Como afastar a culpa de que é preciso “dar conta de tudo”
A necessidade de empoderamento econômico das mulheres em um mercado de trabalho em acelerada transição tem sido um tema constante da agenda político-social do país. Segundo o Relatório de Empreendedorismo no Brasil 2020 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, quase 55% das mulheres tiveram que recorrer ao empreendedorismo por não encontrar outro meio para ter uma renda.
Após dois anos de pandemia, o contexto global é ainda mais desafiador, e a rotina de sobrecargas só aumenta. Esse tipo de pressão psicológica acaba por transformar um motivo positivo, que é o de conquistar a tão sonhada produtividade e organização da rotina, em fonte de frustração e mais procrastinação das atividades cotidianas.
Afinal, como destravar a produtividade e evitar que uma carga extra de obrigações atrapalhe seu desempenho profissional e atingimento de metas pessoais? Mentora de mulheres que empreendem ou desejam mudar o rumo de sua jornada, a pernambucana Cynthia Morato, que é formada em coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), lista cinco dicas que podem afastar a insegurança de quem decidiu deixar a procrastinação em nome de uma rotina mais sustentável.
Esqueça a máxima de que “é preciso dar conta de tudo”. Além de irreal, esse tipo de cobrança gera frustração e acaba com sua saúde mental. Principalmente em um momento tão delicado, de convivência com a Covid e transformação das relações interpessoais;
Tenha visão estratégica para atingir objetivos, estipulando prazos para o cumprimento delas – que tal fazer uma planilha e determinar datas possíveis para alcançá-las? Podem ser daqui a semanas, meses ou até anos;
Todo mundo tem um “horário inabalável” – aquele momento em que se concentra melhor e consegue garantir mais entregas. Encontre qual o seu momento e divida a tarefa mais importante da sua semana naquele período de tempo. Assim, é possível garantir a conclusão de metas mais difíceis;
É preciso aceitar sua realidade possível e trabalhar a gestão emocional, dividindo seus principais objetivos em etapas. Curta o processo, ninguém consegue “chegar lá” de outra forma;
Para crescer e se tornar produtivo, aposte na seguinte sequência: autoconhecimento, planejamento e ação. Não existe fórmula mágica, e sim resiliência, reconhecimento dos seus sabotadores e de suas forças.
SOBRE A MENTORA CYNTHIA MORATO
A pernambucana Cynthia Morato, 41, é mentora de produtividade para mulheres empreendedoras e terapeuta com foco em oráculos divinatórios. Seu propósito é ativar a coragem de mulheres que precisam parar de procrastinar no seu negócio e ter uma produtividade com (c)ALMA.
Formada em coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), é mentora com certificado internacional pelo Global Mentoring Group e possui formação em Hipnose Clínica pelo Instituto Lucas Naves, entidade também com reconhecimento internacional.
Graduada em Jornalismo e Direito, Cynthia Morato é analista comportamental e leader coach e tem certificado em PNL iniciante e avançado, com dezenas de horas de treinamento em Inteligência Emocional.
Até momento, já realizou mais de 300 horas de atendimento individual, presencial e online, além de palestras nas áreas de desenvolvimento pessoal, planejamento e produtividade.
Foto: Google Imagem
Redação do Blog Dellas (blogdellas.com.br) com a BSCPro! Comunicação Estratégica .WhatsApp: (81) 9 8180-2780