Assembléia faz obra emergencial no teto do plenário para dar posse de Raquel em 1.o de janeiro


A Assembléia Legislativa, que está há mais um ano fazendo reuniões e votações online porque o teto do prédio onde funciona o plenário está com avarias, iniciou obra emergencial para recuperar o local a tempo de dar posse à nova governadora Raquel Lyra. A decisão animou os deputados que vinham reclamando sobre a interdição do local, o que os impedia de falar na tribuna e de debater os projetos em tramitação na casa e outros assuntos de interesse público.

A superintendente Cristiane Vasconcelos disse ontem ao blog que a obra ficará pronta a tempo. O caso chegou a ser tratado com a equipe de transição da governadora Raquel Lyra depois que o cerimonial da casa alertou que era impossível fazer a posse à qual estarão presentes todos os deputados atuais e futuros, autoridades e familiares, no auditório Sérgio Guerra. Chegou-se até a pensar em realizar a posse online.

Um deputado estadual que festejou a realização da obra comentou ontem “agora vamos poder nos reunir com tranquilidade. Ainda bem que surgiu a posse. Até nisso Raquel está ajudando”. Segundo ele, por conta das avarias no plenário, os deputados estaduais de Pernambuco são os únicos no país a continuar trabalhando de forma remota. O problema no prédio aconteceu durante a epidemia da Covid19 e, como o trabalho estava online, não houve pressão dos parlamentares para que o prédio fosse recuperado. Após o controle da pandemia veio a campanha eleitoral e, mais uma vez, nada se fez.

Marília e mais 10 federais na transição

Dez deputados federais de mandato e Maria Arraes, eleita este ano, vão participar da equipe de transição do futuro presidente Lula. o anúncio foi feito ontem pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Havia muita dúvida sobre o aproveitamento de Marília Arraes – candidata a governadora apoiada por Lula – já que muitos pernambucanos tinham sido chamados e ela não. Ontem ela finalmente foi escolhida e vai estar no grupo de Desenvolvimento Regional junto com o deputado Milton Coelho. Os demais parlamentares escolhidos foram Túlio Gadêlha, Danilo Cabral, Sebastião Oliveira, Tadeu Alencar, Renildo Calheiros, André de Paula e Wolney Queiroz.

Arábia Saudita em festa

A Arábia Saudita resolveu comemorar com feriado a vitória de 2 a 1 sobre a Argentina. Sempre se reclama de que o Brasil tem muitos feriados mas aqui não se dá feriado para comemorar resultado de jogo. Certamente a Arábia Saudita, que não estava com credibilidade entre os analistas da Copa, resolveu antecipar o “seu resultado” que foi bater os argentinos quando ninguém acreditava nisso.

Invertida

O presidente do TSE, Alexandre Moraes, deu uma invertida de mestre no presidente Jair e Bolsonaro e no presidente do PL, Waldemar Costa Neto. Os dois agiram como se estivessem tratando com um amador e solicitaram anulação das urnas que estão com problemas, como afirmaram, só no segundo turno. Moraes de imediato devolveu a bola e disse que o PL tem 24 horas para pedir a inclusão dos dois turnos. Sem isso, ele considera invalidada a solicitação. Agora é esperar os próximos capítulos.

Pergunta que não quer calar: o que dirão os deputados e senadores se o PL pedir a anulação das urnas também no primeiro turno?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar