Sons de comemorações durante a Copa podem perturbar os pets

 


Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo são acompanhados de um som característico das torcidas: os fogos de artifício com estampidos. Apesar da festa, esses sons de explosões perturbam os animais de estimação, que têm a audição mais sensível do que a nossa. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, ruídos acima de 60 decibéis, o equivalente a uma conversa em tom alto, já são suficientes para causar estresse físico e psicológico nos animais. A fotógrafa Catarina Furtado sabe bem a preocupação que os fogos de artifício podem gerar em relação aos seus cães e gatos. Ela nem sai mais de casa quando há possibilidade de fogos. “E aí, ele estava querendo entrar em casa, então arranhava a porta e, nisso de arranhar a porta, ele feriu a pata. Quando eu cheguei, ele estava todo ensanguentado, porque estava tentando entrar em casa. Aí, a partir desse momento, eu decidi não sair mais, porque não ia deixar porque o bichinho no sofrimento, por um prazer meu de sair de casa.”

Por causa de sons como fogos de artifício e trovoadas, há risco dos animais se acidentarem ou fugirem de casa ou até sofrerem infarto. “Não é você pegar, segurar o animal, abraçar, beijar o animal. Você dá um lugar para ele se sentir seguro. Esse lugar pode ser um quarto, pode ser debaixo da cama, pode ser dentro de um banheiro, pode ser uma caminha, lugares mais fechados. “De acordo com a médica veterinária Kellen Oliveira, se não for possível evitar o som dos fogos, a recomendação é deixar o animal mais à vontade possível. Mas a recomendação principal é já ter acostumado o bichinho com os ruídos, desde as primeiras semanas de vida. “Então, quando eles são acostumados a esse tipo de barulho nesta fase, que é das três semanas aos três meses de vida, eles têm uma tolerância maior a esses ruídos, em época de festas de final de ano, Copa do Mundo, então eles sofrem menos. Outra dica é deixar para alimentar o animal próximo da hora dos jogos. Os brinquedos também poderão distraí-lo durante o barulho mais intensos dos fogos de artifício. Em casos mais sensíveis, alguns cães chegam a ter convulsões. Antes que isso aconteça, o veterinário pode recomendar algo para acalmar o animal. A festa da seleção brasileira na Copa do Mundo só será completa se os animaizinhos estiverem seguros e bem cuidados.


Conta de luz deve subir em média 5,6% em 2023, segundo Aneel

 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir 5,6% em 2023, em média, segundo dados apresentado ao grupo de Minas e Energia da equipe de transição do Governo. A agência destacou que os percentuais dependem de premissas que podem mudar até a definição dos reajustes nas tarifas, mas fez uma projeção: 7 distribuidoras devem ter reajustes superiores a 10%;15 distribuidoras devem ter reajustes entre 5% e 10%; 17 distribuidoras devem ter reajustes entre 0% e 5%; 13 distribuidoras devem ter reajustes negativos (ou seja, a conta de luz ficará mais barata). No encontro com a equipe de transição, realizado na última quarta-feira (23), também foram abordados temas como a abertura do mercado livre; a evolução das tarifas; a qualidade do serviço; e questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

 

Mostra dentro da mostra: Paulo Bruscky bate bola com arte e futebol

 

 

A Galeria Marco Zero apresenta ‘Bate-Bola Bruscky’, mostra-cápsula com trabalhos de Paulo Bruscky que tratam do tema futebol. Uma aventura em época de Copa, que será aberta nesta terça-feira, 29 de novembro, às 16h. A inauguração acompanha a partida futebolística entre EUA e Irã, numa alusão à obra (quase profética) à obra ‘Guerra Fria’, desenvolvida pelo artista em 1986 e que integra a mostra principal Autorretrato, já em exposição na galeria.

Ocupando o espaço superior da Marco Zero, a breve exposição apresenta 20 trabalhos, alguns inéditos, que exploram a faceta lúdica e inusitada do esporte dos gramados. Resgatando a magia contra sua atual lógica instrumentalizada, Bate-Bola Bruscky eleva-o novamente à condição de futebol arte. Segundo o artista, a ideia da mostra-cápsula veio por acaso, enquanto conversava com os galeristas Marcelle Farias e Eduardo Suassuna sobre a Copa do Mundo: “Eu já fui jogador, sempre gostei, joguei no juvenil do Sport Clube do Recife. O esporte permeia meu trabalho há muito tempo, tenho projetos artísticos do início dos anos 1970, com jogos-performance realizados aqui no Brasil e fora, como em NY. Para mim, o esporte, assim como a arte, não tem uma lógica, o caso faz parte. E foi por acaso que pensamos nesta mostra dentro da mostra.” – relata Bruscky, que completa: “Estamos mostrando trabalhos diversificados, incluindo documentação de performances. Fiquei muito feliz com essa possibilidade de mostrar trabalhos meus com essa motivação que é a Copa do Mundo. A abertura vai ser um bate-papo informal, vendo o jogo. Vou ficar à disposição para discutir as obras.” – explica.

 

Dica para quem quer conquistar vaga temporária de trabalho neste fim de ano

 

 

Segundo levantamento realizado em todas as regiões do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, os setores do comércio e de serviços preveem a abertura de 94,7 mil vagas temporárias até o final do ano. Para os mais de 9 milhões de trabalhadores desempregados no país, esse período se mostra como uma oportunidade excelente para que consigam uma vaga e possam, até mesmo, converter em um emprego permanente. Simone Moura, psicóloga corporativa, especialista em Psicologia Positiva e professora da Estácio, dá algumas dicas para quem vai se candidatar a um trabalho temporário e quer se destacar na seleção. O primeiro passo é atentar para o currículo. “É importante que o documento seja breve e específico. Deve-se destacar as formações acadêmicas, capacitações e principais experiências profissionais que tenham relação com a vaga que está sendo pleiteada”, explica. Caso seja selecionado para a entrevista, o posicionamento correto é fundamental para conquistar os recrutadores.

“É preciso demonstrar posicionamento quando a palavra está sob seu domínio, segurança no que está falando, disponibilidade para trabalhar e se ajustar aos horários solicitados”, orienta Simone Moura. Ela completa que, uma vez dentro da empresa, é hora de mostrar a sua melhor versão visando abrir as portas para uma possível contratação efetiva.“Um ponto extremamente determinante é passar confiança, autenticidade e responsabilidade com o trabalho, por mais que ele seja temporário. A contratação permanente poderá acontecer a partir do desempenho, da proatividade, da disponibilidade que o profissional temporário oferece para o empregador. Afinal, dificilmente uma empresa vai abrir mão de um trabalhador de excelência”, finaliza a especialista. A Faculdade Tiradentes (FITS) disponibilizará 15 bolsas integrais de estudo para o curso de Medicina, em Jaboatão dos Guararapes e Goiana. Informações abaixo.

 

Paulista: Obras do Centro da Mulher Empreendedora e do Centro Comercial da Resistência são iniciadas

 


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou duas importantes obras na cidade: o Centro da Mulher Empreendedora e o Centro Comercial da Resistência. As estruturas serão erguidas em uma parte da Praça João Pessoa, que fica nas proximidades do Jardim do Coronel da Família Lundgren, no Centro da cidade. A Prefeitura manterá uma área livre na praça para a realização de eventos culturais. O custo total dos empreendimentos será de quase R$ 2 milhões.O Centro da Mulher Empreendedora contará com espaço para atividades educacionais e sociais na capacitação das mulheres, ampliando o mercado de trabalho feminino. Já o Centro da Resistência, irá acomodar os comerciantes que estão localizados, atualmente, na Praça Agamenon Magalhães, em frente à sede da Prefeitura do Paulista. A novidade foi bem recebida pela população, como no caso do morador da cidade que atua no transporte alternativo, Marcos Pedro. Ele comentou que a obra será importante para a cidade. “Eu estou achando muito boa essa iniciativa, já que vai ter mais movimento e pessoas circulando, principalmente, para a gente que trabalha com Kombi. E o espaço será suficiente para todas as atividades da Praça João Pessoa”, disse Marcos Pedro.


Olinda passa emitir carteira para pessoa com Transtorno do Espectro Autista

 


A partir desta segunda-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda inicia o processo de emissão da carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento vai servir para facilitar a identificação e viabilizar o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para adquirir o cartão é preciso fazer o agendamento no site oficial da Prefeitura de Olinda.No dia marcado, pais ou responsáveis devem levar até a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 536, no Bairro Novo, a original e xerox dos seguintes documentos: Identidade, CPF dos pais ou responsáveis e da pessoa com diagnóstico de TEA, além de uma foto 3×4, comprovante de residência e o laudo atualizado com a Classificação Internacional de Doenças, o CID. Será preciso, ainda, informar um número de telefone para contato.De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, todo autista tem direito a atendimento prioritário nos serviços de saúde, educação, moradia, trabalho, assistência social, previdência social, cultura, transporte, mobilidade, tecnologia assistiva, além de esporte, turismo e lazer.


Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar