Mundo News,  Notícias

Domingo de acirradas eleições presidenciais na França

Foto-Nicolas eTucat/AFP/JC

 

A França tem eleições neste domingo (10), com o presidente Emmanuel Macron tentando seguir no cargo enquanto vem caindo nas pesquisas. Se vencer, Macron se tornará o primeiro presidente francês a conseguir ser reeleito em 20 anos. No entanto, a impopularidade do governo entre alguns grupos e o aumento da inflação ameaçam sua reeleição, sobretudo na figura da direitista Marine Le Pen, favorita para chegar ao segundo turno, em 24 de abril.

 

Por fora, corre com boa aceitação popular , mas distante de reviravoltas, Jean-Luc Mélenchon que acaba favorecendo Le Pen. São 12 candidatos na disputa. Com 67 milhões de pessoas, a França tem o sétimo maior produto interno bruto do mundo (o segundo maior da União Europeia, atrás da Alemanha), e o resultado francês será observado com atenção por seus impactos na economia mundial.

 

O vencedor influenciará nas decisões sobre questões geopolíticas e econômicas centrais, como o pós-coronavírus, a guerra na Ucrânia e, para o Brasil, temas como o acordo Mercosul-União Europeia e pressões ambientais. Os resultados podem ser conhecidos ainda hoje. Muitos apostam em um segundo turno. O mundo acompanha.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *