Notícias

Com muita polêmica e ainda pouco para mostrar Lula vê sua popularidade cair

O Governo do presidente Lula, que tem enfrentado turbulências no relacionamento com o Congresso e tem pouco ainda para mostrar, embora a economia comece a dar sinais de reação, começa a observar quedas no índice de avaliação em todo o país. Inclusive no Nordeste onde, segundo a pesquisa Ipec , divulgada esta sexta pelo jornal O Globo,a avaliação positiva do Governo caiu 10% de abril para cá. Antes, 55% dos nordestinos classificam o terceiro mandato de Lula como “ótimo e bom” e agora o percentual é de 45%. No Brasil como um todo, IPEC demonstra que , os índices de “ótimo e bom” caíram de 41% em março para 37% em maio. Já os índices de “ruim e péssimo” subiram de 24% para 28%, no mesmo período.

Os números gerais do Ipec não são exatamente os mesmos do Paraná pesquisas. No Paraná, na média das pesquisas feitas em 20 grandes cidades brasileiras de março para cá Lula tem 40,3% de “ótimo e bom” e 35,4% de “ruim e péssimo”. As duas amostragens, no que se refere ao país, mostram o presidente em situação dificil com os números “ruim e péssimo” se aproximando cada vez mais dos de “ótimo e bom”. Os analistas de pesquisa entendem que o correto é comparar a avaliação positiva com a negativa. O “regular”, também medido pelos dois institutos, só é considerado real quando vem com o “regular positivo”e o “regular negativo”, o que não aconteceu nessas amostragens.

O Paraná mostra Lula mais mal avaliado nas capitais do Sul e Sudeste do que nas demais regiões. No Rio ele tem 37,9% de “bom e ótimo” e 38,6% de “ruim e péssimo”, em São Paulo o “bom e ótimo” registra 40,4% e o “ruim e péssimo” 30,7%. Em Belo Horizonte a avaliação positiva é de 37,3% e a negativa de 35,6%. No Recife , 48,7% avaliam positivamente o Governo e 27,5% negativamente. Em Fortaleza o positivo soma 55,9% e o negativo 20,4%( o melhor resultado das capitais). Em Salvador 53,2% dizem que o Governo é “ótimo ou bom”e 22,2% que é “ruim e péssimo”.

Redação blogdellas- Foto: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *