Giro Político

Coluna política desta segunda-feira

 

Marília diz não ao PT e quer ser governadora

 

Algo de que já se desconfiava durante a semana passada, quando a deputada federal Marília Arraes amiudou os contatos com políticos de diversos partidos, pode estar para acontecer. Ao falar em armar um segundo palanque para Lula, Marília deseja na verdade ser candidata a governadora e se unir a partidos de oposição para tentar derrotar o PSB.

 

A nota dura que ela enviou ao Blog de Jamildo em resposta à reunião do PT estadual que decidiu indicar seu nome como candidata ao senado pela frente popular é um sinal de que a decisão de sair do PT está tomada, como ela informou ao deputado federal Sílvio Costa Filho, do Republicanos, na tarde deste domingo.

 

Ao afirmar – “não autorizei que envolvessem meu nome em qualquer negociação nem que agissem como se fossem donos do meu destino”- Marilia deixou claro que não deseja mais conversar com o PT. Ela nem compareceu à reunião petista, embora tenha sido convidada, e enviou seu chefe de gabinete Vitor Fialho para representá-la. E certamente que respondendo ao PT que no encontro colocou como condição de apoio que ela defendesse os governos socialista, relembrou que em 2018 o PT e o PSB impediram sua candidatura ao governo e concluiu: “em 2020 o PT fez de tudo para inviabilizar minha campanha no Recife”.

 

Na mesa com Lula

Mesmo longe do PT, Marília se encontra com Lula em São Paulo esta segunda-feira para discutir com ele o quadro político. Quando qualquer petista anuncia encontro com Lula se depreende que depois vai sair dizendo que atendeu aos apelos do líder para fazer isso ou aquilo. Acontece que a essa altura companheiros petistas da deputada não acham que Lula possa demovê-la se ela realmente tiver tomado a decisão de sair como imaginam.

 

Palanque Dois

Marília vai tentar “vender” a Lula a ideia de um segundo palanque. Seu objetivo seria mesmo ser candidata ao governo e atrair a prefeita Raquel Lyra e o prefeito Miguel Coelho para o seu lado. No caso de Raquel, para disputar o senado, no de Miguel, para disputar a vice, já que ele não tem idade para ser senador. Só precisa combinar com os russos pois não se sabe até que ponto um ou outro venha a atender a este canto da sereia mas não deixa de ser atraente para Miguel e Raquel subir em um palanque para tentar derrotar o PSB estadual com o apoio de Marília, afinal eles têm feito duras declarações contra o partido, ao qual já pertenceram.

 

 

Anderson fora

Se a equação mirabolante de Marília for resolvida apenas o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira ficaria de fora, apesar dela se dar bem com ele e ter recebido seu apoio quando candidata a prefeita do Recife. Anderson é o candidato de Bolsonaro e já começa a juntar todo bolsonarismo a seu lado. Fugiu, portanto, do radar, já que Marília fala em “palanque para Lula” e não vai caber os dois no mesmo espaço. Precisaria, porém, resolver como Lula vai se dividir entre Danilo e Marília quando vier a Pernambuco. Ou se vai jogar água na fervura da deputada no encontro de hoje.

 

Clodoaldo mostra a cara

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães promete mostrar força esta segunda no final da manhã quando se filia ao Partido Verde e assume a presidência do partido no estado. O ato será no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Clodoaldo convidou prefeitos e vereadores que o apoiam. Já é citado como um dos mais votados na eleição da Câmara Federal. Antes filiado ao PSB ele foi preterido pelo partido que, na época, temia que ele tirasse votos no interior dos deputados federais Tadeu Alencar e Danilo Cabral. Na época Danilo não era candidato a governador.

 

Diogo Moraes e o PSB

O deputado estadual Diogo Moraes, do PSB, foi primeiro secretário da Assembléia Legislativa e não saiu do partido. Permanece fiel até hoje. Resolvemos fazer este registro porque ao citarmos na semana passada nesta coluna que João Fernando Coutinho e Clodoaldo Magalhães ocuparam o posto mas acabaram se desfiliando do PSB, deixamos de registrar que Diogo foi a exceção que justifica a regra.

 

Foto: Marília Arraes – Google Imagem

 

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *