Crias políticas de Eduardo Campos,

Geraldo e Paulo são excluídos da TV

 

 

Ficou conhecida em todo mundo uma foto do líder da Revolução Russa, Vladimir Lenin, discursando em 1920,durante a guerra civil soviética, tendo ao lado, na parte de cima da escada que dava acesso ao palanque, Leon Trotsky que viria, cinco anos depois, a ser derrotado por Joseph Stalin, na luta pelo poder, após a morte de Lenin. Perseguido por Stalin, Trotsky teve que se exilar para não ser morto. A partir daí o novo dirigente da União Soviética e chefe do partido comunista, iniciou a chamada “fotomanipulação” em que mandava tirar das fotos oficiais seus adversários, na tentativa de excluí-los da historia. A mais famosa manipulação foi exatamente a retirada de Trotsky da foto com Lenin em 1920. A foto oficial passou a exibir a escada vazia.

O PSB de Pernambuco nunca defendeu ditadura, pelo contrário, é um partido comprometido com a democracia, mas, nas campanhas de 2020, no Recife, e a deste ano, no estado, tirou da TV o ex-prefeito Geraldo Júlio e o atual governador Paulo Câmara. Um silêncio ensurdecedor tem sido a resposta oficial sobre os motivos dessa exclusão mas até os corredores do Palácio das Princesas sabem que os dois enfrentaram, cada um a seu tempo, índices indesejáveis de rejeição, e a imagem ao lado de João Campos, em 2020 e de Danilo Cabral em 2022 seria contraproducente.

Tirados do anonimato pelo ex-governador Eduardo Campos que os escalou na época para disputar as duas eleições em que foram vencedores, Paulo e Geraldo são técnicos e, pelo menos até o momento, se mantém calados sobre a decisão. Certamente, se fossem políticos, a reação seria outra. Na Assembléia Legislativa deputados da Frente Popular falam até que o próprio Paulo teria concordado em não aparecer. O mesmo não se pode dizer de Geraldo que, intramuros, demonstra insatisfação e por isso se recusou a ser candidato este ano.

Danilo sofre cobranças

O candidato a governador, Danilo Cabral, que resolveu ir a todos os debates na tentativa de subir nas pesquisas, tem sido cobrado pelos adversários a respeito da ausência de Paulo da campanha eletrônica. No debate da Rádio Liberdade de Caruaru sexta-feira foi inquirido sobre o assunto por pelos menos dois concorrentes: os ex-prefeitos Anderson Ferreira e Miguel Coelho. Eles usaram a tática, inclusive, para se referir à desaprovação popular enfrentada pelo governador.

O incomodo mora ao lado

Na política há uma máxima segundo a qual “pode-se pedir qualquer coisa a um candidato, menos que cometa o suicídio”. Refere-se ao fato de ninguém desejar perder votos, mesmo que a custa de sacrifício. No caso de Geraldo, em 2020 sua desaprovação era alta : chegava aos 55%, segundo o Ibope (a mais alta no Nordeste). Paulo tem uma desaprovação superior e já chegou a quase 70%, dependendo da pesquisa. A tática do PSB em 2020 foi, na ausência de Geraldo, apresentar João Campos como uma novidade, agarrado apenas à imagem do pai. Agora se tenta fazer Danilo se beneficiar da imagem de Lula.

Janja é usada na busca de votos

Este sábado, Janja, a nova esposa do ex-presidente Lula, fez aniversário e foi citada na Internet por petistas e ex-petistas candidatos este ano, numa clara tentativa de mostrar proximidade com Lula e sua família. Marília escreveu exibindo uma foto no twitter entre Lula e Janja: “hoje é o dia dela, da futura primeira-dama do Brasil. Uma mulher cativante que conquistou os brasileiros e o coração do presidente Lula”. O deputado estadual João Paulo postou uma foto com Janja na frente da réplica da casa do ex-presidente em Caetés e a saudou também como “futura primeira dama do Brasil.

Miriam vai às lágrimas

A ex-deputada estadual Miriam Lacerda foi às lágrimas este final de semana em Caruaru. Na inauguração do comitê conjunto do seu esposo Tony Gel, candidato à reeleição, e do filho Toninho, candidato a federal, ela não conteve o choro mostrando a emoção de ter esposo e filho disputando juntos. Lembrou as campanhas anteriores e confessou que sempre desejou ver Toninho com um mandato. Foi aclamada pela multidão presente.

Pergunta que não quer calar: quem teria sido o responsável pela exclusão de Geraldo Júlio da campanha de 2020?

Fotos: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar