Lula anuncia esta sexta José Múcio e Fernando Haddad como ministros. Marília Arraes é cotada para Turismo

O presidente eleito, Lula da Silva, inicia esta sexta-feira o anúncio do seu ministério a começar pelo pernambucano, José Múcio Monteiro, para a Defesa, o primeiro escolhido, conforme revelou, à época, este blog. O segundo a ser anunciado será o novo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mas a novidade surgida para Pernambuco nesta quinta-feira foi a de que a deputada federal Marília Arraes pode virar Ministra do Turismo por indicação do seu partido, o Solidariedade. Desta forma já são dois pernambucanos no radar da equipe de Lula. A espera gira em torno do governador Paulo Câmara, indicado pelo PSB mas que compete com mais dois socialistas, Márcio França, de São Paulo, e Flávio Dino, do Maranhão.

Um sinal de que o PSB já começou a entender que seu espaço no primeiro escalão não será tão vasto como esperava é que o deputado federal Marcelo Freixo, do Rio, foi lembrado esta quinta para o segundo escalão, assumindo a presidência da Embratur, órgão subordinado ao Ministério que pode ser assumido por Marília. Ao escolher Mucio e Haddad o novo presidente demonstra que estes são seus principais auxiliares neste momento e fazem parte de sua cota pessoal. Múcio chefiará a área à qual são subordinados os comandantes das Forças Armadas, o principal calcanhar de Aquiles do Governo nos primeiros momentos.

Haddad, apesar de não ter, ao contrário de Mucio, as credenciais necessárias para a Fazenda, sofrendo restrições na área empresarial, foi imposto por Lula por ser de sua total confiança. Se Múcio virou unanimidade dentro e fora da caserna, ganhando adeptos até entre bolsonaristas, Haddad tem sido, cautelosamente, absorvido pelo mercado, após um encontro com empresários ao qual Lula esteve presente. Esta quinta deu um passo importante encontrando-se com o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, que chegou a ameaçar deixar o país após a posse. O “radical” Haddad, para os bolsonaristas, saiu da conversa dizendo que ela foi “excelente, cordial e educada”. Os dois voltam a se falar nas próximas semanas.

Nomes vão ter divulgação acelerada

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a partir desta sexta, quando anuncia os primeiros nomes de sua equipe, Lula vai acelerar os anúncios. O presidente disse na semana passada que já tem “80% dos nomes na cabeça” mas as conversas vão acontecendo de acordo com as necessidades de composição partidária. O Solidariedade, por exemplo, sonhou com o Ministério de Desenvolvimento Regional e pensava em indicar Marília para este ministério mas teria sido convencido a buscar uma pasta menos abrangente para o tamanho da legenda, quando teria optado pelo turismo.

Raquel também acelera o passo

Já está na agenda da governadora Raquel Lyra um encontro ainda esta semana com os ex-prefeitos Anderson Ferreira e Miguel Coelho. É possível que a conversa separada com cada um deles tenha a ver com a composição do secretariado estadual e a participação União Brasil e PL na equipe que está sendo formada. Tudo indica que se encontrarão no Recife entre hoje e domingo.

Álvaro faz confraternização com a presença de deputados

O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), que busca se credenciar para presidir a Assembleia, reuniu cerca de 26 deputados eleitos ou reeleitos em confraternização realizada esta quarta-feira no Recife. Álvaro lidera um grupo de 30 deputados de várias legendas que vêm se reunindo para discutir o futuro da Alepe junto com o deputado Rodrigo Novaes (PSB). Além dos deputados de diversas legendas com exceção do PP, que apresentou para apreciação dos colegas o deputado Antonio Moraes para presidente, foram à festa do tucano o ex-senador Armando Monteiro e o deputado federal Daniel Coelho.

Armando com cautela

Um deputado estadual da base de Raquel informou a este blog que o ex-senador Armando Monteiro, do PSDB, tem ponderado cautela nos bastidores sobre a eleição da mesa da Assembléia. Acha que como o partido da governadora só elegeu três deputados precisa deixar que Raquel conduza os entendimentos em torno da próxima mesa da Alepe considerando a necessidade de formar uma base sólida na casa, independente dos partidos que venham a compor os principais espaços do poder legislativo.

Iza mostrando desenvoltura

A deputada federal eleita Iza Arruda, do MDB, não parou desde o dia em que as urnas confirmaram sua escolha como membro da Câmara Federal. Tem adequado as visitas de agradecimento aos eleitores dos municípios onde foi votada a encontros promovidos por movimentos de renovação politica com o Renova-BR. Quase todas as semanas vai a Brasília para encontros promovidos pelo MDB sob o comando do presidente Baleia Rossi. Esta quarta-feira prestigiou a posse do senador Fernando Duere, que substitui o titular Jarbas Vasconcelos nos próximos quatro meses.

Teresa Leitão

Outro destaque é a nova senadora Teresa Leitão. Mesmo se recuperando de acidente na campanha tem ido constantemente a Brasília ou participado de reuniões online na qualidade de membro da coordenação do grupo de Educação do futuro governo. Teresa pretende ir para o senado ajudar Lula, portanto, não passa pela sua cabeça o ministério da educação. Não há duvida, porém, de que deve ser muito ouvida pelo futuro ou futura titular da pasta.

Pergunta que não quer calar: além de José Mucio e, possivelmente, de Marília Arraes que outro pernambucano pode vir a fazer parte do ministério de Lula?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar