Notícias

Copa do Mundo Feminina: Empresas vão liberar funcionários quando do Brasil em campo

– Equipes irão entrar mais tarde ou trabalhar de casa; governo terá ponto facultativo –


Empresas de diferentes setores vão liberar seus funcionários para ver os jogos da seleção feminina de futebol do Brasil na Copa do Mundo, que começa nesta quinta (20), na Austrália e Nova Zelândia. Mesmo não sendo obrigatória, de acordo algumas grandes companhias, o objetivo da iniciativa é impulsionar a diversidade e valorizar a competição, seguindo o modelo adotado no torneio masculino.

O primeiro jogo do Brasil vai ser às 8h, na segunda-feira (24), contra o Panamá. A seleção está no grupo F, que tem ainda França e Jamaica. O segundo jogo será contra a França e vai cair no sábado (29). A partida contra a Jamaica será na quarta, 2 de agosto. A competição vai até o dia 20 do próximo mês.

No grupo de panificação Bimbo ,marcas Pullman, Plusvita todos os colaboradores serão liberados para acompanhar as participações do time brasileiro. As atividades das linhas de produção vão ser ajustadas durante os jogos. Os funcionários da área administrativa vão ter intervalos no expediente. O grupo Boticário também vai ter um expediente diferenciado nos dias de jogos da seleção feminina. A rede de farmácias Pague Menos também terá horário alternativo para os dias de jogos. Segundo a rede, 59% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. O Grupo CCR (que administra rodovias, aeroportos e metrôs) vai liberar os times administrativos uma hora antes das partidas, com retorno ao trabalho uma hora após os jogos.

Na empresa de energia Siemens Energy, os funcionários irão começar a trabalhar após as partidas. A farmacêutica AbbVie, que conta com cerca de 1.100 colaboradores no país, também vai manter um esquema diferenciado para a equipe nos dias de jogos do Brasil: os funcionários poderão optar por assistir na empresa ou em casa. De acordo com a Febraban (federação que representa os bancos), as instituições estão discutindo a adoção de jornadas especiais para os dias de jogos. A iniciativa não ocorre apenas na iniciativa privada. Na última sexta-feira (14), o governo do presidente Lula (PT) anunciou que os dias de jogos da seleção brasileira serão ponto facultativo para funcionários públicos federais.

A iniciativa não ocorre apenas na iniciativa privada. Na última sexta(14), o governo do presidente Lula (PT) anunciou que os dias de jogos da seleção brasileira serão ponto facultativo para funcionários públicos federais. Pelas informações do Ministério dos Esportes, o expediente inicia às 11h nos dias em que os jogos começarem até 7h30 e ao meio-dia para quando começarem às 8h. As horas não trabalhadas devem ser compensadas até 29 de dezembro.Isso vale apenas para servidores federais —estados, municípios e empresas de economia mista têm autonomia para decretar ou não o ponto facultativo.

Redação com os veículos/ Jornal Folha de São Paulo/ Foto: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *