Deputado que mudou três vezes de opinião coloca a Assembleia em maus lençóis
“A Assembléia Legislativa está passando por seus piores momentos” -afirmou esta manhã um deputado estadual ao acordar sobressaltado com a informação de que a mesa diretora da casa havia convocado as comissões para escolher seus presidentes às 10 horas da manhã, após nova reviravolta na composição das mesmas, operada na madrugada, depois que o deputado do União Brasil, Romero Albquerque, que havia aderido à base governista, pela segunda vez voltou atrás e colocou o seu partido de volta na oposição.
“Eu sou bipolar” – disse Romero no ano passado durante uma tumultuada reunião da comissão de Justiça, da qual é vice-presidente. Ele levantou quando se discutia a votação de um projeto ao qual dera mais importância do que o necessário, bateu na mesa e, para surpresa dos colegas, fez esta confissão deixando perplexidade no ambiente. Comentando depois, deputados da comissão tiraram por menos mais uma explosão do colega que passou a ser visto como “complicado”. Alguns acharam que ele fizera aquilo na expectativa de “ganhar no grito” e deixaram por menos.
Na verdade, Romero, que chegou na casa defendendo os animais ao lado da esposa Andreza que é vereadora do Recife com a ajuda desta mesma bandeira, virou pivô do embate que a Alepe vive em torno das comissões principais – Justiça, Finanças e Administração. Seu partido, o União Brasil – mais conhecido nacionalmente como desunião Brasil – está dividido na Assembléia entre governistas e oposicionistas mas fazia parte do blocão governista até o início desta semana. Mas com a ajuda do próprio deputado, que se compôs com os oposicionistas Antonio Coelho e Edson Vieira, o UB saiu do chapão e foi para a oposição em uma reunião para a qual não foram convocados os deputados Socorro Pimentel e Romero Sales.
Um dia depois, ele voltou atrás, virou governista e indicou a deputada Socorro Pimentel, que é líder da governadora Raquel Lyra, como líder do partido com poder para compor as comissões da forma que desejasse. Socorro fez isso mas foi surpreendida na madrugada desta sexta-feira quando o mesmo parlamentar voltou atrás outra vez e se recompôs com a oposição, virando o jogo pela segunda vez.
O pior é que Romero fez tudo isso do Exterior, onde se encontra, após pedir licença da Alepe. Ninguém sabe para onde viajou porque, como afirmou ontem um deputado, “ a gente só o encontra por telefone e quando ele quer atender”. Foi por telefone que ele negociou tudo e todos acreditaram. Somando esta esperteza do parlamentar com a ausência do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que está também viajando e é a pessoa capaz de conter os ânimos quando necessário, formou-se o caldo de cultura ideal para o quadro atual de incertezas e sobressaltos.
Ninguém está pagando sem saber porquê. Romero é da base do prefeito João Campos através da esposa que é atualmente secretária da Causa Animal do Recife para a qual foi nomeada recentemente, deixando o plenário da Câmara para um suplente, a pedido do prefeito. Mas o deputado também passou a negociar com o Governo – isso é do conhecimento de todos na Alepe porque ele mesmo vazou a informação – o controle da Secretaria Executiva de Defesa dos Animais criada mas ainda não preenchida.
Com um pé na Prefeitura, onde está o prefeito João Campos, pré candidato a governador, e outro no Governo do Estado, onde a governadora se prepara para disputar a reeleição, estava claro que boa coisa não poderia acontecer partindo de quem já se denominou “bipolar” (não se sabe se por diagnóstico ou esperteza mesmo).
Redação Blogdellas Foto: reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

