Notícias

Cresce o número de casamentos homoafetivos no Brasil

Sabemos que já faz um tempo que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu a obrigatoriedade dos cartórios em todo o país com vista a celebrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Essa decisão foi baseada no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2011 declarou ilegal negar a união civil de casais homoafetivos.


Desde então, o número de casamentos entre pessoas homo ou bissexuais no Brasil cresceu . Ou melhor: quadruplicou.

No primeiro ano de obrigatoriedade nacional, em 2013, ocorreram 3.700 celebrações. Já em 2022, esse número chegou a 12.987, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, responsável pelos cartórios. Até abril deste ano, o País registrou 76.430 uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Em média, são realizadas 7.600 celebrações por ano. 56% delas são feitas entre casais femininos e 44% entre casais masculinos.

Vale destacar que, antes da publicação da resolução pelo CNJ, que estabeleceu as diretrizes para os cartórios lidarem com solicitações de casamento homoafetivo, os cartórios precisavam obter autorização judicial para realizar as cerimônias.

Blogdellas com veículos – Fotos: Divulgação/ Folha de São Paulo

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *