Começa campanha de Rádio e TV
com poder para definir 1.o turno
Começa esta sexta a campanha propriamente dita com a propaganda de Rádio e TV. Este ano, com a profusão de candidaturas a governador e senador, foi impossível até o momento prever quais os candidatos podem ir para o segundo turno. Somente Marília Arraes se destaca desde o início onde permanece com cerca de 30% das intenções de voto. Na propaganda, além de candidatos privilegiados no tempo de exibição vai valer também o discurso de cada um, a imagem que vão poder transmitir para os eleitores e a habilidade para usar bem as inserções (comerciais) que vão ao ar ao longo da programação.
O candidato mais desafiado a crescer a partir de agora é o da Frente Popular, Danilo Cabral. Ocupando o quinto lugar na maioria das pesquisas, Danilo aposta firmemente na possibilidade de exibir a imagem de Lula pedindo votos para ele e conseguir empatar ou virar o jogo. Com 4m22seg (42% do tempo) ele deseja mostrar ao eleitor que não é a candidata Marília Arraes (Solidariedade) que tem o apoio do ex-presidente, mas ele. Outro candidato desafiado é Miguel Coelho (União Brasil) com o segundo maior tempo – 2m13seg – e que está precisando mostrar capacidade de crescer além dos limites do interior.
Raquel Lyra(PSDB) e Anderson Ferreira(PL), com empate numérico na ultima pesquisa, são os que têm menos tempo de TV (49 e 44 segundos, respectivamente). Anderson vai maximizar o apoio do presidente Bolsonaro para conseguir todos os votos bolsonaristas. Marília tem o terceiro maior tempo – 1m09seg – e pretende, segundo um assessor direto, ampliar suas intenções de voto, mesmo sabendo que como líder deve ser criticada por todos os demais, sobretudo por Danilo. Dadas as cartas, agora é pagar pra ver.
Debate entre candidatos hoje em Caruaru
Esta sexta às 9 horas os candidatos a governador participam de debate realizado pela Rádio Liberdade, de Caruaru. O primeiro desta campanha transmitido por um órgão de comunicação. O primeiro previsto por outra emissora caruaruense foi cancelado porque Marília e Anderson informaram não poder comparecer. No de hoje todos confirmaram presença.
Diminui diferença entre Lula e Bolsonaro
Duas pesquisas nacionais divulgadas esta quinta-feira apresentaram os dois principais candidatos a presidente, Lula e Jair Bolsonaro com 8 por cento de diferença nas intenções de voto. A pesquisa Atlasintel divulgou que Lula tem 46,7% das intenções de voto e Bolsonaro 38,6%. Ciro tem 6,4% e Simone Tebet 3,6%. A outra pesquisa foi da Exame-Ideia e mostra Lula com 44%, Bolsonaro com 36%, Ciro com 9% e Simone Tebet com 4%.
Recorde em denuncias
Pernambuco atingiu o recorde nacional em denuncias de irregularidades na propaganda eleitoral através do app Pardal, da Justiça Eleitoral. Até esta quinta-feira 256 pessoas enviaram à justiça fotos e vídeos de abuso dos candidatos na eleição deste ano no estado. No Recife foram denunciados 110 casos, no Cabo de Santo Agostinho 43, em Olinda 14 mesmo número de Jaboatão, Camaragibe e Caruaru. Em São Paulo as denuncias somaram 245 no mesmo período e em Minas 191.
Saiu pesquisa Simplex/CBN
Para governador Marília tem 24,1%, Anderson 12%, Raquel. 9,4% , Miguel 8,6% e Danilo 7,5%. Para o senado Teresa está com 12,5%, Gilson com 9,9%, André de Paula tem 5,1% e Guilherme tem 4,3%. Para presidente Lula tem 49,5%, Bolsonaro 26,8%, Ciro 3% e Simone Tebet O,9 %.
Perguntar não ofende: Danilo vai conseguir na TV convencer a população de que é o candidato de Lula no estado?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com