Dia Mundial do Livro: hábito da leitura faz bem para a memória e saúde mental
Nesta terça-feira (23) acontece o Dia Mundial do Livro e especialistas aproveitam para falar sobre os benefícios do hábito da leitura para a mente das crianças, adultos e idosos. Os estímulos direcionados ao cérebro auxiliam a amenizar o estresse, mantêm o bom funcionamento da cognição, assim como proporcionam uma melhor saúde mental.
O neurocirurgião do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Frederico Prado, explica como desenvolver o hábito ajuda na saúde do cérebro. “o hábito da leitura auxilia nas conexões cerebrais e cria novos vínculos neuronais”, detalha. O médico acrescenta, ainda, que a prática pode desenvolver melhor a mentalização, raciocínio, assim como a memória das pessoas. Embora o hábito pareça simples, a leitura treina o cérebro para garantir mais resistência a danos cerebrais.
No Brasil, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais têm algum tipo de demência. Importante mencionar, dessa forma, que outros estudos apontam que a leitura pode proteger a mente de doenças neurodegenerativas, a exemplo do Alzheimer.
Para a professora de Psicologia da Wyden, Kalina Galvão, além de proporcionar um momento de saúde mental, no sentido de interromper as atividades do dia a dia e gerenciar o estresse, a leitura rotineira ajuda na ansiedade. “Auxilia na imaginação, na criatividade, aquisição de conhecimentos e plasticidade (a capacidade da criança, por exemplo, de se reorganizar e estruturar emocional e cognitivamente)”, afirma.
Redação com assessoria – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br