Notícias

Dança das cadeiras no PP leva Roberta Arraes a assumir mandato de deputada estadual

O PP, que esta semana conseguiu levar a primeira suplente de deputada federal do partido, Michelle Collins, a assumir o mandato por 120 dias através da licença da deputada Clarissa Tércio, que disputa a prefeitura de Jaboatão, anunciou esta sexta a licença, também por 120 dias, do deputado estadual Cleiton Collins o que permitirá que a primeira suplente na Assembléia Legislativa, deputada Roberta Arraes, assuma o lugar de Cleiton. O deputado foi deslocado pelo partido para assumir a coordenação das candidaturas municipais no estado.

O presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, demonstra com essas mudanças que não deixa no sereno os vereadores e deputados filiados ao partido, o que tem lhe permitido manter expressivas bancadas mesmo sem  a ajuda direta do poder Executivo. Ele tentou o que pode que a governadora Raquel Lyra abrisse um espaço para Roberta em uma secretaria ou que chamasse um deputado do partido para o secretariado permitindo que ela assumisse na Alepe. Não conseguindo, tomou a iniciativa dentro do próprio partido.

Da mesma forma, precisava dar uma oportunidade à vereadora Michelle Collins na Câmara Federal como primeira suplente, ajudando com isso a convencer Cleiton a deixar a Assembléia por igual período para que Roberta enfim voltasse à casa legislativa. A agora deputada teve mais de 40 mil votos em 2022 e devido à grande votação dos deputados eleitos pelo PP acabou não assumindo e ficando na primeira suplência.

É natural na política que por acordos anteriores ao pleito, levem parlamentares, sobretudo senadores, a pedir um período de licença para beneficiar o suplente. Mas isso é feito entre os dois envolvidos. No caso do PP é o próprio partido que toma as decisões e convence os parlamentares a abrir o espaço, com a promessa de que não os deixará na mão em eleições futuras. Esse tipo de trabalho permitiu que o deputado federal Eduardo da Fonte e seu filho Lula da Fonte se elegessem federais em 2022. Eduardo assegurou o apoio dos candidatos a estadual a ele próprio e, depois, fez as divisões e as costuras para que o filho também vencesse o pleito. Hoje o PP tem a segunda maior bancada na Assembleia com 8 deputados e já tem dois outros acoplados ao partido para fazer parte da bancada de 2026.

Redação Blogdellas Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *