Tatu Bola, no Pina: Para quem quer matar a saudade do Maxime

 

 

O ponto comercial é conhecido dos recifenses por já ter acolhido por muitos anos o restaurante o icônico restaurante Maxime, tradição na gastronomia do nosso estado, com seus pratos de frutos do mar inesquecíveis. A edificação que se encontrava fechada há tempos ganhou o antigo amarelo vibrante, melhorias e está uma lindeza só. Já funcionando como Tatu Bola, rede de bares reconhecidos pelos bons serviços e excelência no atendimento, com unidades espalhadas pelo país. E agora também no Recife, na Avenida Beira Mar-Polo Pina. O lugar promete ser uma ótima opção para festinhas de confraternização de fim de ano, neste 2022. Sem dúvida que o O Tatu Bola chega trazendo esperança de se tornar uma boa opção para a vida noturna recifense, provocando saudosismo e cutucando as lembranças de muitos que viveram uma época, na qual saborear a Peixada a Pernambucana “era a maior diversão” gastronômica da capital pernambucana, no endereço cativo de políticos, artistas, moradores de Boa Viagem… Quem estuda o poder das marcas garante que elas fazem histórias inesquecíveis. Lugares se transformam em referência, palco para romances, acolhem encontros políticos. Namoros impossíveis. Muitos mudam de nomes tantas vezes precisem como foi o caso do Maxime. Mas continuam diferentemente iguais. Algumas viram tradição. Geram conflitos de herança, vivem causas trabalhistas. Mas são lembradas pela essência. Credibilidade alcançada. E, sobretudo pela saudade que provocam. Assim sendo o Bairro do Pina volta a oferecer novidade gastronômica, na área do entretenimento, lazer, como sempre faz, de temporada em temporada, com a mesma frequência que sai e entra na moda.

 

Proteção ambiental: Mata do Passarinho recebe alunos da Rede Municipal

 

A Escola Municipal Iracema Pires, em Aguazinha, ganha uma oportuna programação especial nesta quinta-feira (01). Pela manhã, cerca de 50 alunos visitam a Reserva de Floresta Urbana Mata do Passarinho. No local, atividades lúdicas, rodas de conversação e uma trilha ecológica. A proposta é uma programação interativa onde as crianças se envolvam na conscientização sobre as questões ambientais. A próxima aula-visita já tem data marcada. O segundo encontro será com a mesma escola no dia 08/12. A atividade é uma parceria da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental e da Secretaria Executiva de Obras.

 

 

HIV e AIDS são temas de palestra gratuita nesta quinta

 

Marcando o início do Dezembro Vermelho, mês nacional de conscientização e prevenção à infecção pelo vírus HIV e a AIDS, amanhã (quinta, dia 1, às 19h) o Centro Universitário UniFBV Wyden estará realizando palestra aberta ao público e gratuita com Leandro Andrade, doutor em genética pela UFPE. Entre os assuntos abordados podemos destacar os estigmas enfrentados pelos portadores do vírus HIV e sobre todo o contexto histórico da síndrome no Brasil. O palestrante irá ressaltar como o preconceito foi peça-chave para a disseminação e, eventualmente, a pandemia enfrentada na década de 1980. Também serão abordados os diferentes casos de países que fortaleceram o tabu e a discriminação usando a própria legislação, além da persistente desinformação a respeito de temas relacionados ao vírus, o que acaba reforçando os estigmas. Interessados devem comparecer no UniFBV e realizar sua inscrição momentos antes da palestra.

 

 

Serviços gratuitos do Castramóvel e vacinação chegam à Vila Popular em Olinda

 

 

Nesta quinta-feira, 01, o CastraMóvel de Olinda estará na Vila Popular- Rua Estudante Alfredo Cantalice quinta-feira, das 8h às 17h. Por dia serão realizados 20 atendimentos, sendo 10 castrações, sem custo para o tutor dos bichinhos de estimação com até 10kg.O animal precisa estar em jejum de 8h para estar apto ao procedimento de castração. Antes da cirurgia, o tutor é orientado sobre o processo de recuperação e o animal passa por uma consulta clínica. Após isso, se o animal estiver em condições clínicas favoráveis, o procedimento cirúrgico é feito. O serviço de avaliação clínica e castração para caninos e felinos é gratuito. No local, também estará disponível a vacinação antirrábica para cães e gatos do município.

 

 

Boa iniciativa: Debate sobre políticas públicas para a população em situação de rua

 

 

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva de Assistência Social, realiza nesta quinta(1º), às 8h, o I Fórum Municipal da População em Situação de Rua, com o tema “Cuidado Integral à População da Rua de Olinda”. O evento será no Clube Atlântico, na Av. Sigismundo Gonçalves, 1002, Carmo. Será um espaço para que a população da rua e a sociedade civil, conheçam os fluxogramas dos serviços e políticas municipais que a Prefeitura oferece, além de propor ações e deliberar sobre a criação de políticas públicas voltadas a estas pessoas. Serão discutidos três eixos temáticos e importantes: 1) Teto/Moradia e Segurança Cidadã; 2) Saúde e Segurança Alimentar; 3) Educação e Empreendedorismo/Trabalho. O Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humano, Paulo Roberto Souza Silva, lembra que “a vida na rua tem um marcador de tempo diferente, definido pelas perdas, pela indiferença e pelo sofrimento de incertezas. A complexidade que leva uma pessoa às ruas é subjetiva e individual. Dessa forma, é necessário olhar com atenção para os serviços que chegam até essa população e buscar a eficácia nas políticas públicas”.

Um dos momentos mais esperados do Fórum será a posse do CIPPRUA – Posse dos Conselheiros (as) para o Conselhos Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua de Olinda, composto por 14 representantes, formados pelo governo municipal, representantes da população da rua e sociedade civil atuante. Para a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Carolina Andrade, esse Fórum é muito importante pelas temáticas que serão discutidas e pela primeira vez em Olinda é criado este comitê, que vai pensar, propor e articular políticas neste seguimento. A Prefeitura, através das secretarias de Saúde e da Assistência Social, oferece serviços de atendimento na rua, com consultório na rua, o Caps, abordagem social diurna e noturna, serviços de acolhimento provisório (Casa da República) e implantação da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

 

Curso sobre patrimônio cultural realiza aulas abertas ao público

 

 

O curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural realiza, desde essa última quarta, 30, e no dia 01 de dezembro, conta com um ciclo gratuito de aulas abertas com certificação para os participantes. As aulas abertas visam promover reflexões, debates e incentivar intervenções que promovam o patrimônio cultural, em sua dimensão material e imaterial, envolvendo as comunidades e valorizando o protagonismo dos agentes culturais locais. Cada evento terá duração de 2 horas e tem como público-alvo estudantes e profissionais das áreas do turismo, educação patrimonial, cultura, história, sociologia, museologia e demais interessados de outras áreas. Os temas serão abordados por especialistas que atuam no campo da Educação Patrimonial e irão compartilhar metodologias e caminhos possíveis para a efetiva participação social no campo do Patrimônio Cultural. Ontem, 30, o cientista social Carlos Luna abordou a temática “Cartografia e iconografias afetivas – educação patrimonial e mobilização comunitária”, focando em metodologias. O encontro vai acontecer de forma online, através do Google Meet, a partir das 19h30.

Já no dia de hoje, 1º de dezembro, a temática será continuada pelos convidados Tank da Várzea – professor de capoeira, militante das causas populares – e Edson Fly, co-fundador do Núcleo de comunicação Caranguejo Ucá. A medição será realizada pelo cientista social Carlos Luna e pela coordenadora pedagógica do curso, Elizama Messias. Este encontro será presencial e acontece a partir das 19h30, na Escola Municipal de Arte João Pernambuco, localizada no bairro da Várzea. As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/KF4HXcYJ1dMZTs7B9 . Segundo Cássio Raniere, coordenador de produção do projeto, as aulas têm o objetivo de incentivar práticas no campo do patrimônio cultural, compartilhando conteúdos e práticas através da formação de agentes comunitários: “Nosso intuito é estimular a produção de instrumentos para o reconhecimento de patrimônios junto as comunidades, através da partilha de experiências em diálogo com metodologias adotadas pela educação patrimonial. A ideia é dar protagonismo ao patrimônio cultural a partir das margens, da periferia, dando autonomia, através de elementos formadores coletivos, para inserir as comunidades no debate e nos processos decisórios do Patrimônio Cultural”. Para mais informações, entrar em contato através do e-mail cursonossacomunidade@gmail.com ou pelo perfil do Instagram: @nossacomunidade2022.

 

‘Saúde e Cidadania nos Terreiros’

 

A Prefeitura de Paulista realizou, na última terça (29), mais uma edição da ação Saúde e Cidadania nos Terreiros. A iniciativa aconteceu no Terreiro Ilê Asé Omòlomím, na Rua Barão de Cotegipe, 59, em Arthur Lundgren I. Além dos serviços oferecidos pelo governo municipal, também houve uma palestra com o Babalorixá Marcelo de Iemanjá, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa tem como objetivo levar serviços da gestão, por meio da Coordenação da Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde, e da Diretoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos municipal. Em relação à palestra, o intuito é ressaltar a importância dos povos de comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena, assim como as lutas e barreiras enfrentadas.” Essa ação é muito importante. Aqui, o pessoal precisa muito, e esses serviços são bem-vindos “, disse Carla da Paz, da Comunidade Barão de Cotegipe. Foram recebidos aferição de pressão e glicose; avaliação nutricional; atendimento clínico geral; citologia (preventivo do câncer de colo de útero) para mulheres de 25 a 64 anos. Também: distribuição de hipoclorito; orientação de saúde bucal; testagem e orientações sobre IST/Aids e distribuição de preservativo; vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, e vacinação antirrábica.

Já em relação a Políticas Sociais e Direitos Humanos, a população foi beneficiada com cadastro de crianças com autismo; Vem Livre Acesso; inclusão e atualização do Cadastro Único; Programa Auxílio Brasil; encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS) ; orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); cadastramento das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena (manhã e tarde); orientação sobre o enfrentamento ao racismo; orientação jurídica de Direitos Humanos. “Agradecemos à Prefeitura do Paulista por fazer essa ação aqui. Esses serviços de saúde e de políticas sociais, serviços do CRAS, são importantes para as pessoas, e trazer isso para dentro da comunidade ajuda bastante”, destacou o Babalorixá Marcelo de Iemanjá.

 

 

Sala do Empreendedor de Olinda recebe “selo ouro” (Sebrae)

 

 

A Sala do Empreendedor de Olinda recebeu o “selo ouro” de referência de atendimento. A premiação foi divulgada pelo Sebrae em Pernambuco, em disputa com participação de 46 cidades. Com o reconhecimento pelos serviços prestados, o município vai concorrer nacionalmente, no dia 12 de dezembro. A Sala do Empreendedor de Olinda, assim como as outras concorrentes, foi avaliada, durante quatro meses, nos seguintes critérios: desburocratização, atendimento ao MEI, atendimento às micro e pequenas empresas, compras governamentais, governança e inovações tecnológicas, além das capacitações e cursos voltados para as mulheres. “Olinda está em festa com o reconhecimento da Sala do Empreendedor. Agora vamos em busca de manter esse selo ouro no próximo ano, já que a premiação é anual. Ou buscar o diamante, que é o nacional”, celebrou a diretora de Desenvolvimento Econômico e coordenadora da Sala do Empreendedor da cidade, Aurora Barreto. O atendimento simplificado da Sala do Empreendedor de Olinda está disponível para a população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, estando localizada na Avenida Liberdade, 68, no Carmo, ao lado da Biblioteca Pública Municipal.

 

 

Alunos da Rede Municipal do Paulista visitam laboratórios da UFPE

 

 

Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Paulista visitaram, na manhã desta última segunda-feira (28/), os laboratórios de Matemática e Biologia da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste, da Universidade Federal de Pernambuco (CECINE-UFPE) – localizado no Campus Recife, na Cidade Universitária. Ao todo, participaram da atividade 38 alunos de 12 a 16 anos de idade, das turmas do 8º e do 9º ano da Escola Professora Terezinha Camarote, localizada na Mirueira. Na ocasião, os alunos tiveram acesso a uma experiência com jogos de raciocínio lógico, combinatória e experimentos químicos. Além disso, também exploraram a anatomia de seres microscópicos, células do sangue, cérebro e ossos. De acordo com a professora Gláucia Tadu, os jovens ficaram encantados com a experiência. “Essa atividade foi de grande importância para que os estudantes conheçam uma instituição pública de ensino superior, aproximando-os de uma realidade possível e levando-os a conhecer e manusear os equipamentos do laboratório de matemática e de ciências, através de experimentos químicos, biológicos e jogos de raciocínio lógico”, destacou.

 

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar