
Conheça o cão robô que fará
a segurança do Rock in Rio

Pode até parecer cena de ficção científica, mas é real. O Rock in Rio anunciou que vai utilizar, em parceria com a empresa de segurança SegurPro, o cão robô Yellow, desenvolvido pela empresa Boston Dynamics. O Yellow já foi utilizado também na versão portuguesa do festival de música.Com quatro patas, o robô possui uma série de plataformas de embarcadas, entre elas conexão 5G e capacidade de coleta e envio de vários tipos de dados. Um dos objetivos na utilização do Yellow é reduzir os riscos aos seres humanos em casos de alta exposição como desarme de bombas e conflitos. Munido de câmeras, o robô será monitorado e vai se comunicar com o Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO).A estimativa é que circulem pela Cidade do Rock, a partir desta sexta, 2 de setembro, mais de 700 mil pessoas. Além do Yellow, o Rock in Rio vai usar drones, câmeras térmicas e serviços de SMS com geolocalização. O Yellow é desenvolvido pela Boston Dynamics, empresa que desenvolve vários modelos de robôs com o objetivo de oferecer possibilidades para indústria e funções de alto risco ou que coloquem a integridade de profissionais humanos em perigo.
Diego Pérez e Felipe Carreras recebem demandas das mulheres do esporte
Dando continuidade à agenda de compromissos voltados ao esporte pernambucano, o candidato a deputado estadual Diego Pérez, junto ao deputado federal Felipe Carreras movimentaram o Mulheres no Pódio, na Awaken Box, em Boa Viagem. Os candidatos receberam mulheres profissionais do esporte, entre elas atletas, técnicas, árbitras e gestoras. Apresentado pela também atleta Suellen Rocha, o evento teve entre as convidadas Keila Costa, Kris Foster, Sarah Freitas, Vanessa Araújo, Ana Cláudia Silva e Janaína Santos. O momento abriu espaço para sugestões de articulações que promovam a valorização feminina nos esportes, com foco maior na escuta, colocando as participantes como protagonistas da ação.
“Nosso intuito foi muito mais ouvir do que falar. Vivemos um momento em que as mulheres puderam se pronunciar sobre seus desafios na vida, sobre como o esporte levou impacto positivo para seus cotidianos e também a respeito de como os projetos que já abracei, ao lado de Felipe Carreras, causaram mudanças ainda mais positivas nas lutas trazidas pela rotina esportiva profissional”, destaca Diego Pérez.O time de mulheres presentes contou ainda com a participação das ex-atletas olímpicas Adrianinha e Joanna Maranhão. A advogada Romina Porto também conversou com Diego Pérez, pondo em pauta o projeto no qual são parceiros e que trata sobre adoção e esportes. Justiça recebeu 10.456 registros para candidaturas de deputado federal.
A Justiça Eleitoral recebeu cerca de 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. Do total, 10.456 disputam uma das 513 vagas de deputado federal. A região com o maior número de candidatos é a Sudeste com 3.877. Em segundo lugar, aparece o Nordeste, com 2.939, seguido da Região Sul, com 1.478, Norte, com 1.251 e do Centro-Oeste, com 911. Segundo dados do TSE atualizados até a última quarta-feira (24), foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a Vice-Presidência; 223 para governador, 236 para senador, 10.456 para deputado federal, 16.507 para deputado estadual e 592 para deputado distrital. A campanha começou no dia 16 e vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. No Norte do país, 1.251 pessoas disputam uma vaga de deputado federal. O Pará é o estado com o maior número de candidatos da região: 313, que disputam 17 vagas. Na sequência vem o Amazonas com 166 candidatos disputando oito vagas. Na sequência, estão Roraima (164 para oito vagas), Rondônia (163 para oito vagas), Tocantins (159 para oito vagas), Amapá (148 para oito vagas) e Acre (138 para oito vagas).
Pernambuco teve o melhor mês de julho desde 2010 na geração de empregos
Pernambuco teve o melhor mês do ano na geração de empregos e o melhor julho desde 2010. No mês passado, 49.118 pessoas foram admitidas e 40.005 desligadas, deixando um saldo positivo de 9.113 postos de trabalho, uma variação relativa de 0,70% ante o mês passado, maior que a média do Brasil (0,52%). Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (29). Em 2010, quando o Brasil vivia o pleno emprego, o Estado gerou 9.746 empregos, número semelhante aos dados deste ano.O crescimento acima da média nacional é resultado de investimentos e da atração de empresas para Pernambuco. “A tendência é avançarmos , pois somente neste mês de agosto já injetamos R$ 370 milhões em obras, em áreas que vão da infraestrutura à educação. Também conseguimos iniciativas de grande porte do setor privado, como o primeiro frigorífico industrial da Masterboi no Nordeste, que começou a funcionar em Canhotinh, e a nova fábrica de baldes plásticos da Fibrasa, em Abreu e Lima. Continuaremos investindo e captando empresas para trazer mais emprego e desenvolvimento para o Estado”, destaca o governador Paulo Câmara.
No acumulado do ano, de janeiro a julho, o saldo positivo na geração de empregos no Estado atingiu 15.600 profissionais. Para se ter uma ideia, no mês de julho de 2020, durante o auge da pandemia, Pernambuco gerou 5.425 empregos. Naquela época, havia um estoque de 1.143.978 postos de trabalho. Isso significa que, de lá para cá, o estoque de empregos formais aumentou 163.365, mesmo considerando o impacto imposto pelo isolamento social. “Em julho, todos os segmentos da economia tiveram resultados positivos em Pernambuco, com os primeiros lugares para a indústria (2.764), serviços (2.590), construção (1.679), comércio (1.067) e agropecuária (1.013). No mês passado, os municípios que mais se destacaram na geração de empregos foram Recife (2.389), Petrolina (1.133) e Cabo de Santo Agostinho (1.001). Este período marca o início do ciclo de sazonalidade positiva da geração de emprego no Estado, como mostra a série histórica”, frisou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.
O Novo Caged apresenta também números de Jovem Aprendiz. Foram 393 jovens contratados neste mês, 51 a mais do que em junho passado. De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista aumentou em julho de 2022, registrando saldo de 218.902 postos de trabalho. Esse resultado decorreu de 1.886.537 admissões e de 1.667.635 desligamentos. O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em julho de 2022 contabilizou 42.239.251 registros, o que representa uma variação positiva de 0,52% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi registrado saldo de 1.560.896 empregos, decorrente de 13.554.553 admissões e de 11.993.657 desligamentos (com ajustes até julho de 2022).
Adesivação em veículos na campanha exige cautela
Em outubro, os brasileiros têm um encontro marcado com as urnas eletrônicas para as Eleições 2022, quando votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O momento, agora, é de aquecimento nas campanhas eleitorais, e é comum que o número de veículos plotados – com adesivação na carroceria – aumente exponencialmente. No entanto, os proprietários precisam ficar atentos para não terem problemas ao precisarem acionar o Seguro Automóvel.
Segundo o Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), é importante que o segurado, antes de colocar qualquer propaganda ou realizar qualquer modificação em seu veículo, informe-se com o seu corretor de seguros sobre a política da sua seguradora, evitando mal-entendidos. “Cada empresa mantém os seus critérios próprios de análise de risco e aceitação com relação às modificações dos veículos, a exemplo da adesivação, muito comum durante a campanha eleitoral, observando principalmente a utilização do carro segurado para fins particulares ou profissionais”, explica Leandro Vasco, diretor do Sindsegnne.
Mas mesmo com os critérios específicos de cada seguradora, algumas diretrizes são comunse merecem atenção dos segurados. Uma delas diz respeito à adesivação total do veículo. “Quer seja para divulgação política ou para qualquer outro fim, a plotagem total do carro, impossibilitando a identificação da sua cor original, deve ser reportada não só à seguradora, mas também ao Detran do estado de origem do veículo, para que o CRLV seja regularizado para a cor fantasia”, explica Vasco, lembrando também que os danos causados aos adesivos, plotagens e envelopamentos, em geral, não têm cobertura por parte das seguradoras.
Além disso, se, para além do uso cotidiano particular, o veículo for utilizado ocasionalmente para atividade de campanha eleitoral como transporte de material, acoplagem de caixa de som para divulgação nas ruas, assessoria, entre outros, é preciso que seu uso seja modificado para comercial. Caso contrário, não haverá aceitação do seguro em caso de sinistro, podendo assim comprometer a indenização. Leandro Vasco lembra, ainda, que não serão cobertos pelas seguradoras os danos causados quando for comprovada a perturbação da ordem pública, atos de hostilidade, tumultos, motins, vandalismo, entre outros. “Indicamos sempre que o corretor do seguro seja avisado antecipadamente de qualquer mudança ou novo tipo de uso do veículo neste período eleitoral, seja qual for o percentual da adesivação ou plotagem desejada, para que verifique as regras da seguradora e faça os ajustes necessários na apólice”, finaliza o diretor.
Mercado de Artesanato de Itapissuma será reformado
O Mercado de Artesanato de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, será reformado. Nesta última segunda-feira (29), o Governo de Pernambuco autorizou, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, a abertura do processo de licitação para contratar a empresa responsável pelas obras. O valor estimado para realizar os serviços é de R$ 5 milhões. O projeto consiste na ampliação do mercado público e na requalificação dos boxes e restaurantes, incluindo a acessibilidade do píer, além de garantir sinalização, iluminação e outras melhorias. “Nós vamos ter condições de dar um espaço onde as pessoas possam trabalhar com dignidade, além de contribuir com o desenvolvimento do Litoral Norte”, destacou o governador Paulo Câmara. “Estamos muito felizes por dar início a esta fase decisiva para a reconstrução do Mercado de Artesanato de Itapissuma. O governador Paulo Câmara assinou a liberação do processo licitatório, que vai garantir a reconstrução da parte atingida pelo incêndio e também a requalificação de toda a área da caldeirada. Itapissuma vai ganhar um novo equipamento que beneficia não só o município, mas todo o turismo do Litoral Norte”, salientou a secretária estadual de Turismo e Lazer, Milu Megale.
Paulista realiza monitoramento de fragmentos de óleo nas praias
A Prefeitura do Paulista iniciou monitoramento de fragmentos de óleo, encontrados em trecho da Praia da Conceição. O produto químico, recolhido por funcionários do município será acondicionado para inspeção técnica. A ação é realizada em conjunto com a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (Sedurtma) e a secretaria de Obras e Serviços Públicos. Após comunicar o surgimento da mancha ao Governo do Estado, através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e Governo Federal, por meio da Marinha do Brasil, o município vai disponibilizar o disque 153 para a população também colaborar.
De acordo com o secretário da Sedurtma, Wandelson Santos, uma das hipóteses técnicas é que os fragmentos sejam resquícios das manchas que afetaram o Nordeste, em 2020.”Suspeitamos que o material estava preso nos arrecifes e com a mudança da maré, o produto chegou em terra firme”, disse Wandelson Santos, acompanhado do executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.
O diretor de Meio Ambiente da Sedurtma, Rômulo Ramos, e o técnico ambiental , Maurício Nogueira, acompanharam os trabalhos. “Identificamos alguns pontos e vamos manter essa fiscalização, assim também como outros municípios de todo o litoral estão fazendo. Sendo assim, contaremos com o apoio da população em informar outros trechos com as manchas pelo disque 153”, disse Maurício Nogueira.O secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas, e o superintendente de Limpeza Urbana, André Raposo, estiveram presentes.
Bicho-preguiça é resgatado por agentes da Guarda Municipal de Olinda
Agentes do Grupamento Ambiental da Cidade de Olinda – (GACO), ligado à Secretaria de Segurança Cidadã do município – resgataram, no último fim de semana, um bicho-preguiça. O Animal, nativo da Mata Atlântica, estava no quintal de uma residência na comunidade da Santa Casa, em Águas Compridas e foi levado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), que é ligado à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Lá, receberá os cuidados e, posteriormente, será reintrodução no ambiente natural.A gestão municipal tem se preocupado com as aparições de animais silvestres na cidade e por isso tem capacitado um número ainda maior de agentes da Guarda para atuar nesse tipo de trabalho. A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda orienta a população a não tentar capturar qualquer espécie de animal silvestre, muito menos maltratá-los. O secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas, e o superintendente de Limpeza Urbana, André Raposo, estiveram presentes. Bicho-preguiça é resgatado por agentes da Guarda Municipal de Olind. O GACO atende aos chamados pelo número da Central da Guarda Municipal: 3429 2947 ou ligando para o 99103 8432.
Ação educativa de trânsito movimenta interesse nas escolas

Leis de trânsito, autocuidado ao atravessar uma rua, respeitar a faixa de pedestre e conhecer a sala de videomonitoramento foram algumas das experiências que cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano do Educandário Anunciada Medeiros tiveram na manhã desta terça-feira (30.08). As atividades fazem parte de uma ação educativa de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda (SMOB), na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro.O circuito oferecido pelos agentes de trânsito aos estudantes tem três etapas. As motos, viaturas e reboque estavam no pátio da secretaria para que os meninos e meninas pudessem conhecer de perto esses veículos que são utilizados diariamente para monitoramento de condutores e até quando são acionados para alguma ocorrência. “É a primeira vez que vejo de perto as viaturas. Está sendo uma experiência muito boa pra mim. Eu subi na moto e ainda buzinei”, Caio Alberto, de 10 anos.
A professora do 5º ano, Nilbe Martins, se emocionou com o passeio e entende que essa atividade extra sala enriquece ainda mais o dia a dia dos alunos. “É muito interessante porque além deles conhecerem ainda mais sobre as leis de trânsito, tiram dúvidas com os agentes e ainda podem, no futuro, escolher essa profissão”, afirma a professora.Em outro ponto da SMOB, as crianças conheceram de perto as leis de trânsito. Eles pedalaram como se estivessem numa ciclovia. Tinha sinalização, semáforo, faixa de pedestre e até um guarda com apito. “Eu gostei, achei muito legal porque a gente anda de bicicleta e é um dos exercícios que mais gosto de fazer. E já sei andar de bicicleta sem rodinha”, Luane Faustino, de 7 anos.E por fim, os alunos ficaram eufóricos com a sala de videomonitoramento que é onde o agente de trânsito faz a fiscalização online. A ideia é fazer com que os alunos saibam que os motoristas estão sendo monitorados e podem ser multados se cometerem alguma infração no trânsito.
“As crianças interagem bastante, cada uma tem uma situação pra contar, seja do pai, seja de um familiar, então eles trazem o cotidiano deles para essa atividade. A gente entende que é muito enriquecedor pra criança, pra família, porque eles também repassam tudo que viram com a gente. Eles terminam sendo multiplicadores do conhecimento”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito em Olinda, Adriana Prado. As ações educativas também são realizadas em escolas municipais e particulares do município. As instituições interessadas devem solicitar o circuito através de ofício para a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda e será agendado de acordo com o cronograma da SMOB. Informações pelo telefone 9 9405-8700.
Amparo 60 traz Ascânio MMM ao Recife

Dia 8 de setembro, a Amparo 60 abre a exposição Geometria Oscilante, de Ascânio MMM. A mostra apresenta oito trabalhos recentes do artista, brasileiro, nascido em Portugal, e que vive no Rio de Janeiro desde 1959. A curadoria de Felipe Scovino.
Essa é a primeira mostra dele – que passou a fazer parte do casting da galeria em 2021 – em terras pernambucanas. “Eu me sinto como se a própria Janete Costa estivesse me trazendo para essa exposição no Recife”, revela Ascânio, contando um pouco da sua relação com a arquiteta, mãe da galerista Lúcia Costa Santos. “Conheci a Janete há muitos anos . Ela estava fazendo um hotel em Copacabana e escolheu uma escultura minha para colocar lá. Conheci o Burle Marx através dela”, lembra, ressaltando a amizade e parceria em trabalhos seguiram por muitos anos. “Eu conheço Ascânio há anos. Sempre quisemos trazê-lo para Amparo e agora esse momento chegou. É uma alegria ter um artista com uma bagagem tão consistente fazendo sua primeira mostra no Recife em nosso espaço”, destaca Lúcia Costa Santos.
Geometria Oscilante apresenta duas séries recentes do artista, de 2022, QuaCors e Prismas, cujo material base são perfis de alumínio. “As obras aqui expostas se baseiam na qualidade de serem cambiáveis, não correspondendo integralmente às premissas formalistas da escultura, especialmente por instaurarem a ideia de instabilidade”, escreve Scovino.Na primeira, o artista compõe obras bidimensionais, quadrados de dimensões diversas, de 70 x 70 a 1,20 x 1,20 metros, com os módulos de alumínio e faz uso das cores industriais para gerar suas figuras geométricas. Desse diálogo vem o nome da série, que une as sílabas QUA com COR. Em Prisma, ele passa a trabalhar em composições tridimensionais, montadas a partir dos perfis de alumínio. Segundo o curador, esses trabalhos reafirmam o compromisso do artista com as múltiplas possibilidades, fazendo da obra um campo aberto.
“As obras de Ascânio trazem essa ideia de participação. O público precisa se locomover, precisa observar a peça de vários ângulos, perceber suas possibilidades. Seja trabalhos em espaços públicos, em galerias, e até naquelas, como é o caso de Caixas (c. 1968-69), em que o espectador é convidado a mexer, mudar e recombinar o trabalho”, diz Scovino, destacando que o signo construtivo é o principal objeto de estudo do artista. Ele faz parte da geração que se segue ao Neo Concretismo ( 1959-1961), e sua formação se deu “vendo uma diversidade de associações metafóricas abrangendo arte, corpo e arquitetura”, pontua Scovino em seu texto curatorial. A questão construtiva, a chamada “vontade construtiva”, está no cerne de sua poética. O próprio artista ressalta que suas obras são construídas dentro do ateliê, parafuso por parafuso. O seu interesse não está apenas no objeto finalizado, mas no processo, na construção do mesmo. “A composição do objeto é um percurso, existe todo um processo por trás, que acontece no meu ateliê, onde eu acompanho todo esse desenvolvimento”, diz Ascânio.
O artista se lança a uma investigação sobre as formas geométricas e sobre a arquitetura – o índice arquitetônico de seus trabalhos é evidente e tem uma razão de ser. Ao chegar ao Brasil, no final da década de 1950, Ascânio mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje, com o objetivo de ingressar no curso de arquitetura. Enquanto aguardava a entrada na universidade, passa a frequentar a Escola de Belas Artes e começa a adentrar neste universo. Foi neste período, como conta o artista, que ele entrou pela primeira vez no Museu Nacional de Belas Artes. Nessas visitas passou a ter contato com obras de peso, como as de Franz Weissmann. “Fui fisgado, mordido pela escultura”, conta. Formado em arquitetura, o artista passa a conciliar as atividades. Todo o repertório adquirido ao longo de sua formação universitária é também empregado em seu s trabalhos artísticos. Ele traz elementos da cidade, materiais da construção civil (como madeira, alumínio…) para dentro da obra.
“Ascânio pensa os seus módulos de madeira – e, mais recentemente, de alumínio – como forças ativas que desencadeiam não só metáforas acerca do corpo mas ativam, na práxis, o corpo do espectador. Suas obras não se pautam numa discussão sobre massa ou volume; são translúcidas porque querem, exatamente, criar agenciamentos, embates e encontros entre elas e o corpo do espectador. Querem ser atravessadas, tocadas, usadas assim como desejam ser percebidas como projeções virtuais no espaço”, sintetiza Scovino.
Geometria Oscilante – Ascânio MMM
Curadoria: Felipe Scovino
Dia 8 de setembro, aberto ao público a partir das 19h
Visitação: De 9 de setembro até 16 de outubro; segunda a sexta, das 10h às 19h;
Sábados das 10h às 15h
Galeria Amparo 60 – No 3º andar da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-170)
Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br