Raquel reúne deputados estaduais de olho em sua proposta de união do estado


 

A governadora eleita Raquel Lyra promove esta quarta-feira um encontro com os deputados estaduais atuais e com os que tomarão posse em fevereiro. Comprometida com a ideia de unir o estado para garantir mais desenvolvimento – uma promessa de campanha – ela pretende, segundo uma fonte próxima, pedir apoio para os projetos que enviará à casa ainda em janeiro para viabilizar mudanças na máquina pública e para falar do relacionamento que pretende ter com a casa a partir da posse.

Na semana passada ela esteve com os deputados federais com os quais tratou de suas prioridades em termos de obras e ações e pediu o apoio da bancada para a destinação de emendas orçamentárias neste sentido. Também falou na união do estado. Deputada estadual por dois mandatos, tendo sido presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepe, a mais importante da casa, Raquel sabe como funciona o poder legislativo e a necessidade de trabalhar com outros parâmetros. Há em tramitação na Assembléia projeto que dá aos deputados o direito de legislar em matéria financeira e tributária, o que pode gerar embates difíceis de enfrentar.

Além disso a bancada do PSDB/Cidadania só elegeu três dos 49 deputados para a próxima legislatura. No segundo turno, no entanto, Raquel teve o apoio de mais de metade dos eleitos, conquistando até parlamentares do PSB. Embora este assunto não vá ser mencionado no encontro com a bancada, Raquel vai ter oportunidade em 2023 de exercer um bom relacionamento com os deputados estaduais na escolha da composição da nova mesa diretora e no preenchimento das duas vagas que serão abertas no Tribunal de Contas e são destinadas à Alepe. Um governador com bom trânsito pode ter influência nos dois casos.

Diogo e Henrique na Unale

Pernambuco conquistou, por unanimidade, na última sexta-feira a presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais – Unale – que realizou sua 25.a Conferência no Recife. O deputado Diogo Moraes, do PSB, foi eleito para o cargo após uma passagem profícua pela secretaria geral da entidade. Outro deputado Henrique Queiroz Filho, do PP, foi eleito representante da Alepe perante a direção nacional.

Alckmin e o quarteto petista

Apesar de coordenar a equipe de transição do governo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin divide espaço com o quarteto do PT que é da total confiança do novo presidente: Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad, Aluísio Mercadante e Alexandre Padilha. Como se trata de uma frente ampla estão surgindo reações diversas de quem se sente alijado. Entre os movimentos o primeiro a manifestar inconformismo foi o Negro como registrou ontem este blog.

Fecomércio inaugura hotel em Sirinhaém

Fecomércio e Sesc entregaram aos pernambucanos este final de semana um novo Hotel em Sirinhaém, o terceiro do estado. Os outros estão em Triunfo e Garanhuns. O novo hotel é o primeiro, portanto, no litoral e será utilizado não só para hospedar comerciários e turistas como para treinar novos funcionários e pessoal para trabalhar na rede hoteleira em geral, beneficiando sobretudo o pessoal local.

Prefeita sofre acidente

A prefeita de Primavera Dayse Juliana e o esposo João Paulo foram vítimas de acidente automobilístico na cidade de Paulo Afonso na Bahia este domingo à noite.

A prefeita está sendo operada pois sofreu fratura nos braços, mas o esposo não resistiu aos ferimentos e faleceu. Eles voltavam de carro de viagem a Brasília.

Pergunta que não quer calar: qual será o tamanho da manifestação que os bolsonaristas programam para esta terça-feira, feriado nacional?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar