Notícias

É desumano o que eu vi aqui”, diz Lula ao visitar os Yanomami , em Roraima

– Presidente se disse abalado e reafirma acabar com o garimpo ilegal –

“Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui reafirmar que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos” disse o presidente ao percorrer a comunidade indígena, em Roraima neste sábado.

Lula fez questão de visitar os Yanomami e analisar de perto a grave crise sanitária ali instalada. E foi rápido nas decisões , definindo ações emergenciais. A principal medida trata da elaboração de um Plano de Trabalho conjunto entre os ministérios e orgãos de saúde. Também determinou a presença da Força Nacional do SUS a partir da próxima segunda-feira na região, levando profissinias da saúde para atendimento de urgência .

O presidente falou em montar “um plantão da Saúde nas aldeias” e garantir meios de transportes para a população indígena ter acesso mais rápido à capital do estado.

Na sexta-feira última o Ministério da Saúde já havia declarado emergência de saúde pública, após a equipe da pasta identificar crianças e idosos das terras indígenas em estado grave de saúde, incluindo casos de malária, infecção respiratória aguda e desnutrição.

“É desumano o que eu vi aqui” , reafirmava incansável o presidente, reforçando que “ a saúde deve ir na aldeia e não esperar que eles (indígenas) venham aqui na cidade. Nós vamos civilizar o tratamento que se dá aos povos indígenas — afirmou o presidente em pronuncimento ainda em Roraima.

Em Roraima , o petista visitou o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indigena. A região Yanomami conta com aproximadamente 30,4 mil habitantes, segundo o Ministério. No ano de 2022 foram registrados 11.530 casos de Malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

O presidente também fez questão de lembrar sua promessa de combater o garimpo ilegal, fator apontado como responsável pelos problemas de saúde na camunidade. “Vamos acabar com o garimpo e vamos civilizar o tratamento que se dá aos povos indígenas”, diz Lula.

“É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último Governo. Tomaremos medidas urgentes diante dessa terrível crise humanitária imposta contra nossos povos, oferecendo todo suporte necessário a eles”, declarou em nota a ministra Sonia Guajajara.

O Comitê de Coordenação Nacional das ações para a comunidade indígena instituído pelo presidente, será composto por representantes de vários Ministérios. Na lista estão: Casa Civil; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério da Saúde; Ministério da Defesa; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Redação com veículos e assessorias / Fotos/ divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Um comentário

  • Wimar Alves

    Parabéns pelo excelente conteúdo apresentado nesta
    página! É notável o seu empenho em fornecer informações
    de qualidade e relevância para os seus visitantes.
    Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil alcançar
    novas pessoas e expandir o alcance do seu conteúdo. Por
    isso, incentivamos você a considerar investir em (
    TrafegoPago . App . Br ), pesquise no Google e
    Experimente um Teste Grátis com 100 Visitas. É uma
    estratégia eficaz para alcançar novos públicos e aumentar a
    visibilidade do seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *