Notícias

Curso da FGV prepara juízes de todo país sobre ameaça às instituições

A Fundação Getúlio Vargas-FGV/Justiça vai capacitar juízes, de todo o país, sobre o papel do Judiciário diante ameaças ao funcionalismo das instituições, com o curso “Os Desafios da Democracia, no século XXI”, de 15 a 19 de abril. 

A iniciativa conta com a coordenação do Ministro ( STJ ) Luis Felipe Salomão também coordenador acadêmico do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário e corregedor nacional de Justiça. E dos professores da FGV, os renomados Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco, mestre em direito, pela PUC-RJ e doutor em ciência política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Blanche Marie Evin, doutora em ciência política pela UERJ.

O curso ganha um convidado especial: O Cientista Político Antonio Lavareda, na conferência de abertura, falando sobre “Crises e Polarizações na Nova República.

Os interessados passarão por processo seletivo, estabelecidos no edital. A FGV não aceitará participações de juízes que respondam a sindicâncias ou processo disciplinar. O curso será realizado na modalidade presencial no Rio de Janeiro.

O evento debaterá fatos recentes, vistos como ataques à democracia no nosso país, como a militarização da política e a politização das Forçar Armadas, a proliferação de notícias falsas nas redes sociais e a catalisação do ódio e do negacionismo, entre outros. Os  palestrantes são reconhecidos professores, de renome nacional, como Luciana Villas Bôas, Carlos Milani, Mônica Hirst,Luiz, Marcos Ruediger, João fares Jr, Carina Barbosa Gouveia, Samira Bueno, Fabiano Sanytos e Cícero Araújo, augusto Campos entre outros que integram a FGV.

Analisarão ainda, nos dois dias, temais amplos como “Geopolítica e Nova Ordem Mundial”; “Meio Ambiente, Política e Mudanças Climáticas”; “Desigualdade de Raça no Brasil”; “Mídia Política e Extrema Direita”, “Forças Armadas, Democracia e Política”; “Segurança Pública no Brasil” ; “Polarização política” e suas implicações no funcionamento das instituições e os desafios da democracia no século XX. As vagas são limitadas. O curso será realizado sem ônus de matrícula e de mensalidades, das 9h às 12h e das 18h às 21h, na Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. Tem o apoio da AMB; da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça-Anamantra, Consepre, entre outras reconhecidas entidades do universo jurídico. Os interessados passarão por processo seletivo, estabelecidos no edital. Informações no Edital_curso_desafios_democracia_seculo_xxi.pdf , na página da FGV Justiça-Rio.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *