Giro Político

Coluna política desta quinta-feira

A vez das mulheres

 

– O pré-candidato do PSB a governador, deputado federal Danilo Cabral, disse ao Blog Dellas que deseja ter uma mulher na sua chapa, como vice ou senadora. “As conversas ainda estão sendo feitas mas dependendo de nós é muito importante ter uma mulher”- adiantou. Em almoço com os deputados estaduais no Buraco Frio da Assembleia, Danilo (foto) fez questão de sentar à mesa com a deputada estadual do PT, Tereza Leitão, que faz parte do grupo de pré-candidatos petistas ao senado. Os outros são os deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes.

 

No momento em que uma mulher, a prefeita Raquel Lyra, se prepara para deixar a Prefeitura de Caruaru até o dia 2 de abril para disputar o governo, estando em primeiro lugar nas pesquisas, e duas mulheres são cotadas para campeães de votos na Alepe, os candidatos homens correm para acenar ao eleitorado feminino cada vez mais decidido a ocupar espaços na política. Outro pré-candidato a governador, o prefeito Miguel Coelho, de Petrolina, foi o primeiro a afirmar que colocaria uma mulher na sua chapa.

 

Durante o almoço da Alepe, Tereza foi citada em vários grupos de deputados como provável nome do PT na chapa da Frente Popular, podendo concorrer não só ao senado como a vice-governadora, caso a vaga do senado seja garantida ao deputado federal André de Paula(PSD). Seja para o senado ou a vice, Tereza surge no PT como uma liderança que circula pelos grupos do senador Humberto Costa e da deputada Marília Arraes além de ter a preferência do ex-presidente Lula, a quem caberia a palavra final.

 

 

Romário fora

Apesar de estar na Assembleia, o deputado estadual Romário Dias (PSD), da base do governo, não compareceu ao almoço dos deputados com Danilo Cabral. Ainda chegou a entrar no local mas deu meia volta e saiu. Romário tem manifestado aos colegas o desejo de ir para o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e já teria tido um encontro com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

 

Manoel Ferreira presente

Já o deputado Manoel Ferreira (PSC) pai do prefeito Anderson, foi ao almoço e, como é desenvolto e amigo de todos, circulou pelas mesas exibindo sorrisos. Um dia antes Manoel anunciava que Anderson será o próximo dos pré-candidatos a se sentar à mesa com os deputados. A sua ausência no almoço com Danilo, certamente, seria vista como um obstáculo a Anderson que precisa contar com alguma representação da Frente Popular em seu encontro na casa. Para os almoços promovidos pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, são convidados todos os deputados, independente de partido.

 

Raquel libera bancada?

De olho no voto majoritário que não tem dono, a prefeita Raquel Lyra, que na eleição passada fechou seu grupo com os candidatos a federal e estadual, Daniel Coelho e Priscila Krause, está liberando sua bancada na Câmara Municipal para votar em outros candidatos este ano. Sete deles – Ricardo Liberato, Cátia das Renderias, Mano do Som, Isac da Saúde, Mary da Saúde, Leonardo Chaves e irmão Ronaldo já fecharam, em sua maioria, com candidatos proporcionais da Frente Popular. Como Priscila e Daniel podem ir para a majoritária não estão chiando.

 

Autistas acolhidos em município

Com 83% de aprovação à sua administração o prefeito de Macaparana, na Mata Norte, Paquinha inaugurou ontem a “Casa do Autista” no município para prestar assistência às crianças e jovens nessa condição. O local conta com equipe multidisciplinar e duas vezes por semana um neurologista estará no local para atender a esses pacientes. No momento 60 famílias de Macaparana já inscreveram os filhos com autismo na instituição.

 

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Foto-Tereza Leitão e Danilo Cabral – Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *