Dia Nacional de Atenção à Dislexia chama atenção sobre condição
Para reforçar a importância de estar atento aos sinais que levam ao diagnóstico precoce, 16 de novembro é marcado como o Dia Nacional de Atenção à Dislexia.Um transtorno do neurodesenvolvimento em que o cérebro não é ativado como deveria durante as tarefas de leitura e escrita. A estimativa é de que, pelo menos, 8 milhões de brasileiros tenham dislexia.
Dificuldade na escrita, leitura lenta, falta de concentração, troca de letras com sons parecidos. Essa foi a rotina de quase a vida toda do consultor de segurança da informação Kleiton Rodrigues, de 34 anos. O diagnóstico só veio há um ano: dislexia. A médica Ana Carolina Coan, da Academia Brasileira de Neurologia, explica que capacidade de aprendizagem e inteligência da criança é perfeita. O problema aparece na aquisição da linguagem e da escrita.
E o diagnóstico nem sempre é fácil. Ana Carolina explicou que é preciso a análise de vários profissionais, relato de pais e amigos para se entender o que está acontecendo. E foi assim, juntando as pecinhas, que Kleiton Rodrigues entendeu o que acontecia com ele. Um ano depois de tratamento, ele fala que a vida está muito melhor.
A Lei nº 14.254/2021 estabelece o acompanhamento integral de estudantes com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem. A lei foi publicada no Diário Oficial da União em dezembro de 2021.
Redação com Agencia Brasil Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br

