Convenções gigantes levam à conclusão de que esta é a eleição mais incerta da história

“O resultado desta eleição é uma grande incógnita” – afirmou ontem um deputado estadual da Frente Popular,comentando o clima do Recife no final de semana com quatro convenções gigantes que reuniram milhares de pessoas e bagunçaram o trânsito, sobretudo, no normalmente tranquilo, dia de domingo. Pedindo para ser mantido no anonimato esse parlamentar aposta que a da próxima sexta-feira, do candidato a governador Danilo Cabral, que vai encerrar o período pré-eleitoral, “tem obrigação de ser a maior de todas para manter a militância animada e disposta a ir para as ruas pedir votos”.

Na verdade, no meio político, o comentário do dia foram os encontros patrocinados pelos candidatos Raquel Lyra(PSDB), Anderson Ferreira(PL), Miguel Coelho(UB) e Marília Arraes(SD). O impacto foi tal que a Frente Popular chegou a reunir sua cúpula logo pela manhã para esquentar as baterias para o embate. Como todos os candidatos até agora mobilizaram caravanas do interior, a ordem é animar os deputados estaduais e federais dos partidos da Frente a fazer o mesmo. No encontro foi sugerido até mudar o local da convenção, programada para o Clube Português por duas razões: a possibilidade de não caber no espaço toda a militância mobilizada e os problemas no trânsito em uma sexta à tarde.

Por enquanto o Português está mantido mas a pulga ficou atrás da orelha dos presentes. Além da maior convenção em termos numéricos, como previu o deputado acima, a Frente analisa com uma lupa a mobilização e o resultado das convenções dos adversários. Na Assembléia a voz comum dos deputados ouvidos é a de que Anderson fez a convenção mais coesa, com o entusiasmo particular bolsonarista e a fala do próprio presidente; Raquel foi a candidata que fez o melhordiscurso e mais convincente, apesar de ter perdido para os demais no entusiasmo da militância; Miguel foi o mais vibrante, passando para os presentes um clima de vitória; e Marília Arraes fez a convenção mais numerosa, com a vibração peculiar dos petistas, mas o discurso monocórdico deixou a desejar diante de outros que já fez nesta mesma campanha.

Pais de governadores

Nesta eleição que, apesar dos variados palanques, osprincipais candidatos vêm de família política, como este blog mostrou recentemente, um fato chamou atenção no final de semana de convenções: Anderson Ferreira e Miguel Coelho fizeram questão de levar os pais para a parte de frente do palanque. O deputado estadual Manuel Ferreira, pai de Anderson, foi saudado pelo deputado federal pastor Eurico como “pai do futuro governador”. Já o senador Fernando Bezerra, pai de Miguel, não buscou intermediários. Ele próprio ocupou o microfone e proclamou: “este ano minha candidatura é a pai do futuro governador”.

Mulheres na animação de palanques

Além da presença em todas as chapas majoritárias, as mulheres tiveram outro destaque nas convenções que pode virar moda daqui para frente: Miguel Coelho e Marília Arraes incluíram uma mulher na dupla de apresentadores de seus eventos. Até agora as convenções eram apresentadas só por homens locutores, de voz mais forte e potente. A estréia das mulheres, porém, não deixou a desejar sem falar no toque especial feminino.

Marília ligou para se desculpar

A candidata Marília Arraes passou a manhã desta segunda-feira ligando para as lideranças do interior que foram barradas na entrada do Classic Hall, causando enormes constrangimentos. A todos ela pediu desculpas e explicou que a coordenação de sua campanha nada teve a ver com o transtorno. Na verdade, segundo se apurou, o Classic Hall quando viu a multidão e com receio de problemas com a segurança, passou a liberar em conta-gotas a entrada no local até que enchesse o espaço por completo. Também interditou a ponte que dá acesso à entrada com receio de desabamento.

Miguel na missa

Na surdina, o candidato Miguel Coelho amanheceu o dia de ontem com sua família e principais colaboradores na missa da Igrejinha de Piedade, celebrada pelo frei Leandro. Como a segunda-feira é de folga dos padres, a assessoria do candidato conseguiu que o Frei Leandro, carmelita, sacrificasse parte de sua folga para atender a Miguel que é muito católico e tradicionalmente inicia o primeiro dia de campanha – após a convenção – assistindo a uma missa e, segundo informou, “pedindo a benção de Deus e de Nossa Senhora”.

Teresa ligando para as mulheres

A deputada Teresa Leitão ligou ontem para as colegas da Assembleia Priscila Krause e Alessandra Vieira parabenizando-as pelas candidaturas a vice governadora. Desejou felicidades e ressaltou que é importante preservar o bom relacionamento feminino, apesar dos palanques diversos, pois entende que isso vai ser importante como exemplo para as novas eleições e a ampliação do espaço das mulheres na política. À tarde recebeu no gabinete a candidata a senadora do PSOL Eugênia Lima com o mesmo propósito.

Fotos: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar