Terapia com laser pode melhorar a memória a curto prazo

 


Uma forma de terapia com laser chamada fotobiomodulação transcraniana (tPBM) é eficaz em melhorar a memória de curto prazo, concluiu um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e da Universidade Normal de Pequim, na China. O trabalho, publicado na revista científica Science Advances, mostrou que a técnica aumentou em 25% o desempenho nos testes. A tPBM é um método não invasivo e seguro que estimula determinadas áreas do cérebro a partir de um laser de luz. No estudo, a técnica foi aplicada no córtex pré-frontal direito. A região é importante para a chamada memória de trabalho, ligada ao armazenamento temporário de informações, como durante um jogo de memória ou tarefas rápidas do dia a dia. Estudos anteriores já haviam demonstrado a capacidade da tPBM de melhorar essa memória em camundongos, e de acelerar a velocidade de reação, a atenção e outras funções cognitivas a curto prazo em humanos. Porém, esse foi o primeiro trabalho a confirmar um benefício ligado ao ato de recordar algo.

“Pessoas com condições como TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou outras relacionadas à atenção podem se beneficiar desse tipo de tratamento, que é seguro, simples e não invasivo, sem efeitos colaterais”, avalia Dongwei Li, pesquisador do Centro de Saúde do Cérebro Humano da Universidade de Birmingham, co-autor do artigo, em comunicado. No experimento, 90 participantes entre 18 e 25 anos foram divididos em grupo. Um recebeu o tratamento com ondas de luz de 1,064 nm no córtex pré-frontal direito, outro com comprimentos de onda menores e outro com a técnica no córtex pré-frontal esquerdo. Todos eles também passaram por sessões com um laser inativo, como uma forma de placebo para comparar os efeitos. Após cerca de 12 minutos de intervenção, os participantes passavam por testes em que precisavam decorar orientações ou cores de itens dispostos em uma tela. Ao fim, aqueles que passaram pelo tratamento com a tPBM com ondas de luz de 1,064 nm no córtex pré-frontal direito mostraram melhorias de até 25% na performance dos desafios quando comparados aos demais voluntários do estudo.

Os cientistas conduziram ainda eletroencefalogramas durante o experimento que indicaram mudanças na atividade cerebral associadas ao melhor desempenho da memória de curto prazo. Agora, eles planejam novas pesquisas para compreender em detalhes a fundo de que maneira o estímulo provocado pelo laser consegue promover esse benefício. “Precisamos de mais pesquisas para entender exatamente por que a tPBM está tendo esse efeito positivo, mas é possível que a luz esteja estimulando os astrócitos nas células nervosas do córtex pré-frontal, e isso tem um efeito positivo na eficiência das células. Também vamos investigar por quanto tempo os efeitos podem durar. Claramente, se esses experimentos forem levar a uma intervenção clínica, precisaremos ver benefícios duradouros”, explica o professor Ole Jensen, também do Centro para Saúde do Cérebro Humano.

 

‘Café Nordestino’ vence 5º Festival da Tapioca de Olinda

 


A quinta edição do Festival da Tapioca de Olinda, realizado neste último fim de semana terminou com números expressivos: mais de 80 mil pessoas visitaram o festival. Na abertura do evento, muitas pessoas compareceram desde o início da tarde para acompanhar o jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar através de um telão montado na Praça do Carmo. No palco montado, as pessoas curtiram ainda vários shows e apresentações culturais, visitaram a feirinha de artesanato e se deliciaram com o cardápio sortido das famosas tapiocas de Olinda. Na noite do sábado (3), houve o concurso da melhor tapioca. Das mais de 80 tapioqueiras presentes no festival, 23 delas apresentaram diversos sabores da iguaria, entre salgada e doce, para serem avaliadas pelos jurados. Além do sabor, estava sendo observada a apresentação e aroma do prato. No domingo, o resultado do concurso foi divulgado pelo prefeito Professor Lupércio e pela secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campêlo. A primeira colocada inovou com o sabor adocicado do café. “Ano passado ficamos com o 2º lugar e nessa edição tivemos que trazer uma novidade. Competimos com a tapioca Café Nordestino, que tem a massa de café com doce de leite e raspa de chocolate meio amargo”, comemora Paula de Paula, do Quiosque da Paula, sem contar o segredo que a fez levar o troféu mais esperado da noite.

O festival, que já se tornou um integrante especial do calendário cultural e gastronômico em Olinda, aqueceu as vendas da iguaria genuinamente brasileira e movimentou a economia da cidade em mais de R$ 600 mil. O evento já consagrado na cidade promoveu cerca de 200 empregos diretos e indiretos. Todo o festival contou com uma infraestrutura integrada de mobilidade, segurança, saúde e controle urbano, em parceria com as diversas secretarias municipais. Os alimentos também foram submetidos ao olhar atento das equipes de inspeção da Vigilância Sanitária, assegurando o melhor para quem foi degustar as comidas e bebidas.

 

Paulo Câmara recebe embaixador dos Países Baixos no Brasil



O governador Paulo Câmara recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen. Os dois conversaram sobre os potenciais econômicos do Estado, os avanços e o destaque da educação no cenário nacional e as vantagens da região Nordeste para a produção de energias renováveis. Também foram discutidas as possibilidades de retomada de voos entre Pernambuco e alguns destinos da Europa.“Temos desenvolvido relações econômicas com esse representante do continente europeu. Recentemente, firmamos acordo com a empresa holandesa Van Oord para a finalização da dragagem do Porto do Suape e aproveitamos o encontro de hoje para reafirmar o compromisso de Pernambuco com novas parcerias”, afirmou Paulo Câmara, que esteve acompanhado do secretário-chefe da Assessoria Especial, Alexandre Gabriel. Driessen, que assumiu a embaixada em agosto do ano passado, é Bacharel em Administração de Empresas (BBA) pela Universidade Nyenrode – Breukelen/Holanda e Mestre em Ciências do Serviço Estrangeiro (MSFS) pela Universidade de Georgetown, Washington DC/EUA.


Olinda empossa Conselho voltado aos cuidados com a população em situação de rua




A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira (1º), o I Fórum Municipal da População em Situação de Rua, com o tema “Cuidado Integral à População de Rua de Olinda”. O evento foi realizado no Convento de São Francisco, localizado no bairro do Carmo. Durante o Fórum, as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Segurança Cidadã, além de representantes da sociedade civil e da população em situação de rua discutiram três eixos temáticos importantes: 1) Teto/Moradia e Segurança Cidadã; 2) Saúde e Segurança Alimentar; 3) Educação e Empreendedorismo/Trabalho.Outro ponto importante do Fórum foi a instituição do Conselho da População em Situação de Rua de Olinda, a posse inédita dos conselheiros e do seu Comitê Intersetorial. De acordo com a representante da sociedade civil e coordenadora da Pastoral da População da Rua em Olinda, Carolina Andrade, a iniciativa traduziu bem o olhar cuidadoso à esta população. “O trabalho feito por várias mãos foi fundamental para a construção deste dia. Este é o marco inicial para as pessoas de Olinda e, de modo geral, no pensar sobre este assunto. A partir de agora, com a posse e criação do comitê intersetorial, este grupo de pessoas pode agora fomentar, planejar e articular de políticas para a população em situação de rua com respeito a toda dignidade de qualquer um de nós.”

À frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o secretário Paulo Roberto Souza Silva ressalta que a sensação é de dever cumprido. “Temos que dar mais políticas públicas para essas pessoas através da educação, da segurança urbana, da assistência social. Estamos muito felizes, juntamente com o nosso prefeito Professor Lupércio, em ver a instalação deste cuidado e, de fato, corresponder ao nosso semelhante. A vida na rua tem um marcador de tempo diferente, definido pelas perdas, pela indiferença e pelo sofrimento de incertezas. A complexidade que leva uma pessoa às ruas é subjetiva e individual. Dessa forma, é necessário olhar com atenção para os serviços que chegam até essa população e buscar a eficácia nas políticas públicas”, disse. Para Munise Gomes da Luz, 39 anos, que está em situação de com o marido há dois anos, o Fórum foi muito bom porque eles se sentiram lembrados. “Ninguém está na rua porque quer. Na maioria das vezes, as histórias não são boas, somos gente como todo mundo, e também temos sonhos”, desabafou.

CIPPRUA – A posse dos Conselheiros para o Conselho Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua de Olinda foi composta por 14 representantes, formados pelo governo municipal, representantes da própria população da rua e sociedade civil atuante.

 

Prefeituras antecipam 13º salário

 

A Prefeitura de Olinda já anunciou a antecipação nessa segunda-feira (5), do pagamento da parcela única do 13º salário dos servidores ativos e inativos. A iniciativa, que ressalta a valorização dos cerca de 8,5 mil profissionais da cidade, injeta cerca de R$ 17 milhões na economia local.Ainda na quarta (30), Olinda também cumpriu o pagamento da folha salarial. Mesmo nos meses mais críticos da pandemia, quando a arrecadação na cidade foi atenuada, a gestão, através da Secretaria da Fazenda e Administração, manteve todos os esforços e vem cumprindo os vencimentos dos funcionários municipais em dia.

Anda em Olinda: a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda é finalista do Prêmio Pernambuco de Turismo, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, na categoria Inovação e Sustentabilidade no Turismo. Entre os 25 projetos inscritos, o 3º Festival da Cerveja Artesanal de Olinda teve destaque. No último mês de agosto, o evento aberto ao público movimentou mais de R$ 200 mil em negócios, gerando pelo menos 100 empregos nos três dias de festa, na Praça do Carmo. Na terceira edição do Festival, a criação e distribuição dos copos reutilizáveis evitou o descarte no município, de cerca de 50 mil copos descartáveis.

Para a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Gabriela Campêlo, o projeto finalista esteve em favor da sustentabilidade e os tradicionais copos descartáveis de plástico foram abolidos durante todo o 3º Festival da Cerveja Artesanal. “O prêmio vem como um reconhecimento aos esforços por parte da Prefeitura de Olinda através do atual prefeito Professor Lupércio e a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo que reconhece e entende a necessidade de se criar indutores turísticos capazes de impulsionar um cenário criativo, econômico e cultural. Através de pautas extremamente importantes como a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente”, garante a secretária. O grande vencedor será divulgado durante cerimônia que acontece no dia 12 de dezembro, às 19h, no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no bairro do Recife.

 

Saúde do Paulista divulga 6º edital para convocação de médicos




A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, na última quinta-feira (1º), a 6ª convocação do Edital de nº 001/2022, da Seleção Pública Simplificada do município do Paulista, para a contratação de médicos. Ao todo, 14 profissionais estão sendo chamados para as vagas de médico ESF 40h, médico urologista e médico emergencista 24h. De acordo com o edital, os candidatos devem se apresentar na Superintendência da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do órgão, no prazo de 5 dias úteis, apresentando a documentação exigida e suas respectivas fotocópias, dentre outras exigências, conforme o documento em anexo. Confira os nomes dos convocados e a documentação exigida:

Médico Esf 40h

40º Filipe Guido de Vasconcellos Góes
41º Taciana Diniz Carvalho
42º Valcineide Pereira Morais
43º Henrique Augusto Alves da Costa Neto
44º Laís Pereira da Silva
45º Huila Moura Rocha Marques
46º Sidney da Silva Martins
47º Felipe de Assis Rocha Lima
48º Andre Luiz Borja de Araújo

Médico Urologista

2º Jardel Magalhães de Souza

Médico Emergencista- 24h

31º Henrique Augusto Alves da Costa Neto
32º Josinelly Danielly Vasconcelos Soares
33º Gilvan Gilson de Medeiros Junior
34º Raynio Markfá Rocha Silva

DOCUMENTAÇÃO

a) CPF- Cadastro de Pessoa Física (original e cópia);
b) Cartão PIS ou PASEP (caso não seja o primeiro contrato de trabalho);
c) Cédula de Identidade (original e cópia);
d) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
e) Registro do Conselho de classe (original e cópia);
f) Carteira de Trabalho (original e cópia da página da foto e da qualificação);
g) Certidão de Nascimento, se solteiro; ou Certidão de Casamento, se casado (original e cópia), ou declaração de união estável;
h) Certificado Militar (comprovar estar em dia com as obrigações militares), se do sexo masculino (original e cópia);
i) Título de Eleitor e a comprovação do cumprimento das obrigações eleitorais (original e cópia);
j) 02 (duas) fotos coloridas 3×4 (três por quatro) recentes;
k) Registro Civil dos filhos, se houver (original e cópia) e CPF para filhos a partir dos 08 anos;
l) Comprovante de residência emitido em seu nome. Na impossibilidade deste, encaminhar Declaração da residência;
m) Comprovação do nível de escolaridade exigido para a função/especialidade pleiteado (original e cópia);
n) Atestado ou Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Federal e Estadual;
o) Declaração de Imposto de Renda ou isenção;
p) Carta autodeclarada, com negativa de gestação, assinada pela candidata aprovada do sexo feminino;
q) Cartão de vacinação atualizado com os imunizantes: dT, Hepatite B, Tríplice Viral e COVID-19;
r) Quem não for correntista do Bradesco, a Secretaria de Administração fará o trâmite para abertura de conta-salário, para que o candidato se habilite;
s) Títulos apresentados no ato da inscrição;
t) Conselho de Classe Profissional.

 

Seminário Onje Omi: Comidas de Águas acontece nos dias 10 e 11 de dezembro

 

 

O Terreiro Nagô Ilê Axé Orixalá Talabí, localizado na comunidade de Paratibe, na região metropolitana do Recife, realizará nos próximos dias 10 e 11 de dezembro o Seminário Onje Omi: Comidas de Águas. A atividade tem o propósito de fortalecer a ancestralidade das mulheres negras e de Terreiros promovendo a transmissão e preservação dos saberes, fazeres e memórias, ligados à gastronomia tradicional dos Orixás.O seminário será desenvolvido a partir das reflexões da Ìyábásè Rosimary Guedes que convidará Iyabás de outros terreiros para compor o ciclo das vivências, sobre a importância histórica das narrativas orais ligadas às Onje Omi, “Comidas de Águas”, pratos sacros litúrgicos ofertados as Orixás das águas, divindades do panteão Nagô de grandes popularidades no estado de Pernambuco. A mesa farta das religiões de matriz afro-indígenas representa um legado preservado ao longo dos anos no estado, cujos valores civilizatórios são preservados e transmitidos pelas mulheres de axé.

O seminário irá abordar as comidas das Iyabás Nanã, Iyemanjá e Oxum, divindades ligadas respectivamente aos pântanos, ao mar e a lagoas, e as fontes, rios e cachoeiras. O público-alvo será formado, prioritariamente, por pessoas afro-indígenas pertencentes a comunidades tradicionais de terreiro do estado de Pernambuco, e moradores das cidades localizadas na região metropolitana do Recife com interesse no universo da comida afro-brasileira de terreiro. Estes pratos, cheios de fundamentos e particularidades, representam tudo que há de mais vivo e enérgico na culinária nagô. O uso de ingredientes como peixes, inhames e frutas, por exemplo, são representações deste aspecto de vivacidade que a partir do matriarcado estabelece relações culturais e religiosas com os rios, os mares, os mangues e com a fertilidade da terra pelas águas. De acordo com a Mestra Rosimary Guedes, que exerce há mais de trinta anos o posto de Iyabasé (cozinheira chefe dos Orixás dentro da hierarquia do candomblé), sem água não há nada dentro do Axé. “Para tudo usamos a água, na nossa comunidade, na nossa cozinha de axé a água é tida como uma rainha, pois ela representa as nossas mães iyabás. Oxum é quem cuida dela, daí nossas comidas serem sagradas, porque mesmo as comidas mais quentes, as mais apimentadas precisam do frescor da água”, afirma a Mestra.

A produção executiva do Seminário Onje Omi: Comidas de Águas é do Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social, coletivo que desenvolve ações que promovem geração de renda, trabalho e dignidade humana aos povos tradicionais de terreiro, valorizando os seus territórios enquanto espaço de preservação, fortalecimento e pertencimento cultural do patrimônio afro-indígena pernambucano. O incentivo é do Governo do Estado de Pernambuco através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/PE). As inscrições serão realizadas presencialmente no primeiro dia do seminário. Abaixo a programação:

DIA: 10 de Dezembro

13:00 – Inscrição do público participante;
13:30 – Abertura oficial e boas-vindas;
14:00 – Vivência com a Iyabasé Rosimary Guedes que receberá as Iyabás: Conceição Costa do Terreiro Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão; Maria do Carmo do Ilê Axé Oyá Meguê – Terreiro Xambá; Mãe Lú de Orixalá da Roça Jeje Oxum Opara Oxossi Ibualama; Barbara Costa do Ilê Iyemojá Ogunte;
17:30 – Apresentação do espetáculo de dança Omi: Substância Ancestral;
18:00 – Encerramento do primeiro dia do seminário;

Dia: 11 de Dezembro

17:00 – Abertura oficial da Mostra de Culinária Onje Omi: Comidas de Águas com degustação gratuita de pratos ofertados as Iyabás (Orixás femininas);
18:00 – Apresentação do Espetáculo Omi: Substância Ancestral;
19:00 – Show do Afoxé Obá Iroko;
20:00 – Show do Afoxé Orixalá Baba Funfun;
21:00 – Show do Grupo Coco Verde e Melancia;
22:00 – Encerramento oficial do seminário.

Economia: Brasil em busca de empregos

 


Redação blogdellas com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação/Brasil em busca de emprego (Fonte: IstoÉDinheiro)

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar