Notícias

Com ajuda do PL e da Federação PT/PCdoB/PV Raquel elege presidentes das comissões da Alepe

A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause vararam a madrugada esta terça-feira para conseguir vencer uma manobra da Oposição que ameaçava assumir as três principais comissões da Alepe – Justiça, Finanças e Administração. A governadora ao telefone e Priscila pessoalmente conseguiram que o PL tirasse das três comissões o deputado Alberto Feitosa, que estava sendo considerado “o pomo da discórdia”, ao se unir ao PSB nas três comissões, e substituí-lo por Renato Antunes, comprometido com o Governo. O resultado é que acabaram sendo eleitos, por unanimidade, os deputados Antonio Moraes (PP) presidente da Comissão de Justiça), Débora Almeida(PSDB) de Finanças e Joaquim Lira (Federação PT/PCdoB/PV) de Administração.

“Foi uma verdadeira noite de São Bartolomeu” – comentou o deputado Francismar Pontes(PSB) sobre o que aconteceu nos bastidores. No dia anterior, segunda, a articulação de Feitosa que envolveu PSB, União Brasil e até a Federação do PT por um triz não fez a Oposição assumir as três comissões. Não fosse a decisão de tirar a deputada Débora Almeida da Comissão de Justiça, quebrando o quórum para deliberação, os eleitos seriam o deputado João Paulo(PT) em Justiça, Antonio Coelho (União Brasil) em Finanças e Alberto Feitosa(PL) em Administração. Mas a oposição também teve sua noite de São Bartolomeu da noite de domingo para a madrugada de segunda quando até a presidente do PT Gleisi Hoffmann entrou no circuito para que João Paulo disputasse a comissão de Justiça.

Wal reage e Dani Portela critica PT

No encontro desta terça-feira da Comissão de Justiça houve reação. O deputado Waldemar Borges disse que o Governo “agiu com intransigência, visão equivocada e falta de capacidade de diálogo” em todo o episódio, ao vetar um acordo feito na Alepe por todos os líderes de partido em que o Governo ficaria com as Comissões de Justiça e Finanças e o PSB com a Comissão de Administração. E adiantou: “falavam que o PSB agia com arrogância na Alepe mas enquanto fomos Governo nunca ocupamos à presidência da Alepe, quando tínhamos a grande maioria dos deputados, e nem se cogitou em tirar da presidência desta comissão a atual governadora quando rompeu com o partido por causa da Prefeitura de Caruaru. Diante do que foi feito aqui hoje o PSB está no Jardim da Infância. A oposição já desmontou o palanque há muito tempo mas o Palácio mantém o seu armado”.

A líder da Oposiçao, deputada Dani Portela (PSOL) também reclamou do que chamou de “falta de diálogo” mas carregou suas baterias também sobre o PL que tirou Feitosa para colocar Renato Antunes e disse que é preciso definir “o que é essa bancada independente”, referindo-se ao PL e à Federação PT/PCdoB/PV adiantando “para mim esta bancada independente é bastante governista”. Referindo-se apenas à Federação disse vai “acompanhar o posicionamento dela daqui pra frente”. O deputado João Paulo, que presidia a reunião, tomou as dores e disse que Dani o conhece há muito tempo para lhe fazer essas críticas. Reafirmou que é oposição mas que a Federação é um colegiado de partidos e nem sempre o que defende é comum a todos. Explicou que fora procurado para se candidatar a presidente da Comissão de Justiça mas que antes a Federação tinha assumido um compromisso de ficar com Administração, através do deputado Joaquim Lira(PV).

Os negociadores

Na verdade, em todo o episódio o PP foi um partido que se manteve fiel ao Governo o tempo todo através do líder Kaio Maniçoba e do deputado Antonio Moraes. Ontem na Alepe, deputados reconheciam que Kaio foi fundamental nas negociações e Antonio foi elogiado com entusiasmo pelo deputado Waldemar Borges(PSB) que declarou voto nele lembrando que o mesmo sempre agiu, como membro da Comissão de Justiça “com correção, decência, lujcidez e compromisso”. Falou que apesar de discordar ao processo não poderia negar seu voto a Antonio Moraes. O deputado também ouviu elogios da deputada Dani Portela.

Foram eleitos para vice-presidentes das três comissões o deputado Romero Albuquerque(União Brasil) de Justiça, Lula Cabral (Solidariedade) de Finanças e Renato Antunes (PL) de Adminustração.

Redação blogdellas – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *