Economia,  Notícias

Economia de combustível aquece mercado de vendas de motocicletas

As vendas de motos cresceram 18,2% em junho em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando 165,9 mil unidades, conforme balanço divulgado na quarta-feira(3), pela  Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores- Fenabrave-, a associação que representa as concessionárias. Novamente, as vendas de motos superaram as de carros de passeio, que somaram 163,8 mil unidades no mês passado.

Em relação a maio, houve um aumento de 0,8% nas vendas de motocicletas. Com isso, as vendas de motos acumularam um crescimento de 19,7% no primeiro semestre, totalizando 932,9 mil unidades no período.

Esse desempenho positivo reflete a melhora nas condições de crédito, a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em termos de combustível.

Vantagens – A utilização de motocicletas oferece diversos benefícios em relação ao uso de carros, especialmente no que diz respeito à economia de combustível, tempo no trânsito e impacto ambiental.  Motocicletas geralmente consomem menos gasolina em comparação com carros. Um carro típico pode consumir entre 8 a 12 km/litro na cidade, enquanto uma motocicleta pode alcançar facilmente 20 a 30 km/litro ou mais. Isso se traduz em uma redução significativa nos gastos com combustível, tornando as motocicletas uma opção mais econômica para deslocamentos diários.

Outra vantagem importante das motocicletas é a agilidade no trânsito. Devido ao seu tamanho menor e capacidade de manobrar entre veículos, as motocicletas permitem que os condutores evitem congestionamentos e economizem tempo. Estudos mostram que motociclistas podem reduzir o tempo de viagem. Além disso, a facilidade de estacionamento das motos contribui para a economia de tempo, pois é possível encontrar vagas em locais mais próximos ao destino final.

As motocicletas também são benéficas para o meio ambiente. Em média, elas emitem menos CO2 por quilômetro percorrido em comparação com carros. Essa redução nas emissões de gases poluentes contribui para uma menor pegada de carbono e ajuda a combater a poluição do ar nas cidades.

“O consumidor tem percebido esses benefícios é o que mostra o crescimento neste mercado do segmento”, explica o diretor regional da Assohonda, no nordeste, Leonardo Maranhão. Para ele, a criação de projetos como o Moto Amiga, que incentivam a pilotagem segura, é um dos principais pilares desse novo movimento.

“O Projeto Moto Amiga, desenvolvido em Pernambuco, Alagoas e na Paraíba tem o objetivo de trazer mais segurança para os motociclistas que são constantemente vítimas em acidentes, porque há pouco investimento na ampliação de rodovias e estradas do nosso país, por isso prezamos por uma capacitação que ajude os condutores a lidar com situações mais complicadas no trânsito”, finaliza.

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *