Notícias

Dia Mundial do Yoga: unidade de saúde que adotou a terapia, celebra resultados positivos

O Dia Mundial do Yoga é comemorado nesta sexta-feira, 21 de junho. Nesse dia, todos os praticantes e professores do Yoga buscam disseminar os benefícios e o real significado da técnica, cujo nome que vem do sânscrito e pode ser traduzido como “união” entre corpo, mente e espírito. Na UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, no bairro da Mustardinha, zona oeste do Recife, sessões de yoga foram inseridas no programa de assistência multidisciplinar desde janeiro deste ano, e têm trazido resultados positivos para os pacientes, principalmente aqueles com sintomas de ansiedade e quadro depressivo.

Para marcar o dia, a UPAE  realiza uma atividade especial envolvendo os profissionais da Unidade e pacientes da meditação e do grupo terapêutico. Cerca de 50 pessoas participam de uma sessão de  ‘pranayama’ (técnicas de respiração) e meditação, com duração de  40 minutos. Em seguida, uma confraternização junina vai envolver todos num momento de alegria e descontração.

“O yoga vem permitindo aos pacientes uma nova forma de olhar para si e ter mais autonomia no cuidado de sua saúde, pois sua prática busca despertar no paciente um processo de autoconsciência, autoconhecimento e autocuidado. Fatores esses que são muito importantes para a manutenção do cuidado com a saúde e que refletem na melhoria do bem-estar desses pacientes”, explica Larissa Marciano, instrutora de Práticas Integrativas da UPAE Mustardinha.

O yoga é aconselhado para os sistemas nacionais de saúde em todos os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011 através do Programa da Academia de Saúde, com a promoção de práticas corporais e atividades físicas. Em 2017, o yoga foi inserido no rol de práticas integrativas complementares em saúde, constando que sua prática melhora a qualidade de vida, reduzindo o estresse, além de diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, aliviar a ansiedade, depressão e insônia, melhorar a aptidão física, a força e a flexibilidade geral.

Redação com assessoria Foto: reprodução-Shutterstock

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *