Notícias

É Natal: Rabanada de forno com goiabada e queijo é sobremesa natalina cheia de brasilidade

Para alguns, o Natal fica melhor quando a ceia natalina conta com rabanada. E o blogdellas destaca uma receita de agrado popular que pode ser feita com pão dormido ou com o panetone que ficou duro e seco. Portanto prática e econômica: É rabanada, mas não é frita. Vejamos:

O princípio é o mesmo da rabanada normal: você encharca o pão (ou panetone) com uma mistura de leite, ovos e açúcar. Pode por também vinho do porto e cachaça. O álcool some quase todo, mas a receita pode ser feita sem esses dois últimos ingredientes. Depois de assada, ela fica cremosa, com consistência de pudim. Assada a rabanada, você pode comê-la apenas com um pouco de açúcar polvilhado. Mas eu decidi incrementar a receita, pois, afinal, é uma sobremesa festiva. Por cima da rabanada assada, queijo e goiabada –romeu e julieta. A goiabada você compra pronta, do tipo cremoso. A cobertura branca leva cream cheese ou requeijão, açúcar e um pouco de leite para rarefazer. A rabanada de forno fica melhor se feita no dia anterior e guardada na geladeira. Vale tentar.

Rabanada de forno + queijo e goiabada

Ingredientes da rabanada

250 g de panetone ou pão adormecido, aproximadamente;500 ml de leite;2 ovos;2 colheres (sopa) de açúcar;50 ml de vinho do porto;50 ml de cachaça

Ingredientes das coberturas

100 g de cream cheese ou requeijão; 50 ml de leite; 2 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de goiabada cremosa

Modo de fazer

1. Aqueça o forno a 180 ºC.

2. Corte o panetone ou o pão em cubos com 4 cm de lado. Preencha um refratário com esses cubos, sem sobrepor nem deixar espaço entre os pedaços.

3. Misture o leite, os ovos, o açúcar, o vinho e a cachaça. Despeje no refratário até cobrir o panetone.

4. Asse por 45 minutos. Espere esfriar.

5. Faça a cobertura: com um batedor de claras, misture bem o queijo, o leite e o açúcar. Espalhe essa mistura sobre a rabanada e, por cima dela, distribua a goiabada cremosa.

6. Deixe na geladeira por até 1 dia antes de servir.

Redação com veículos: Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *