Dia 20 de novembro é feriado nacional em honra a Zumbi e à Consciência Negra

Batizado como Dia de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro será, a partir de 2024, feriado nacional. Projeto neste sentido, que já tinha sido aprovado pelo Senado, foi também aprovado pela Câmara dos Deputados e agora vai para a sanção do presidente Lula.
Antes de virar feriado nacional o até então chamado Dia da Consciência Negra foi decretado feriado estadual em seis estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro e São Paulo.
A data marca o dia do assassinato em Pernambuco, na época da colonização, do líder negro Zumbi dos Palmares, fundador do Quilombo dos Palmares. Após a morte, ele teve sua cabeça exposta no centro do Recife para amedrontar os negros escravos que, na época, lutavam pela liberdade.
A formação de uma bancada negra na Câmara dos Deputados este ano reforçou o projeto de feriado nacional que vinha em gestação há anos. Zumbi fundou o Quilombo dos Palmares para abrigar os negros que conseguiam fugir dos engenhos, onde eram escravizados, embusca de uma vida digna. O feriado nacional faz justiça a esse que foi um dos maiores heróis da luta pela liberdade no Brasil.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

