Desperdício

Relatório mostra excesso

de consumo alimentar na Europa

 

A Europa importa dois terços da quantidade de comida que exporta, consome mais do que precisa e ainda põe fora parte dos alimentos de que dispõe, afirma a organização não governamental (ONG) ambientalista WWF, em relatório divulgado nesta terça, 24.”A Europa come o Mundo” é o título do trabalho da WWF, que concluiu que o mundo “já produz alimentos suficientes para toda a população” mas que é preciso mudanças no sistema comercial e de produção para que cheguem a todos. A WWF estima que cada europeu desperdice 173 quilos de alimentos anualmente, indicando ainda que “15% da produção alimentar total se perca durante ou pouco depois da colheita de cada ano”.”A transformação mais drástica reside na mudança de dietas, com a substituição de carne e laticínios produzidos por alimentos à base de plantas”, defende a WWF, que pede à União Europeia que reduza a “parte desproporcional dos recursos globais que consome para se alimentar”. Em 2020, a União Europeia importou 122 bilhões de euros em produtos agroalimentares e exportou 184 bilhões. A Europa ganha porque exporta produtos de alto valor e importa produtos de baixo valor, mas quem sofre é “o fornecimento alimentar mundial”, diz a nota da WWF.

 

Frase

“Pessoalmente, eu considero que é um equívoco querer regulamentar essas questões. Já se incorporou à nossa realizado  a realização de pesquisas nas vésperas das eleições. Faz parte da cultura brasileira e as pessoas têm expectativas em relação aos resultados”,

Do Senador Humberto Costa (PT-PE) sobre a redação do novo Código Eleitoral, polêmica que se instaura às vésperas das eleições . É vista por muitos como um caminho que fragiliza as normas de transparência. O texto encontra resistência no Senado, onde deve ser analisada nas próximas semanas.

 

 

No InstitutoRB, as belezas de Tohoku

Aportou no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, a exposição itinerante “A Beleza do Artesanato de Tohoku”. A mostra foi montada para marcar o primeiro ano após o Grande Terremoto de Leste do Japão ocorrido em 2011, e poderá ser conferida até o próximo domingo (29), na biblioteca do centro cultural. Tohoku é uma região do nordeste do Japão conhecida por suas belas paisagens montanhosas e marítimas e pode ser conhecida através das obras expostas em cerâmica, laca, têxtil, obras feitas em metal, madeira e bambu. A exposição é uma realização da Fundação Japão e Consulado Geral do Japão no Recife em parceria com o Instituto Ricardo Brennand, que funciona de terça a domingo, das 13h às 17h. Os ingressos para visitação podem ser adquiridos na bilheteria local ou pelo site www.institutoricardobrennand.org.br

Memorial da Democracia

O governador Paulo Câmara recebeu, pela manhã, no Palácio do Campo das Princesas, integrantes do grupo de trabalho do Memorial da Democracia, para discutir as ações realizadas até o momento. Em fevereiro passado, um protocolo assinado com a Prefeitura do Recife, que assegurou sua instalação no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, marcou o início das atividades do ano da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, instituída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).Além de tratar sobre as ações do primeiro ciclo de trabalho, que contribuem para a valorização dos direitos humanos e para o exercício da democracia, no encontro, também foi debatida a necessidade da contratação de um curador para integrar o grupo.

“Entramos em uma nova fase de funcionamento do Memorial da Democracia, com a entrega do relatório e a definição dos responsáveis pela curadoria do espaço. Em breve, o nosso Estado contará com um local que será utilizado por estudantes, professores e pesquisadores interessados em conhecer uma parte importante da nossa história”, afirmou Paulo Câmara.Participaram da reunião a vice-governadora Luciana Santos e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, além do coordenador do grupo de trabalho do Memorial da Democracia, Manoel Moraes, e outros integrantes do colegiado.

 

Recife discute diagnósticos, tratamentos e doação de sangue

O mês de junho é marcado por campanhas importantes de conscientização: Junho Vermelho, em prol da doação de sangue, e Junho Laranja, para conscientizar sobre a anemia e a leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea. E para marcar essas iniciativas, o Centro Universitário Estácio Recife promove, dia 1º de junho, o Interfaces, aberto ao público que irá debater o diagnóstico e tratamentos das leucemias, além de incentivar a doação de sangue.Com palestras , das 08h às 21h, no campus Abdias de Carvalho, o 3° Interfaces debaterá temáticas como métodos de diagnóstico para leucemias, quimioterápicos para pacientes com leucemia, cuidados no pré e pós transplante de medula óssea, terapia nutricional e suporte psicológico nos pacientes com leucemia.

Em parceria com o Instituto de Hematologia do Nordeste – IHENE, a Estácio Recife receberá no dia 1º de junho, uma estrutura para doação de sangue, das 9h às 17h. Qualquer pessoa pode doar, desde que cumpra os critérios básicos para ser um doador. Para evitar aglomeração, os interessados em doar devem se inscrever antecipadamente pelo link https://msha.ke/liafonestaciorecife/. Todos os pré-requisitos e impedimentos também estão listados no endereço eletrônico. A Estácio fica Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, Madalena.

OMS tranquiliza sobre o surto de varíola dos macacos fora da África

A OMS não acredita que o surto de varíola dos macacos fora da África exija vacinações em massa, uma vez que medidas como boa higiene e comportamento sexual seguro ajudarão a controlar a propagação. Em entrevista à Reuters, Richard Pebody, que lidera a equipe de patógenos de alta ameaça na OMS Europa, afirmou que os suprimentos imediatos de vacinas e antivirais são relativamente limitados. Os comentários ocorrem no momento em que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disse que estava em processo de liberação de algumas doses da vacina Jynneos para uso em casos de varíola dos macacos. A saúde pública na Europa e na América do Norte investigam mais de 100 casos suspeitos da infecção viral no pior surto do vírus fora da África, onde a doença é endêmica. As principais medidas para controlar o surto são o rastreamento e o isolamento . Este não é um vírus que se espalha com muita facilidade e nem causou doenças graves até agora. Não está claro o que está impulsionando o surto. Cientistas tentam entender a origem dos casos e se algo sobre o vírus mudou. Não há evidências de que o vírus tenha sofrido mutação.

Concurso de Leitura nas Escolas Municipais de Olinda

A Secretaria de Educação realiza, nesta quinta, 26, a final do 9º Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda – CLEMO 2022. A disputa acontece na Biblioteca Pública do município, no Carmo, a partir das 13h30. O Concurso tem o objetivo de estimular o hábito pela leitura e desenvolver habilidades literárias nos estudantes.Um grupo de dez alunos avançou para a fase final, quando serão escolhidos os três estudantes com as maiores notas. O primeiro colocado vai representar Olinda, a nível estadual, no 12º Concurso Ler Bem, Projeto de Incentivo à Leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores. O CLEMO deste ano, envolveu 37 escolas da Rede Municipal e cerca de 2.300 estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental.

Jaboatāo intensifica pavimentação de ruas

Moradores de Porta Larga, Massagana e Massaranduba, no Jaboatāo dos Guararapes, estão sendo contemplados com a pavimentação de 10 ruas, que garantem melhor trafegabilidade de veículos e acesso dos moradores às suas residências. Nesta quinta-feira (19), o prefeito Mano Medeiros foi acompanhar os trabalhos e também conversou com os moradores, que há décadas aguardavam ver as vias calçadas.

A dona de casa Rosa Souza mora na rua José Porfírio de Pereira há 16 anos e mostrou ao prefeito Mano a relação de reivindicações que já fez. “Foram 16 anos de luta e só nesta gestão estamos vendo a rua pavimentada. Meu filho chegou a pedir para eu vender minha casa e ir morar em outro local, mas sempre tive esperança. Estou muito feliz porque esta gestão está trabalhando muito”, disse. Vizinho de dona Rosa, o aposentado Airton Vieira disse que sua espera durou 24 anos. “Já tinha perdido a esperança, mas desde que vi outras ruas sendo asfaltadas por aqui, nos últimos cinco anos, comecei a achar que a minha também seria. Estou muito satisfeito com esse trabalho ”, contou.“Desde 2017, quando teve início a atual gestão no Jaboatāo, uma das prioridades tem sido a pavimentação de ruas em todo o município.

Essas obras em Porta Larga, Massangana e Massaranduba, por exemplo, vão contribuir muito na melhoria do tráfego e para desafogar outras vias. Além disso, os moradores podem circular com mais tranquilidade e segurança. É esse trabalho que realmente verem transformando Jaboatāo e a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Mano.Além da rua José Porfírio de Pereira, estão sendo pavimentadas as ruas Severino José de Paula, Ernesto de Souza Leão, Hermes Fonseca, Coronel Osmário Playsant e Félix Damasceno. A região também já foi contemplada com as ruas Cândida Ferreira, Sebastião Alves, Maria Florentina e Armando Machado.

Redação Blog Dellas com veículos e assessorias- Fotos- Divulgação/Agência Brasil/ Prefeitura do Jaboatão.

 

Compartilhar