Compesa alerta sobre abastecimento de água em Porto de Galinhas e Muro Alto
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou neste sábado (28) um comunicado sobre o abastecimento de água nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, além das praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, na região metropolitana do Recife.
De acordo com a companhia, a situação é classificada como de “alerta” e requer “controle máximo” devido aos baixos níveis de armazenamento das barragens de Bita e Utinga, que são responsáveis pelo abastecimento da área.
A Compesa orienta os moradores e comerciantes locais a utilizarem a água de forma consciente, especialmente em Muro Alto e Porto de Galinhas, destinos turísticos que recebem grande fluxo de visitantes nesta época do ano.
A companhia informou também que, antevendo o período mais crítico das ocupação das praias da região, reativou a captação feita no Rio Ipojuca para irrigar e aumentar o nível de armazenamento da Barragem de Bita, mas com a velocidade de redução dos níveis de armazenamento, foi necessária a adoção de um plano de contingência, em caráter de urgência, para administrar os volumes de água armazenados, para evitar eventual colapso na região.
Nesta segunda (30), a companhia vai informar os calendários emergenciais de abastecimento que entram em vigor a partir da sexta (1º).
Redação com JC Foto: divulgação/Prefeitura do Ipojuca
e-mail: redacao@blogdellas.com.br