Notícias

Dia do Músico: João Pernambuco, autor de “Luar do Sertão”, ganha homenagem nesta sexta

No Dia do Músico, João Pernambuco ganha Carnaval de rua, boneco gigante e projeto audiovisual na voz de Glaucia Nasser

Com participação do Bloco da Saudade e Orquestra do Maestro Oséas, homenagem ao pernambucano, protagonista da história do violão brasileiro, será em 22 de novembro, na frente do Paço do Frevo, mesmo dia em que o filme chega ao Youtube

Neste 22 de novembro, Dia do Músico, o artista pernambucano que revolucionou a música brasileira como o primeiro compositor a escrever para violão solo no País ganhará os palcos e aplausos que tanto merece. João Pernambuco (1883-1947), autor do hino sertanejo “Luar do Sertão”, será celebrado com o lançamento do projeto audiovisual “João Pernambuco – Coração do Violão”, homenagem da cantora mineira Glaucia Nasser ao genial músico. O filme-espetáculo chega ao Youtube às 18h. E às 19h30, no Recife, cidade onde o sertanejo de Bebedouro de Jatobá se fez ferreiro de profissão e violonista por vocação, acontecerá um grande Carnaval de rua para reverenciar o “Poeta do Violão”.

Em frente ao Paço do Frevo, o Bloco da Saudade e a Orquestra do Maestro Oséas saudarão a primeira aparição do boneco gigante de João Pernambuco, calunga encomendado por Glaucia ao mestre Camarão, bonequeiro de Olinda. O público será ainda brindado com um pocket-show do projeto com Glaucia Nasser cantando o pernambucano acompanhada pelos músicos Paulo Dafilin (violão), Cezzinha (sanfona) e Luidinho (sopro), enquanto trechos do audiovisual serão projetados em um grande telão.

As homenagens culminam com a apresentação do espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão” em 6 de abril de 2025, no Theatro Municipal de São Paulo, onde o músico se apresentou há mais de um século.

“João Pernambuco é um dos grandes representantes dessa continental cultura nacional e uma inspiração para todos nós. Este projeto me toma o corpo, a alma, o espírito. Faz a gente se sentir verdadeiramente brasileiro. É ir à raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho da nossa grandeza”, reflete Glaucia Nasser, cantora, compositora e narradora da riqueza cultural do País.

O espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão” foi gravado em maio deste ano no histórico Teatro de Santa Isabel. Nele, Nasser abraça a música de João e do Nordeste, dando vez e voz ao cancioneiro composto pelo artista, assim como aos que o inspiraram e aos que por ele foram influenciados. O projeto tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dafilin, direção artística de Julio Cesarini e realização do Instituto de Arte Popular João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor. O espetáculo que chega ao Youtube integra projeto que inclui o EP homônimo lançado pela cantora, além de um documentário gerado a partir de uma expedição que buscou redescobrir o brasileiro que driblou analfabetismo e falta de recursos, migrou do solo seco e da cultura fértil do sertão para se consagrar na posteridade artística nacional como o “Poeta do Violão”.

GLAUCIA NASSER – A artista faz da música sua plataforma de pesquisa e campo de estudo. Com 15 álbuns lançados, passou as últimas duas décadas se embrenhando pelos sertões e recantos do país para vasculhar as origens, influências e legado de nosso cancioneiro. Sua carreira de intérprete tomou importante rumo quando resolveu mergulhar na inesgotável fonte musical brasileira. Assim, já visitou Chiquinha Gonzaga, falou de um Brasil belo, produtivo e positivo, mantendo viva a paixão do nosso povo pelo nosso país no espetáculo “Um reencontro com o Brasil”, e agora mergulha em João Pernambuco, todos projetos produzidos pela Fundação Brasil Meu Amor, da qual é cofundadora. Em 2025, celebrará 20 anos de carreira com um álbum de inéditas. Paralelamente, viaja pelo país para despertar nas pessoas o melhor de si mesmas e o melhor do Brasil por meio de cursos e workshops, enquanto segue atuando como empresária do agro em Minas Gerais.

JOÃO PERNAMBUCO pelo crítico musical Mauro Ferreira – João Pernambuco, nome artístico de João Teixeira Guimarães, foi muito mais do que o criador da melodia do hino caipira “Luar do sertão” (1910) em feito omitido pelo parceiro letrista do compositor no tema, Catulo da Paixão Cearense, mas afiançado e creditado por historiadores e pesquisadores da música brasileira. Menino do sertão, nascido em povoado que daria origem à cidade de Petrolândia (PE), João Pernambuco migrou para a cidade do Rio de Janeiro no início do século 20, em 1904. Em terras fluminenses, onde aportou com 21 anos, o músico se aperfeiçoou no toque do violão – a ponto de ter se tornado um ás do instrumento – e construiu obra modernista que, mesmo com o compositor trazendo o sertão dentro dele com toda a bagagem sonora do agreste pernambucano, sobre transitar por gêneros como choro, maxixe e valsa (herança da cultura musical europeia). Dentro desse universo, João Pernambuco foi tão importante para o choro quanto o também progressista violonista Garoto foi para a bossa nova, embora haja um desconhecimento dessa importância de João, muito menos da ligação do violonista com outro gênio desbravador da música brasileira, Pixinguinha. Texto completo de Mauro Ferreira sobre o audiovisual de Glaucia Nasser está disponível aqui (https://docs.google.com/document/d/1ixCI91qm0kKNRqtH4BlRn5cfbYbXTjVUmNhit2QKNgM/edit?tab=t.0)

SERVIÇO:
Glaucia Nasser lança o filme-espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão”
Dia 22 de novembro, às 18h, no Youtube (www.youtube.com/glaucianasser)

Lançamento no Recife:
Em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, Recife Antigo
Dia 22 de novembro, às 19h30, acesso gratuito
Com Glaucia Nasser, Bloco da Saudade, Orquestra do Maestro Oséas e o boneco gigante de João Pernambuco

Redação com assessoria Fotos; Divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *