Notícias

É hoje: Galo Gigante da Paz fica de pé na Ponte Duarte Coelho

Uma grande celebração foi programada para marcar o fato inédito: pela primeira vez, a escultura gigante do Galo será erguida na quarta-feira que antecede o Carnaval. A solenidade acontecerá às 19h, mas os festejos para saudar sua majestade começam às 17h45 com muito frevo, caboclinho, passo no pé e a Balsa Frevo D’Água.

O cantor e compositor Getúlio Cavalcanti e o Bloco das Ilusões darão partida na festa, trazendo o lirismo dos carnavais saudosos. Não é à toa, afinal, este ano o Galo tem crista grisalha em homenagem aos idosos que estão sempre presentes no Carnaval recifense. Para homenagear os povos originários que inspiraram parte da escultura, a Tribo de Caboclinhos Tupi fará evoluções aos pés da obra.

Navegando no rio Capibaribe, Maestro Forró estreia a Balsa Frevo D’Água. Acompanhado de orquestra e passistas de frevo, está escalado para animar a festa a partir das 18h30. A programação da balsa se estenderá até o sábado de Zé Pereira, animando foliões e turistas. A noite histórica contará ainda com a Orquestra Harmonia e as evoluções de passistas da Cia Trapiá de Dança e da Escola Municipal de Frevo.

“Estamos promovendo um novo momento dentro das celebrações do Carnaval, oferecendo mais um destino para que o recifense e os turistas possam desfrutar da grandiosidade dessa bonita e democrática festa por um outro ângulo, com um olhar a partir do rio”, destaca o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho.

O Galo Gigante da Paz é uma obra assinada pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega, com produção executiva de Germana Xavier. Sustentabilidade, reverência aos povos originários e cocriação da escultura são pontos que convidam o folião a refletir.

Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, a escultura ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para a promoção da sustentabilidade, por meio da adoção do upcycling. Este ano, mais de 90% do material que veste a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs, frutos de doação.

Redação com veículos e assessoria – Foto: divulgação
E-mail: redação@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *