Comercio animado: Nova Rodada de Negócios da Moda PE deve gerar 20 milhões em venda

 

Consolidando-se cada vez mais como um evento impulsor do setor têxtil e de confecções do Estado, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP) chega a sua 34ª edição. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae estão nos ajustes para o evento, dias 3, 4 e 5 de agosto, no Polo Caruaru. Na última edição, a rodada superou em 95% a edição anterior, o que faz crescer a expectativa para a nova, em que se espera gerar 20 milhões em vendas. O evento se destaca pelas ações que favorecem o ambiente de negócios compradores e vendedores de todo o país.

A iniciativa tem papel fundamental no contexto de retomada econômica, principalmente neste cenário em que a inflação tem afetado os setores de roupas e calçados. Tendo em vista essa circunstância, a RNMP atua diretamente na movimentação do mercado, realizando, anualmente, dois eventos presenciais. Este ano serão 130 expositores e um total de 500 compradores vindos de todas as regiões do País.

“A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana é a principal vitrine da moda do Estado , inserindo mais de 120 marcas, que expõem suas coleções para o varejo de moda nacional. Evento consolidado no calendário de moda nacional, a RNMP tem sido o principal indutor para as empresas locais no acesso a novos e estruturados mercados”, explica o coordenador do evento, Wamberto Barbosa.

Com o objetivo de incentivar o acesso ao mercado nacional de forma organizada e fortalecer a competitividade, a 34ª RNMP vai contar com uma estrutura de seis mil metros quadrados no Polo Caruaru. Os stands, por segmentos, também estarão divididos por perfis, sendo eles: Stand Tradicional, PE que Cresce e Ala InoveTEX. Cada perfil vai atender um público específico voltado para sua área de atuação. A Ala InoveTEX é destinada aos fornecedores da cadeia têxtil, levando novidades em tecidos, tecnologia, energia solar, embalagens e outros. Já o perfil PE que Cresce, é voltado para micro e pequenas empresas, em que os expositores podem exibir os produtos em uma versão compacta dos stands tradicionais, adquiridos por um valor equivalente ao porte do negócio.

A presidente da Acic, Ivania Porto, explica que o setor têxtil está vivendo um momento delicado e a RNMP é uma oportunidade de fortalecer e impulsionar as empresas. “São iniciativas como essas que ajudam a estimular o segmento para que os empresários possam continuar ativos no mercado. O evento se torna ainda mais fortalecido a partir das capacitações proporcionadas pelo Sebrae, que elevam os conhecimentos de empresários e empresárias do setor, podendo, assim, trazer atualizações e estratégias modernas que agregam aos negócios. Estamos muito ansiosos para a realização de mais uma edição que promete trazer muitas novidades para a moda”, ressalta.

Para o Sebrae, correalizador do evento, a Rodada de Negócios é muito mais do que um canal de comercialização de produtos. “A RNMP é, além de um dos principais canais de comercialização do setor têxtil, uma apresentação do produto pernambucano para o Brasil. Um dos nossos objetivos, enquanto correalizadores do evento, é desmistificar a qualidade do nosso produto, apresentando nossas produções. Algumas empresas se preocupam em desenvolver novas coleções e produtos para apresentar a estes compradores vindos de várias regiões do Brasil. Posso dizer que a RNMP é um evento único, que tem diversas facetas, um evento rico e completo que integra diversas estratégias”, enfatiza o gestor de projetos da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Gilson Gonçalves.

Desde a 33ª RNMP, o evento conta com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que leva empresas que já participaram do evento. Nesta edição, o projeto vai levar dez empresas que passaram por uma capacitação especializada. “Nessa edição nós vamos levar dez empresas que passam dez meses numa capacitação de produto, produção entre várias outras consultorias profissionais e empresariais. Essas empresas, então, participam na Rodada com maturidade e uma estrutura muito mais robusta. Através da parceria da Prefeitura Municipal de Caruaru, Sebrae, com a Acic e Armazém da Criatividade, temos o objetivo de auxiliar várias empresas para que elas consigam vender mais, e também gerar mais emprego e renda para o município de Caruaru”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho.

Dia dos Avós: com dicas, médico ressalta a importância do cuidado com os idosos

 

Comemorado todos os anos em 26 de Julho, o Dia dos Avós sempre traz à tona o cuidado que se deve ter com as pessoas da boa idade, que estão em diversas famílias e precisam de mais atenção em todos os aspectos, principalmente no quesito saúde, com alguns fatores necessários a serem seguidos, como explica o clínico geral credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, João André Sampaio.“Para se ter a saúde em dia é preciso ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas, cuidar da mente e do corpo, fazer acompanhamento médico regular e exames periódicos, além de ter uma boa comunicação e vivência com a família e amigos, apreciar a natureza, viajar e fazer novas amizades”, destaca o médico.

Ele orienta ainda sobre os cuidados que os próprios idosos devem ter no dia a dia. “Não fumar, não esquecer de beber água, não tomar remédios por conta própria e não esquecer de tomá-los em dia, não ficar muito tempo deitado, não se isolar, ocupar a mente com coisas boas e não deixar de se comunicar”, destaca.Por fim, outro ponto enfatizado pelo clínico geral é sobre quais os cuidados que as pessoas que convivem com idosos diariamente precisam ter, para propiciar uma vida com saúde e bem-estar para eles. “É preciso ter atenção com os horários alimentares, medicamentos, o dormir bem ; ter uma casa arejada, bem iluminada, sem tapetes ou objetos pequenos que possam provocar quedas; evitar escadas e isolamento”, conclui.

Idosos da comunidade de V8 ganham agenda com oficinas manuais com argila

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, em parceria com o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Comunidade V8, vai oferecer, a partir desta sexta (29), uma oficina com serviço de convivência aos idosos, na Comunidade do V8, no bairro do Varadouro. O espaço já é conhecido por realizar atendimentos em grupo que estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. A iniciativa é destinada aos idosos e oferece diversas atividades e trabalhos manuais, como oficinas de barro, crochê e tricô, pintura e música. “Como nesta semana temos o Dia dos Avós (26 ), convidamos o Mestre Nado, patrimônio vivo de Pernambuco, para participar da oficina com a educadora Sara Cordeiro. Mestre Nado é avô e já passa o seu legado para os próprios netos”, explica a Socióloga e Técnica Monitora do Serviço de Convivência, Eva May Fellows. As atividades devem acontecer a cada 15 dias. “Como esta semana é inaugural, a demanda será espontânea para os idosos . Interessados em podem procurar o CRAS 8 e atualizar o Cadastro Único”, explica Eva.O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Comunidade do V8, no Varadouro, foi inaugurado em abril e atende famílias das comunidades vizinhas de Amaro Branco, Amparo, Bonsucesso, Carmo, Guadalupe, Monte e Santa Tereza. A casa fortalece as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Paulista estende vacinação contra a Covid desta última segunda (25) até sábado (30).

A imunização segue no município sem grandes esforços para o agendamento, sendo preciso apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar os seguintes documentos: CPF, documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão de vacina. Para os profissionais de saúde, também é necessário apresentar o comprovante de vínculo de trabalho, além da documentação mencionada. No início do mês, o polo da SURJAP passou a acontecer na Câmara de Vereadores da Cidade do Paulista, das 9h às 16h. Importante se informar sobre a programação nos polos fixos.

Ainda em Paulista: Uma das maiores praças do Paulista, a Emílio Russel, no bairro de Maranguape I, passa por uma ampla revitalização. O logradouro conta com uma área de aproximadamente 12.430 m². A iniciativa faz parte do Programa Acelera Paulista (PAP), definido pelo prefeito Yves Ribeiro no plano de governo do município. O local terá uma moderna fonte interativa, iluminação de LED, anfiteatro a céu aberto, espaços de convivência arborizados, pista de cooper sinalizada e acessível, pontos estratégicos de bicicletários, recuperação do gradil, bateria de banheiros e quadra com arquibancada. O projeto contempla ainda quadra de vôlei de areia, playground com brinquedos integrados acessíveis para pessoa com deficiência (PCD), carramanchão com mesas de jogos de tabuleiros, concreto de piso pigmentado em cor e vestuário, passeios em piso intertravado, espaço para atividades físicas (musculação), recuperação da pista de skate e um setor para cães. Pensando na preservação do meio ambiente, serão plantadas 70 mudas das espécies de ipê amarelo, jacarandá e palmeira imperial. Nenhuma árvore já existente no espaço será retirada. “O ambiente vai ficar ainda mais arborizado, trazendo uma mensagem de consciência ambiental”, disse o secretário de Infraestrutura, Lídio Valença.

“As pessoas vão se divertir com a nova estrutura. Ao pisar no espaço da fonte interativa, irão ressurgir vários chafarizes ao mesmo tempo, refrescando as pessoas do calor e deixando o ambiente bem descontraído”, acrescentou.

Governo do Estado autoriza obras de restauração da PE-187

O Governo de Pernambuco anunciou um pacote de investimentos para Palmeirina e Angelim. Reforçando as melhorias na malha viária do Estado, o governador Paulo Câmara autorizou a contratação do projeto e posterior execução das obras de restauração da PE-187, a partir do entroncamento da PE-177, em Angelim, até a ligação com a cidade vizinha de Palmeirina. A iniciativa conta com investimentos de R$ 28,8 milhões, entre projetos e obras, e beneficiará mais de 18 mil moradores. “Anunciamos a restauração dessa importante estrada, que necessita de um olhar especial e estará pronta logo em breve. Também estamos buscando, junto com o prefeito de Angelim e a prefeita de Palmeirina, fazer obras de estruturação dentro dessas cidades, importantes para o futuro do Estado”, destacou Paulo Câmara.

Em visita a Palmeirina, o governador liberou recursos para políticas de fortalecimento da rede de saúde, além do repasse de R$ 60 mil para manutenção do Centro de Referência em Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Ainda destinou R$ 12 mil para custear Benefícios Eventuais e R$ 194 mil para implantar uma cozinha comunitária, com autorização para entrega dos kits do Programa PE que Alimenta. Também anunciou a licitação paraa nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio, Regina Pacis, no valor de R$ 11 milhões.

Foram designado R$ 1,6 milhão para pavimentar diversas ruas do município, R$ 176 mil para requalificar a Praça Central, R$ 344 mil para a requalificação do açougue municipal e R$ 170 mil para a limpeza de açudes e barreiros. Na área da educação, foi assinada ordem de serviço para erguer uma quadra coberta na EREM Azarias Salgado, orçada em aproximadamente R$ 1 milhão. Por meio de convênio entre a Prefeitura de Angelim e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, foi liberado um investimento de mais de R$ 1,3 milhão para reformar e ampliar a Escola Municipal Miguel Borba.

Contemplando a área da assistência social, foram asseguradas verbas para manutenção do Cras e Creas, pagamento de Benefício Eventual e implantação de uma cozinha comunitária. Também liberados recursos para fortalecer a rede de saúde e autorizada a implantação de uma Central de Oportunidades de Pernambuco. Ainda em Angelim, o governador autorizou a licitação para pavimentação de ruas do município (R$ 2,1 milhões), a construção do pórtico na entrada da cidade (R$ 395 mil) e serviços de hora máquina para a limpeza de barreiros e açudes (R$ 125 mil).E liberada ordem de serviço que visa a implantar a adutora de abastecimento de água nas comunidades rurais.

Crédito Popular atinge R$ 64,3 milhões em desembolsos

 

O Crédito Popular, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, atingiu 64,3 milhões em desembolsos, desde que foi criado, em outubro de 2019, até junho de 2022, beneficiando 34.110 micro e pequenos empreendedores e empreendedoras. O programa de microcrédito produtivo orientado vem se consolidando como uma importante política de inclusão socioprodutiva e já alcança 177 dos 184 municípios do Estado. O valor do financiamento pelo Crédito Popular pode chegar a R$ 5 mil, com taxa de juros prefixados de apenas 0,50% para as parcelas pagas em dia, bastante competitiva em relação ao que o mercado oferece. O prazo é de 14 meses, com dois meses de carência, podendo ser contratado tanto na modalidade individual, com avalista, quanto em grupo solidário de três a cinco pessoas.

Em junho, a AGE liberou R$ 2,6 milhões em financiamentos, dos quais R$ 2,3 milhões foram no segmento de microcrédito, beneficiando 1.025 micro e pequenos negócios. De janeiro a junho, o volume contratado alcança R$ 14,8 milhões para 5.738 beneficiários (as), entre operações de microcrédito e operações especiais.“Esses recursos têm sido fundamentais para a manutenção da ocupação e da renda em Pernambuco. Nossa meta é levar essa oportunidade aos 184 municípios do Estado”, afirma o diretor de Operações da AGE, Edilberto Xavier. Este programa atende, principalmente, empreendedores e empreendedoras informais e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Xavier lembra que o crédito é um remédio que precisa ser utilizado na dose certa para não comprometer ainda mais a saúde financeira do empreendedor ou empreendedora. “Os pequenos negócios têm sido os mais afetados pela crise econômica e muitos têm tido dificuldade em honrar seus compromissos”, comenta , destacando a importância das renegociações de dívidas como forma de apoiar a recuperação dos pequenos negócios. A inadimplência da carteira de crédito da AGE atinge atualmente 16,2%, principalmente nas operações de microcrédito, uma realidade semelhante a outras agências de fomento do país .

Operação Castramóvel chega em Ouro Preto

O projeto Castramóvel é oportuno e deve ser mantido. Pioneiro no município de Olinda, ele chega nesta terça-feira (26), na Praça do Vôlei, em Ouro Preto. O veículo chega no bairro às 8h e fica até as 17h. No local, também será ofertada a vacinação antirrábica para cães e gatos do município. O serviço terá avaliação clínica e castração para cães e gatos e é gratuito. O animal precisa estar em jejum de 8h para estar apto à castração. Antes da cirurgia, o tutor é orientado sobre o processo de recuperação e o animal passa por uma consulta clínica.

Benefícios de contribuir com o INSS Individual e Facultativo

 

Assim como os profissionais com carteira assinada, os trabalhadores autônomos também podem contribuir com o INSS, assegurando todos os direitos previdenciários, inclusive a aposentadoria. Essa contribuição pode ser feita através da GPS (Guia da Previdência Social), mais conhecida como carnê do INSS.

O profissional autônomo pode contribuir em duas alíquotas diferentes: Código 1007, pagando 20% do salário, limitado ao teto da previdência deste ano de R$7.087,22. Ao se aposentar, o trabalhador tem direito a um benefício maior que um salário mínimo. Código 1163, com 11% do salário mínimo. Nesse caso, o benefício da aposentadoria é igual a um salário mínimo e o trabalhador não poderá se aposentar por tempo de contribuição, apenas por idade mínima.

A Previdência Social funciona como um seguro. Além da aposentadoria, ela assegura o trabalhador em diversas circunstâncias. “O contribuinte fica resguardado para se aposentar no futuro, e numa eventual incapacidade temporária ou definitiva para o trabalho ele fará jus ao benefício do INSS, seja auxílio doença ou auxílio acidente, ele fica coberto”, explica o advogado previdenciário Elizeu Leite. Ainda em caso de óbito, os dependentes do contribuinte têm direito à pensão por morte. Para o profissional autônomo que opta pela alíquota de 20%, o benefício da aposentadoria será calculado a partir de uma média ao longo dos anos de contribuição com a previdência, portanto, o pagamento da GPS deve ser feito proporcionalmente à renda mensal. Elizeu Leite explica que, se escolhida a alíquota de 11%, o trabalhador autônomo pode completar os 9% restantes, caso deseje se aposentar por idade.

Contribuição facultativa: Muito se confunde a contribuição autônoma com a contribuição facultativa. Esta pode ser realizada por indivíduos que não exercem nenhuma atividade laborativa mas desejam gozar dos benefícios da previdência, como donas de casa ou estudantes. Para esta modalidade, ainda existe a contribuição baixa renda, de apenas 5% sobre o salário mínimo, disponível para quem tem registro no CadÚnico. O código é 1929. Para contribuir na alíquota de 20% o código é 1406, e da ne 11% é 1473.O contribuinte facultativo, como o nome indica, não tem obrigação, entretanto, o INSS é uma garantia de conforto e segurança em casos de doenças ou morte, ainda assegurando a aposentadoria.

Como se cadastrar:Para começar a contribuir, seja como autônomo ou facultativo, basta acessar o site do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br) e gerar a Guia da Previdência Social ou adquirir o carnê físico nas bancas de revistas ou livrarias que disponibilizam.É de extrema importância que a contribuição com a previdência seja feita de forma constante. Enquanto profissional autônomo, se o pagamento estiver suspenso por três anos ou mais, em caso de acidentes, doenças ou morte, não existe mais o direito ao seguro. Para os contribuintes facultativos, esse prazo é de seis meses. “É importante manter as contribuições para poder usufruir de todos os benefícios, seja na alíquota de 20, de 11 ou de 5, o importante é contribuir”, conclui o advogado.

Redação com assessorias e veículos – Fotos-Divulgação.

Compartilhar