“Elas”: exposição destaca as mulheres no acervo da Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco lançou, a exposição “Elas: Onde Estão as Mulheres nos Acervos da Fundaj?” no Museu do Homem do Nordeste, em Recife. A mostra visa responder à pergunta sobre a presença das mulheres no acervo da instituição e materializar essa resposta com a exibição de cerca de 300 itens produzidos ou reunidos por mulheres, incluindo publicações, vídeos, fotografias, obras de arte, discos, rótulos comerciais, cartões-postais e outras peças preservadas.
Entre os mais de 800 mil documentos e itens da Fundação, apenas uma pequena parte foi criada por mulheres. Além disso, quando representadas, as mulheres foram retratadas quase sempre através de olhares masculinos, como aponta Silvia Barreto, uma das curadoras da exposição. Ela descreve a mostra como um painel que pretende discutir a memória feminina guardada e preservada ao longo dos 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco.
“Um acervo construído ao longo de décadas reflete os valores predominantes da sociedade em cada momento. Ao revisitar o passado, reconstituímos uma história que marginalizou o protagonismo feminino. Isso nos ajuda a refletir sobre como estereótipos e preconceitos ainda reproduzem violência simbólica e física contra as mulheres”, observa Barreto.
Márcia Aguiar, primeira mulher presidente da instituição, em 75 anos, ressalta que a exposição representa um exercício de autocrítica institucional. “É uma autocrítica não só do equipamento cultural, mas também da postura da Fundação ao longo dos anos em relação às mulheres. É uma crítica à sociedade que relegou as mulheres a um segundo plano durante tantas décadas”, afirma Aguiar.
A mostra tem curadoria de três mulheres: Sílvia Barreto, chefe do Serviço de Estudos Museais do Muhne, Sylvia Couceiro, coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa (Cdoc) do Cehibra, e Cibele Barbosa, pesquisadora e historiadora do Cehibra. A expografia também é assinada por uma mulher, a cenógrafa e diretora de arte, Séphora Silva.
A exposição “Elas” estará aberta ao público de terça a domingo no Museu do Homem do Nordeste, localizado no bairro Casa Forte, em Recife.
Redação com veiculos Foto: Thais Mendonça/Fundaj
e-mail:redacao@blogdellas.com.br

