Saúde abre consulta para incorporar ao SUS vacina pediátrica da Pfizer

 


O Ministério da Saúde abriu nesta última terça-feira (6), consulta pública que trata da incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a covid-19. Segundo a pasta, as manifestações podem ser enviadas até o dia 15 de dezembro, pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). “O período de contribuição terá duração de 10 dias devido à relevância do tema e qualquer pessoa pode participar. Essa etapa faz parte de todos os processos de incorporação analisados pela Comissão”, ressaltou a pasta em nota. Atualmente, no caso da faixa etária entre 6 meses e menores de 3 anos, a vacina da Pfizer é recomendada para as crianças com comorbidades. A Conitec deu recomendação preliminar favorável à incorporação. Após a consulta pública, o tema volta para a Comissão para o parecer final.

 

Saiba as mudanças com a revisão da Vida Toda do INSS

 



O Supremo Tribunal Federal-STF decidiu a favor da revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em julgamento com votação acirrada de 6 a 5, nesta quinta-feira (1º). O novo julgamento no plenário físico confirmou o placar do plenário virtual, realizado em março de 2022. A votação foi no sentido de que o segurado tem direito ao critério de cálculo que lhe proporcione a maior renda mensal possível, a partir do histórico das contribuições. A revisão é feita para incluir salários antigos, pagos em outras moedas, no cálculo das aposentadorias. Segundo especialistas, a medida tem o objetivo de corrigir um erro cometido na reforma da Previdência de 1999: ter criado uma regra de transição mais prejudicial à população do que é a própria regra permanente.

De acordo com o advogado previdenciário, Elizeu Leite, três grupos são os principais beneficiados: Aqueles que realizaram poucos recolhimentos depois de 1994; Quem recebia uma remuneração alta antes de 1994 e aqueles com baixos salários depois de 1994. Elizeu ainda explica que as aposentadorias concedidas hoje, com base nas diretrizes da Lei nº 9.876/99, desconsideravam contribuições anteriores a 1994. A média salarial das aposentadorias era calculada, então, com base nas 80% maiores contribuições do trabalhador para o INSS, a partir da criação do Plano Real. “Vale reforçar que todos que se aposentaram antes de 2019 podem considerar para o cálculo de sua aposentadoria contribuições anteriores ao Plano Real, em 1994. A decisão vale a pena para quem tinha vencimentos maiores antes do Plano Real, perderam renda e tiveram o cálculo de sua contribuição média para fins de aposentadoria prejudicado”, ressalta. Elizeu ainda completa reforçando que a possibilidade pode ser aplicada, mas não é uma obrigação. Ou seja, é possível ao trabalhador ingressar com uma ação na Justiça a fim de requerer o direito. “A revisão só vale a pena para quem recebia salários mais altos antes de 1994. Para aqueles que recebiam menos, a ação não vale tanto, afinal, a aposentadoria que recebem atualmente é maior”, conclui o advogado

Paulista intensifica combate ao desmatamento na mata do Janga

 


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista (SEDURTMA) realizou nesta terça-feira (06) mais uma ação de combate à ocupação e ao desmatamento na Mata do Janga. O trabalho ocorreu em uma importante área de Mata Atlântica do município, onde também estão localizadas as ruínas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, de 1656, tombada como patrimônio histórico.Com o apoio do 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, foram derrubadas várias construções irregulares, realizadas apreensões de ferramentas e maquinários utilizados para desmatar as áreas, e efetuadas prisões em flagrantes. De acordo com o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo, que esteve à frente da ação, o intuito é combater as invasões de terras e construções irregulares, que causam grande parte do desmatamento praticado nas áreas de preservação.

“A Prefeitura, através da sua Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), está empenhada em combater o desmatamento e recuperar as áreas degradadas pelos infratores. Temos um compromisso com a população, que é de preservar os recursos naturais do município, e para isso se faz necessário prevenir o desmatamento e a degradação ambiental. A parceria integrada entre Prefeitura, CIPOMA, Depoma, Polícia Militar, Ministério Público, analistas e técnicos ambientais da Secretaria, além dos funcionários do controle urbano, é fundamental para que as ações alcancem seus objetivos”, destacou Clécio.

 


Dia da Justiça: Saiba mais sobre a data

 



O Dia da Justiça é comemorado todo dia 8 de dezembro e tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e os seus profissionais, ou seja, aqueles que processam e julgam os crimes políticos e as infrações penais praticadas contra a União e causas relativas aos direitos humanos. O Judiciário é um dos três poderes, juntamente com o Legislativo – responsável por estabelecer as leis do Estado – e o Executivo, que concebe e implanta programas e projetos de governo voltados às metas sociais, econômicas e institucionais previstas na Constituição.De acordo com o coordenador e professor do curso de Direito da Wyden, Luís Henrique Bortolai, diante do atual cenário brasileiro a data ganha um novo significado. “O conceito de justiça é muito subjetivo e, de tempos em tempos, passa por mudanças. O que normalmente fica claro para todos nós é buscar o correto, o certo diante do caso concreto, conforme as peculiaridades que ali foram postas” explica o professor.O professor ainda complementa que para os profissionais do Judiciário a data é bastante especial. “Significa a renovação de esperanças, numa aplicação mais sólida e verdadeira do acesso à justiça e da efetivação de muitos direitos e garantias fundamentais, para todas as pessoas, de forma indistinta”, afirma. Curiosidades sobre o Dia da Justiça

A data foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), fundada em 1949 e voltada para a qualificação dos magistrados e o esclarecimento à sociedade sobre as funções dos profissionais do Judiciário.

Trata-se de um feriado forense, ou seja, em 8 de dezembro as atividades dos órgãos do Poder Judiciário estão suspensas, conforme Art. 60. da Lei nº 11.697, de 13 de junho de 2008.

A Lei 1.408, de 1951, criou o feriado em todo o território nacional. A data é comemorada desde 1940, em referência à Imaculada Conceição, mas a primeira celebração oficial do Dia da Justiça ocorreu apenas em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Como resultado da influência romana sobre o Direito brasileiro, um dos símbolos mais comuns da Justiça no país é a Deusa Iustitia. Seus olhos vendados indicam que é preferível ouvir a ver e representam imparcialidade em relação às aparências e aos bens materiais.

 


Sesc inscreve para oficinas de dança para crianças e adultos

 

 

O Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, está com inscrições abertas para Oficinas de Dança Contemporânea, promovendo o bem-estar físico e mental da população. A agenda movimenta os dias 6 e 7 de dezembro. As vagas são gratuitas. A primeira oficina, no dia 6, às 15h, é exclusiva para crianças com idade a partir de oito anos. Nela, o objetivo é estimular a consciência corporal e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e pequenas. No dia seguinte, às 15h, a turma é para jovens e adultos, com mais de 15 anos, que vão trabalhar a motricidade e a sofisticação de movimentos. Nos dois dias, quem vai ministrar o encontro é o bailarino e professor Rafael FX. Podem se inscrever participantes iniciantes ou que já tenham vivência no conteúdo. Para isso, é preciso ir até a Sala de Dança do Sesc Santa Rita. São 20 vagas.

SESC – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição
privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br).

 

Quarta edição do REC’n’Play promove reconexão com o Recife

 


O REC’n’Play voltou a ocupar o Bairro do Recife após dois anos, devido a Covid-19. Em sua quarta edição, o Carnaval do Conhecimento, realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, consolidou seu espaço no calendário de eventos da capital pernambucana. E os números reproduzem essa conexão estabelecida entre a cidade e o festival de experiências digitais. Em quatro dias, o evento bateu seus recordes, com mais de 40 mil inscritos, os quais desfrutaram de mais de 700 atividades com cerca de 900 convidados, entre palestrantes, facilitadores e profissionais prontos para compartilhar o futuro. Os jovens, na faixa entre 20 e 34 anos, compreenderam mais de 50% dos participantes que também conquistou o público com idade entre 35 e 59 anos (quase 30%) e os adolescentes de 15 a 19 anos (11%). As mulheres foram maioria entre os presentes com 49,94% contra 49,24% de participação masculina e 0,82% que não determinaram gênero.

A área Tech se destacou como a mais procurada, com 47,10%, apesar de a maioria dos inscritos (63%) haver declarado não trabalhar com tecnologia. A área de Empreendedorismo conquistou a preferência de 24,54% dos participantes, seguida por Cidades (14,55%) e Economia Criativa (13,81%). “Chegamos ao final de mais essa edição superando as expectativas, estabelecendo e renovando uma conexão bastante positiva com a cidade. Trouxemos muita gente para as atividades; o estudante, que é o nosso ponto forte, compareceu em peso. Também conseguimos criar uma conexão mais estreita com a periferia, onde se encontra um público potencial para o REC’n’Play”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. “As palestras fizeram muito sucesso e deixaram uma impressão bastante positiva ao trazer para o debate temas como educação, racismo, mulheres, entre tantas outras temáticas igualmente importantes e inclusivas”, assinalou a coordenadora do evento, Gabriela Soares, chamando a atenção, também para a diversificação do público presente ao quarto REC’n’Play. As atividades nas ruas foram outro ponto alto e, de acordo com Lucena, a expectativa é ampliá-las em 2023 a fim de proporcionar mais e mais experiências e outras formas de aquisição de conteúdo. “Quanto mais atividades levarmos para as ruas, melhor”, pontuou.

Diretor da Ampla Comunicação, Eduardo Breckenfeld sublinhou que, com mais de 700 atividades gratuitas e abertas para um público de mais de 40 mil pessoas, o REC’n’Play consolida-se como o maior e mais inclusivo e fomentador festival de tecnologia e inovação brasileiro. “Um grande carnaval do conhecimento, que ocupa prédios e ruas do Recife Antigo, coração pulsante da capital pernambucana. Que ocupa, sobretudo, as mentes das milhares de pessoas que acabam tendo a oportunidade de vivenciar experiências e trocas de conhecimentos atrelados a temas fundamentais de um mundo em constante revolução”, ressaltou o executivo. Neste ano de retomada, o REC’n’Play deixa como legado não apenas as experiências físicas, mas a capacidade do evento de “furar bolhas”, de se tornar mais inclusivo, demonstrando às pessoas como se conectarem ao universo da tecnologia, além do seu teor 100% colaborativo. “Conseguimos gerar inúmeras conexões. Não há nenhum outro movimento com esse perfil, que englobe tudo e de uma forma totalmente gratuita. O REC’n’Play funciona como um despertar para muita gente que não é da área de tecnologia e inovação”, comemorou Gabriela.

Em mais uma edição, as atividades promovidas pelo REC’n’Play contemplaram especialistas e público geral, trazendo palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas, experiências tecnológicas, hackathons e muito mais. Foram mais de 700 ações disponibilizadas, as quais foram distribuídas em 23 prédios, além de ruas e praças do Bairro do Recife e Santo Antônio. O evento também marcou a chegada de imóveis reabilitados e em processo de recuperação, como o Edifício Chanteclair. A homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat foi o principal destaque da programação cultural.


Mercado de trabalho e áreas com oportunidades para 2023

 



O mercado de trabalho no Brasil está em aquecimento. Durante os meses de pico da pandemia, o desemprego chegou a mais de 15 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, e agora, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a taxa de desocupação no trimestre de agosto a outubro ficou em 8,3%, um número que equivale a 9 milhões de pessoas. Com a retomada de oportunidades no mercado de trabalho é preciso estar capacitado nas áreas de tecnologia, bens de consumo, logística e infraestrutura, varejo e e-commerce, agronegócio e saúde, tendências para 2023, como informou um recente levantamento da empresa de recrutamento Robet Half. O Guia Salarial 2023 da Robert Half mostrou as profissões em alta para o próximo ano e as perspectivas de salário, que podem chegar a R$ 39 mil. Para os formados em Engenharia os destaques são para os cargos de engenheiro de EHS/ESG, com salário de R$ 8.100 a R$ 18,1 mil, e gerente de projetos/PMO, de 14,6 mil a R$ 30,1 mil. No setor de Finanças e Contabilidade, a função de gerente de projetos/PMO pode chegar a 14,6 mil a R$ 30,1 mil.

Na área de Direito, um advogado empresarial sênior pode ganhar de R$ 13,2 mil a R$ 24,2 mil. Em Recursos Humanos, um dos destaques do Guia foi para a ocupação de coordenador/especialista de Atração e Seleção, com salários até R$ 17,7 mil. Na área de Tecnologia, foram destacados três cargos: desenvolvedor front-end (interface gráfica) sênior, coordenador de segurança da informação e especialista/cientista de dados, todos com remuneração que pode ultrapassar R$ 20 mil.Para quem quer entrar 2023 com uma vaga garantida no ensino superior, a Estácio oferece oportunidade de ingresso e qualificação para as demandas em alta. A instituição realizará nos dias 9 e 10 de dezembro, o Vestibular Estácio, onde os aprovados poderão ingressar com valores diferenciados. Na campanha é possível encontrar cursos a partir de R$79,00 no primeiro semestre além de descontos de 70% durante o curso. Para conferir basta acessar o regulamento pelo site estacio.br/regulamentos. Em Pernambuco, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser pelo telefone (81) 99958-0165, pelo site estácio.br ou nos polos de Ensino Digital ou no campus. A Estácio Recife fica na Abdias de Carvalho, 1678, Madalena. A Estácio possui um portfólio de cursos amplo e com diferentes formatos de ensino para cada perfil de estudante, e oferece em Pernambuco as graduações em Enfermagem, Direito, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Ciências Contábeis, Engenharias, Educação Física, Odontologia, Relações Internacionais, entre outras.

Natal do Shopping Patteo Olinda tem apresentações gratuitas de escolas e de corais

 


No clima das festas de final de ano, nas próximas quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de dezembro, o Shopping Patteo recebe apresentações natalinas de escolas de Olinda, sempre das 14h às 20h, no espaço especial montado no piso L1. Corais natalinos também se apresentam gratuitamente no centro de compras, entre os dias 15 e 16 de dezembro. As sessões de cantatas acontecem sempre entre 15h e 21h. Além disso, os visitantes poderão se encartar com uma vila cheia magia e alegria localizada no piso térreo. Na “Vila da Felicidade”, o grande destaque da decoração é a árvore de Natal gigante. As bolas também são protagonistas nesta decoração. São mais de seis mil bolas em tamanhos variados e com luzes interativas, nas cores tradicionais do Natal – vermelho, verde e branco. Outras 35 árvores de diversos tamanhos compõem o espaço.


O cenário da Praça de Eventos traz ainda um letreiro gigante de Feliz Natal, espaços Instagramáveis, brinquedos giratórios, casas e poltronas em formato de bolas natalinas. No espaço também é possível encontrar um Papai Noel animatrônico, cogumelos e duendes que habitam a “Vila da Felicidade”. Um espaço kids pago completa a área da Praça de Eventos. O brinquedo conta com labirintos, escorrego, obstáculos e piscina de bolinhas. Um trenzinho completa a brincadeira. Os ingressos custam R$30,00 para 30 minutos de brincadeira no parque. O passeio no trenzinho custa R$10,00. O combo de 30 minutos no parque e passeio no trenzinho custa R$35,00. Crianças de até 1m de altura só poderão entrar na atração acompanhadas de um adulto responsável. A altura máxima para brincar é de 1,50m. O tradicional encontro com o Papai Noel também não poderia faltar. O Bom Velhinho está recebendo os visitantes em seu trono montado em um espaço na Praça de Eventos do shopping. O Papai Noel recebe os visitantes diariamente das 12h às 21h, exceto no dia 24 de dezembro, quando atenderá das 9h às 18h. Os pets também podem tirar uma foto com o Bom Velhinho em um trono exclusivo.


Blogdellas com veículos e assessoria – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar