Dois anos depois 86% desaprovam invasões do 8 de janeiro,diz Quaest
Às vésperas de completar dois anos dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, uma pesquisa do Instituto Quaest, divulgada nesta segunda-feira (6), revela que 86% dos brasileiros desaprovam as invasões e depredações às sedes dos Três Poderes. Apenas 7% dos entrevistados aprovam os ataques, enquanto outros 7% não souberam ou preferiram não opinar.
A reprovação aos atos oscilou três pontos percentuais em relação à pesquisa realizada anteriormente e divulgada em dezembro de 2023, quando o índice era de 89%.
Avaliação dos eleitores de Lula e Bolsonaro
Segundo os dados do levantamento,entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 85% desaprovam a invasão.Ainda segundo a pesquisa, o mesmo percentual registrado no levantamento divulgado em dezembro de 2023. Enquanto isso, entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 88% dos entrevistados reprovam os atos.Em 2023 eram 94%.
Analise sobre a influência do ex-presidente Bolsonaro
Os entrevistados foram questionados se o ex-presidente Jari Bolsonaro teve algum tipo de influência na organização do 8 de Janeiro.Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 39% afirmam que não. Outros 11% não sabem ou não responderam.
Regiões
A pesquisa também mostrou os números relacionados as regiões do país. No Nordeste, 87% reprovaram os atos golpistas (eram 91%), enquanto 8% aprovaram (eram 6%).No Sudeste, 86% reprovaram (eram 89%) e 6% aprovaram (eram 6%).No Sul, 85% reprovaram (eram 87%) e 8% aprovaram (eram 9%) e no Centro-Oeste, 86% reprovaram (eram 90%) e 7% aprovaram (eram 6%).
O levantamento, foi encomendado pela Genial Investimentos, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro passado e ouviu 8.598 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Redação Blogdellas Fotos: arquivo/reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br