Dia Nacional do Frevo é celebrado neste sábado com encontro histórico no Recife
O Dia Nacional do Frevo, celebrado neste 14 de setembro, terá festa no Paço do Frevo que terá encontro histórico da Troça Carnavalesca Pitombeira dos 4 Cantos e o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda. Juntas, as duas agremiações tradicionais, outrora inimigas irão percorrer as ruas do Bairro do Recife e se encontrar em frente ao Paço do Frevo para uma festa que promete ser histórica pois não ocorre há mais de 30 anos.
A partir das 18h, o Bloco Lírico Cordas e Retalhos, acompanhado pela Orquestra do Maestro Edson Rodrigues, iniciará sua apresentação em frente ao Paço. O Paço do Frevo estará de portas abertas das 11h às 18h, com entrada gratuita para todos os visitantes.
O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda será conduzido pela Orquestra do Maestro Oséas. A Troça Carnavalesca Pitombeira dos 4 Cantos é guiada pela Orquestra Paranampuká, liderada pelo maestro Rinaldo. A chegada das gigantes do Carnaval de Olinda ao Paço marca a apoteose do festejo.
Em Pernambuco, o frevo tem duas datas de celebração importantes. O 9 de fevereiro, conhecido como Dia do Frevo, marca a primeira menção da palavra em um registro do Jornal Pequeno de 1907. Já o 14 de setembro, instituído como Dia Nacional do Frevo em 2009, homenageia o jornalista Osvaldo de Almeida, que desempenhou um papel crucial na popularização do termo “frevo” na mídia.
Redação com veiculos Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br