais em andamento, e ressaltou a relevância da parceria com a esfera estadual. Para o gestor, os esforços conjuntos precisam ser direcionados, principalmente, para a qualificação dos trabalhadores e empreendedores locais. Além de Serra Talhada, já foram ouvidos pelos coordenadores de áreas da SEDEPE, até o momento, representantes dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Araripina, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Petrolina, Orocó, Afogados da Ingazeira, São Bento do Una, Triunfo, Parnamirim, Itapetim, Pombos, Mirandiba, Jatobá, João Alfredo, Arcoverde, Calumbi, Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta e Salgueiro.

 


Itamaracá: População queima lixo nas ruas e cobra coleta regular

 


A gestão do prefeito Paulo Batista, na Ilha de Itamaracá, localizada no Litoral Norte de Pernambuco, voltou a ser alvo de críticas nas redes sociais. A população do bairro do Forte Orange alega que não tem passado os caminhões da coleta de lixo.“Recebemos de um seguidor relato de uma moradora de um condomínio localizado na Rua Coronel Cornélio Soares no Bairro do Forte Orange. Essa mesma moradora diz que a última vez que o carro do lixo passou foi em janeiro”, diz texto divulgado por uma página no Instagram.De acordo com os relatos, a indignação com a ausência da coleta seletiva no local fez com que a moradora tivesse que procurar uma pessoa para retirar o lixo e colocar na avenida.“Mas uma vez, estamos nos mobilizando para arrumar uma pessoa e recolher esse lixo. A última vez que o carro do lixo passou na Rua coronel Cornélio Soares foi em janeiro. Quem tiver interesse em ganhar um extra fala comigo no privado. Vamos retirar do condomínio e colocar na avenida, único lugar que o lixo passa. Minha pergunta: poderíamos colocar na frente da prefeitura?”, questiona a moradora, “se todos pagamos os impostos e a prefeitura não faz nada, isso me deixa apta a colocar o lixo num local que o prefeito veja e sinta o mau cheiro”, disparou a moradora.

 


Alerta para os riscos da contratação de uma proteção veicular

 


Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), as associações de proteção veicular, cooperativas que comercializam produtos falsamente caracterizados como se fossem seguros, representam uma perda fiscal de R$ 1,2 bilhão ao ano. Para o bolso do consumidor, o prejuízo é grande. É o que alerta o presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e o Nordeste (Sindsegnne), Ronaldo Dalcin. “Diferente das seguradoras, as cooperativas não contam com a supervisão da Superintendência de Seguros Privados, por isso, elas não atendem às mesmas exigências feitas às seguradoras, como manter reservas financeiras para honrar os pagamentos, independentemente da quantidade de sinistros. Como os clientes são considerados associados dessas cooperativas, e não consumidores de fato, eles não têm seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. É o famoso barato que sai caro”, aponta.

 

Combate à Violência de Gênero

 

 

Com o objetivo de ajudar no combate à violência de gênero alunos do 8º período do Centro Universitário UniFBV Wyden está lançando na próxima terça-feira, dia 18, às 14h, algumas cartilhas explicativas sobre o tema. No material os alunos abordam que este tipo de violência pode ser física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas sobre a base de seu sexo ou gênero, além disso ela impacta de maneira negativa na identidade e bem-estar social, físico ou psicológico do agredido. O evento é aberto ao público e acontecerá no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição, localizado na Imbiribeira. Além do dia do lançamento das cartilhas, elas podem ser adquiridas de forma virtual com os interessados entrando em contato com o NPJ.

O Núcleo de Práticas Jurídicas é o braço do UniFBV para atendimento gratuito a população mais carente nas áreas do direito da família, sucessões, direito do consumidor, superendividados, dentre outras matérias, além de ter uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado para atuar como Câmara de Conciliação.


Redação com veículos e assessorias – Imagens/Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar