Consumidor ganha canal para denunciar telemarketing abusivo

 

 

Uma boa iniciativa, a qual o Blogdellas apoia com entusiasmo: os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Com a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia. “No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância – quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”, informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Acrescentou que as denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida. No início desta semana, as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras foram suspensas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, explicou o ministério. A decisão de suspender foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos.

Bourdieu à brasileira: intelectual francês é foco de debate dia 28 na AFR

 

 

A obra Bourdieu à brasileira, da professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Eduarda da Mota Rocha, será apresentado, em um debate aberto ao público, na quinta-feira, a partir das 19h, na Aliança Francesa Recife, no Derby. O livro revela a forte participação brasileira em um momento singular na vida de Bourdieu, um dos intelectuais mais importantes do século XX, quando ele liderava pessoalmente um grupo de pesquisa antes de se tornar uma figura pública mundialmente conhecida. O debate contará também com a participação de Gabriel Peters e a mediação de Arthur Perrusi, coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPE. A entrada gratuita e o evento aberto ao público.

Em Paris, nos anos de 1970 e 1980, jovens brasileiros e brasileiras em busca de uma formação encontravam um mestre apaixonado conduzindo uma empreitada coletiva, a construção da sua sociologia reflexiva. De volta ao Brasil, esses jovens que tiveram a chance de trabalhar com Bourdieu adaptavam seus conceitos e métodos aos problemas que o campo intelectual nacional lhes ditava, seja no âmbito da antropologia das classes dominadas, como no Museu Nacional, seja na sociologia da cultura em São Paulo, os dois domínios em que atuou preferencialmente a primeira geração.

 

A autora do livro, Maria Eduarda da Mota Rocha, teve acesso em primeira mão aos arquivos pessoais de Pierre Bourdieu graças a sua participação no projeto “Bourdieu e as Américas”, liderado por Franck Poupeau, pesquisador do CNRS e professor da Universidade Sorbonne Nouvelle. No Brasil, a pesquisa teve o apoio do projeto Capes-Print UFPE. “Bourdieu à Brasileira” traz o resultado de uma pesquisa documental inédita nestes arquivos.

Com prefácio de Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora do Departamento de Sociologia e vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), o livro conta com sete capítulos nos quais se discute também o pensamento de Bourdieu na sociologia da educação, na teoria social e no debate mais recente sobre classe e raça no Brasil, entre outros temas. Colaboram com o livro Gabriel Peters, professor do Departamento de Sociologia da UFPE; Ana Rodrigues, professora da Universidade Federal da Bahia; Thiago Panica, professor da Universidade Federal da Paraíba, além de Franck Poupeau, Amin Perez, professor da Universidade do Québec e Jean-Baptiste Comby, professor da Universidade de Panthéon-Assas.

Teste respiratório de hidrogênio: saiba o que é e para que serve

 

Com o objetivo de diagnosticar condições que originam sintomas gastrointestinais, o teste respiratório de hidrogênio expirado traz informações sobre a digestão de determinados açúcares ou hidratos de carbono, tais como o açúcar do leite (lactose) ou açúcar de frutas (frutose). Isto ajudará a determinar se o paciente é intolerante a alguns açúcares. Um exemplo é o uso deste teste para detectar a intolerância à lactose e outros diagnósticos, como explica o cirurgião geral e gastroenterologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Eurico Cantalice.

“Um médico assistente vai avaliar o paciente e geralmente 40% dos casos da gastroenterologia tem necessidade realmente de fazer o teste respiratório de hidrogênio expirado. Casos como esse tem como sintomatologia empachamento, distensão abdominal, gases, cólicas e diarréia após ingerir um determinado alimento. São casos de má absorção e que podem ser confundidos também com doenças funcionais como, por exemplo, síndrome do intestino irritável. Para fazer o diagnóstico diferencial de má absorção, síndrome do intestino irritável, constipação, distensão abdominal, gases, mal-estar e eructações, o teste respiratório é mandatório e até então poucas unidades realizavam este exame. Agora a São Gabriel dispõe desse aparelho”, explica o médico.

Ele ressalta ainda quem está apto a fazer o exame e a importância da realização o teste. “O teste é indicado para todos os pacientes e não existe contra indicação. Inclusive, até crianças podem realizar, aliás, a criança não sentirá a dor da agulha porque não se colhe sangue, é só um sopro, um aparelho mesmo para que possa medir a concentração do hidrogênio, portanto, até crianças podem fazer esse teste. O teste é bastante importante porque inicialmente se tratava pacientes que tinham síndrome de má absorção ou doenças funcionais de forma empírica, ou seja, apenas com o quadro clínico, fazendo medicações sintomáticas. Nesse caso, o paciente tinha uma qualidade de vida muito baixa, ficava com a sintomatologia muito frequente e com dúvidas sobre o que pode comer ou não, então o teste respiratório de hidrogênio expirado dará um diagnóstico específico, ou seja, o médico assistente irá tratar aquela determinada patologia e dessa forma o paciente irá evitar situações constrangedoras.

Por fim, o médico, que realiza o exame, indica os locais certos para a realização do exame. “O teste respiratório de hidrogênio expirado, inicialmente é feito na unidade da São Gabriel de Caruaru e Gravatá. Um local em Caruaru foi solicitado e estamos realizando atendimento e exames. Os pacientes que estão vindo das unidades de Caruaru, Belo Jardim e Santa Cruz também podem ser atendidos, desde que tenham sido encaminhados para a unidade de Caruaru”, finaliza.

Unit-PE e Porto Digital realizam segunda live gratuita sobre mercado de tecnologia

 

Um mercado crescente que tem buscado cada vez mais profissionais está esbarrando na pouca oferta de mão-de-obra qualificada. É o segmento da tecnologia e inovação que, segundo levantamento recente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), apresenta curva crescente. A estimativa é que, até 2025, o Brasil precise de 800 mil novos talentos na área de desenvolvimento, programação e afins para atender às inúmeras demandas do setor. Resultado: tem mais vaga que gente para botar a mão na massa. Em Pernambuco, o cenário também é favorável.

Para debater o tema, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e o Porto Digital realizam live gratuita, na próxima segunda-feira (25), às 19h, pelo Google Meet. No evento on-line, também serão abordados transição de carreira, oportunidades para certificação e como ingressar no ecossistema do Porto Digital, considerado um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Quem debaterá a temática é Livia Bem, gerente de projetos do Porto Digital, junto com o Pro-Reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento de Unit-PE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/gP6MpW9FgdMutbSM8 https://forms.gle/gP6MpW9FgdMutbSM8 .

Estudantes de Olinda de volta às salas de aula

 

Nesta segunda-feira (25), os alunos das 73 unidades de ensino da rede municipal da Prefeitura de Olinda, que compõem as escolas e creches, voltam às salas de aula. Olinda conta com 25.325 estudantes do Infantil e Fundamental. Durante o recesso, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Educação, realizou serviços de manutenção e melhorias em mais de 30 escolas da rede de ensino. Esse processo vai oferecer melhores espaços para os alunos, quando retornarem do período de férias.De acordo com a Secretária Executiva de Programas e Políticas Educacionais, Leydejane Batista, antes de saírem pro recesso, todas as escolas receberam kits pedagógicos com caderno, lápis, lápis de cor, caneta, borracha, lapiseira, cola e régua para serem entregues aos alunos. Aos professores, foram disponibilizados caderno, lápis, apagador, agenda e bolsa. “Todos os kits novinhos para estimular e auxiliar no aprendizado”.

No Caic Professora Norma Coelho, que fica no bairro de Peixinhos, 565 estudantes retornam à unidade em tempo integral. Meninos e meninas do 1º ao 5º ano, iniciais do Ensino Fundamental, têm uma carga horária maior, começando às 7h e seguindo até às 16h30. Durante o dia, além das atividades em classe, as crianças recebem um lanche no período da manhã, o almoço e outro lanche antes de voltar para casa. Nesta ultima sexta (22), as equipes pedagógicas da rede municipal encerraram o recesso escolar e realizaram, em cada unidade, reuniões estratégicas para orientar o modelo de plano de ações educativas para o 2º semestre letivo. “Agora com a aula totalmente presencial, o reforço no processo é justamente para a gente recuperar as aprendizagens. Principalmente porque esses meninos ficaram dois anos com atividades remotas, afirma Leydejane”.

No início do ano letivo, a Prefeitura de Olinda realizou o maior investimento na educação até agora em toda sua história. Além dos valores empregados para manutenção habitual da rede municipal de ensino, o Executivo Municipal está investindo R$ 32 milhões para ampliação e melhorias da infraestrutura física e pedagógica das unidades e aquisição de mais equipamentos, como 250 computadores para as escolas e técnicos da Secretaria de Educação.

Colônia de férias leva educação e consciência ambiental para crianças

 

Conhecida como o Pulmão de Olinda, a Mata do Passarinho, localizada no bairro com o mesmo nome, está oferecendo uma colônia de férias gratuita para as crianças. A programação conta com tabuleiro humano e contação de histórias voltadas para conscientização ecológica, além de uma experiência de trilha pela mata. As atividades são realizadas pela Prefeitura de Olinda, coordenadas pela Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda, e seguem nas terças e quintas-feiras do mês de julho, das 8h às 12h. O objetivo é utilizar a ludicidade para falar sobre educação ambiental e também ofertar mais essa opção de lazer para as crianças que moram no entorno da mata e de todo o município.

O estudante, Jeferson Felipe, de 8 anos, participou da brincadeira do tabuleiro humano e aprovou o momento. “Gostei muito da brincadeira que ajuda a gente a entender mais sobre o meio ambiente, os passarinhos e animais que tem na floresta”, falou Jeferson. O trajeto da trilha é acompanhado por técnicos e monitores, proporcionando momentos de descontração e aprendizado no cotidiano dos pequenos, nesse período de intervalo do calendário escolar. Não é necessário inscrição prévia, sendo aberto para toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 99177.5237.

Baptista Leal leva o Talon para o mall do Caruaru Shopping

 

A construtora Baptista Lea interioriza suas ações: com mais de 24 anos de atuação no Grande Recife, aposta no crescimento da região Agreste, e inaugurou, este mês, no mall do Caruaru Shopping, um espaço para apresentar os diferenciais do seu mais novo empreendimento, o Talon Eco Residence, localizado na cidade de Bonito, a 55 km de Caruaru. No local, pode ser conferida toda estrutura do primeiro condomínio clube da região, com conceito de casa natureza e estrutura de lazer com mais de 25 opções para toda a família. O empreendimento oferece lotes moduláveis com a possibilidade de projetos prontos ou à escolha do cliente. A estrutura comum vai contar com clube privativo composto de quadra poliesportiva, quadra de esportes de areia, churrasqueira, skate park, parede de escalada, campo Society, mini tirolesa, horta, piscina, playground, salão de festas, academia de ginástica, pet place, espaço para atividades de relaxamento e brinquedoteca. O condomínio clube está localizado próximo à entrada principal da cidade de Bonito, ao lado da PE 103.

Escola Carlos Drummond de Andrade vai ser erguida em Jardim Maranguape

 

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, assinará na terça-feira (26.07), às 16h, a Ordem de Serviço para a construção da Escola Carlos Drummond de Andrade, na Avenida Brasil, em Jardim Maranguape. A atual unidade, que funciona em um imóvel alugado pela Secretaria de Educação, terá um prédio próprio, que será edificado no terreno existente na Creche Tio Roberto. Hoje, a estrutura locada tem 270 estudantes matriculados em 12 turmas do ensino fundamental do 1.º ao 5.º ano. A meta é receber até 600 alunos nas futuras instalações. A Escola Carlos Drummond de Andrade contará com oito salas de aula, quadra de esportes, área de convivência, bateria de banheiros com acessibilidade para Pessoa com Deficiência (PCD), biblioteca, sala de leitura, recreio coberto e estacionamento. O ambiente também vai ser equipado com sala de professores, diretoria, secretaria, almoxarifado, cozinha, refeitório e área de serviço.

Entenda a Síndrome do Rosto Vazio

 

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em espaços fechados, com exceção de alguns lugares como serviços de saúde, por exemplo. Contudo, o fim da obrigatoriedade pode provocar uma outra dor de cabeça: síndrome do rosto vazio. O medo de contágio e insegurança estão entre os sintomas mais frequentes desta condição.

A síndrome do rosto vazio é uma síndrome que a psicologia está denominando a partir do momento do fim da obrigatoriedade das máscaras. As pessoas se sentem desconfortáveis, desprotegidas e expostas a pegar novamente a Covid-19. Além disso, existe a questão estética, que afetou principalmente as pessoas mais jovens, como explica Giedra Marinho, psicóloga especialista em Saúde Mental e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG). “As pessoas encontraram no uso da máscara uma espécie de refúgio. Achavam que tinham uma certa deformação corporal, o que a gente chama de alteração da imagem do esquema corporal. Ou seja, se achavam com alguma questão inferior, então a máscara era questão de segurança. Estavam protegidas, ficavam só com os olhos de fora, e aí com essa retirada do uso da máscara, elas estão novamente expostas a esse julgamento social”.

A especialista reforça que existem formas de amenizar essa síndrome, a principal é entender que é um processo que gera ansiedade e que é preciso lidar com a ansiedade. “Tem várias técnicas de relaxamento e técnicas de meditação. A retirada da máscara causa um desconforto em todos os lugares que a pessoa frequenta. Essa síndrome pode levar a um agravamento do processo de ansiedade, então pode culminar com o que a gente chama de TAG – que é o nível de ansiedade mais alto, podendo levar a ataques de pânico. A pessoa não consegue estar em um ambiente que os outros estejam sem máscara e ela vai começar a deixar de frequentar certos lugares e isso pode trazer prejuízo para vida profissional e para vida social dela. É nesse momento que é essencial procurar ajuda do psicólogo para lidar com essa questão”.

Pernambuco lança nova versão do Programa Todos com a Nota

 

O Programa Todos com a Nota está oficialmente de volta aos estádios de futebol pernambucanos. O governador Paulo Câmara lançou a nova versão da iniciativa, que passa a valer já para as rodadas deste fim de semana. Os torcedores poderão realizar o cadastro pelo aplicativo “Todos com a Nota” ou através do site www.tcn.pe. Depois da confirmação dos dados, é só registrar a nota fiscal por QR Code ou digitando a numeração do documento. A cada R$1,00 em notas fiscais é gerado um ponto na plataforma. Ao juntar 200 pontos, o torcedor poderá selecionar um jogo de sua preferência e seu ingresso já estará reservado. O limite é de cinco entradas por CPF, o que equivale a 1.000 pontos. Outra modificação é a inclusão do Retrô FC e do Afogados da Ingazeira como clubes participantes do programa em seus respectivos estádios, Arena de Pernambuco e Vianão.

“A gente sabe que a torcida é o que faz toda a diferença e garante a estabilidade do clube. Ajudar o futebol é sempre muito importante porque, além de ser uma diversão para a população, gera renda e movimenta a economia no Estado. Essa iniciativa vai democratizar o acesso aos campos, ajudar os clubes e reforçar a cultura do esporte em Pernambuco”, frisou Paulo Câmara. Nesta nova versão, a capacidade de torcedores por clube também foi alterada. Ficou determinado o quantitativo de 15 mil para o Santa Cruz, seis mil para o Sport e também para o Náutico e, por fim, mil para o Retrô e mil para o Afogados. Esse limite pode ser ampliado mediante solicitação do clube junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e validação do Governo do Estado. No caso do Santa Cruz, o programa só poderá ser utilizado após liberação do anel superior do estádio pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, neste momento de retorno do Todos com a Nota uma das maiores vantagens é tornar tudo digital, facilitando o processo. “É um reconhecimento conseguir manter o programa, que é referência no Brasil. Agradecemos ao Governo do Estado por manter essa tradição, agora de forma mais prática para o torcedor. Para se ter noção da sua força, em 24 horas já foram mais de 27 mil cadastros na plataforma”, afirmou. Participaram do lançamento os secretários Marcelo Barros (Educação e Esportes), Alexandre Gabriel (chefe da Assessoria Especial), Marcelo Canuto (chefe de Gabinete do Governador) e David Oliveira (executivo de Esportes); além de outros representantes da Federação Pernambucana de Futebol.

Mestre Zeca do Rolete leva sua arte ao Festival de Inverno de Garanhuns

 

 

Com o apoio da Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Mestre Zeca do Rolete se apresentará com o seu coco de roda no Festival d rodelas, espetadas em palitos, no altoe Inverno de Garanhuns, nessa segunda-feira (25), José Galdino dos Santos, 68 anos, ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana-de-açúcar cortada em da Sé, em Olinda.Além de cantar e compor cocos desde os 12 anos, arte aprendida com seu pai e avô, na década de 1980, Zeca mobilizava crianças e jovens de sua vizinhança em torno de um pastoril, onde ele encenava a figura do Véio. Além do coco, o músico canta ciranda e maracatu.

Em 2005, ele participou do curta-metragem Vamo Batê o Coco, realizado por universitários de São Paulo e do Recife. Três anos depois, participou, junto com outros mestres de Olinda da coletânea (CD/DVD) Coquistas de Olinda na Prevenção das DST/AIDS.

Nos shows, Zeca do Rolete é acompanhado por esposa, filhos e netos. Já se apresentou na Festa da Lavadeira, no São João do Paulista e de Olinda, no próprio Festival de Inverno de Garanhuns, além de Portugal e Espanha, na Europa. A participação em shows realizados nos dois países foi viabilizada através de uma iniciativa da gestão anterior do prefeito Yves Ribeiro, em Paulista.

Redação com veículos. Fotos: Divulgação.

 

Compartilhar