Coluna Em Pauta – Santander orienta sobre empréstimo com garantia

 

A área de Negócios Imobiliários do Santander Brasil realizou uma pesquisa para entender o perfil dos brasileiros que desejam contratar empréstimo nos próximos meses e identificou que 7 em cada 10 pessoas desconhecem a modalidade que oferece um bem como garantia. O home equity – linha de crédito com garantia de um imóvel – é uma das principais ofertas do Santander e, no contexto de juros mais altos, torna-se uma interessante alternativa para quem quer pagar taxas menores e ter prazos maiores e fôlego financeiro.

O Banco ouviu 1.273 pessoas e percebeu que ainda há uma grande resistência em optar por essa modalidade de empréstimo: 61% dizem que não colocariam um bem quitado como garantia e 33% que não colocariam um imóvel quitado como garantia. A pesquisa apontou que, na contratação de um empréstimo, os clientes buscam juros menores (72%) e a certeza de que a parcela cabe no bolso (46%). Além disso, 43% que utilizaram ou planejam utilizar empréstimos pagariam dívidas com o crédito, 25% reformariam a casa, 21% comprariam uma nova casa e 14% comprariam um carro ou moto.

“O home equity está alinhado ao que as pessoas querem: juros menores, prazos maiores, e a possibilidade de crédito da maneira que desejar. Então, por que não pagar menos por isso?”, questiona Sandro Gamba, diretor de Negócios Imobiliários do Santander Brasil. O Banco é líder a modalidade com o UseCasa, com uma carteira de R$ 3,3 bilhões (2T/22). O empréstimo parte de R$ 30 mil e chega até 60% do valor do imóvel, com prazo de pagamento de até 20 anos. As taxas são fixas, a partir de 0,95% ao mês, sem correção.

Recentemente, o Santander lançou o mesmo produto para pequenas e médias empresas, o UseImóvel. O prazo para quitação é de três a dez anos e o crédito é limitado a 60% do valor de mercado do imóvel a ser dado como garantia. A taxa é a partir de 1,5% ao mês pela amortização Price (prestações iguais). Para pessoas físicas quanto jurídicas, o imóvel deve estar quitado e pode ser próprio ou de terceiros. A taxa de contratação e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) podem ser incluídos no valor do empréstimo.


Enem Action promove o Simuladão 2022

O Enem Action, em parceria com as instituições de ensino superior Estácio e a Wyden, promove no dia 17 de setembro, às 13h, no formato virtual, um simulado para estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Simuladão são gratuitas, o teste contará com 60 questões objetivas de todas as áreas do conhecimento e redação. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 15 de setembro, às 12h, no site: https://simuladaodoenem.com.br. Segundo a coordenadora de Relacionamento com Escolas do Enem Action, Ana Paula de Sousa Gonçalves, a prova terá método de correção baseado na metodologia usada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que permite ao candidato mapear, com mais de 90% de assertividade, a nota que tiraria no exame oficial.

“Simulados como esse são importantes porque ajudam o aluno a se preparar para o dia da prova. Além disso, todas as questões, o ambiente e as regras que o vestibulando deverá seguir no dia do simulado correspondem ao que os estudantes, provavelmente, irão vivenciar quando for o verdadeiro dia do exame: o tempo de prova e o tipo de perguntas”, explica a coordenadora. Os alunos que participarem, além de concorrerem a bolsas de estudos exclusivas, concorrerão ao ranking nacional de meritocracia. O primeiro lugar irá ganharum Kindle; o segundo colocado Mi Smart band; já o terceiro lugar receberá um kit escolar com mochila, caderno, caneta, squeeze. O resultado será divulgado na página do simuladão, no dia 27 de setembro. Sobre Enem Action:Uma plataforma online e gratuita de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de um simples cadastro, o usuário tem acesso permanente a apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas do Enem de edições anteriores, workshop de redação, minissimulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo programático previsto para o Enem.


Estado inaugura 15ª Delegacia da Mulher em Palmares

 


A Mata Sul de Pernambuco ganhou mais um reforço para o atendimento às mulheres vítimas de violência. O governador Paulo Câmara inaugurou, em Palmares, a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher. Este ano, já haviam sido inauguradas unidades em Arcoverde, Salgueiro e Olinda. A Polícia Civil também tem em seu planejamento a implantação nos municípios de Ipojuca e Ouricuri. Ainda na visita ao município, o governador entregou a ampliação dos serviços do Instituto de Medicina Legal (IML). “Essa nova unidade da delegacia vai servir não apenas a Palmares, mas também aos municípios da Mata Sul, compondo essa rede de proteção que temos espalhada em todas as regiões de Pernambuco. É muito importante que a mulher tenha certeza de que nós não vamos admitir e nem tolerar a violência contra ela. E, caso se sinta ameaçada ou tenha sido agredida, terá um local especializado para ser cuidada”, assegurou Paulo Câmara.

As pernambucanas passam a contar, agora, com 15 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Olinda. Nos municípios que não dispõem desse serviço, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187. A interiorização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher vem fortalecer o combate à violência de gênero. Das 15 unidades em todo o Estado, essa é a quinta inaugurada no governo Paulo Câmara. É muito importante que a Polícia Civil possa prestar esse serviço no interior”, enfatizou o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.

A secretária estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, ressaltou que a Delegacia da Mulher vai muito além do que só apurar os fatos e reprimir o agressor. “É a mulher saber que naquele local ela poderá ser bem acolhida, tendo seus direitos esclarecidos e, principalmente ter sua liberdade e vida resgatadas”, concluiu. O imóvel em Palmares está instalado na Rua Capitão Pedro Ivo, 590, no Centro do município, e o funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A área construída é de 220 m², com dois pavimentos, recepção e sala de permanência, duas salas de registro de boletim de ocorrência, sala de escuta especializada com brinquedoteca, dois cartórios, gabinete da delegada titular, coordenação setorial, sala de investigação, setor administrativo, sala de custódia, copa, alojamento e banheiros.


Academia Recife promove Corrida e Caminhada Setembro Amarelo

 

 

Para ressaltar a importância do exercício físico para o cuidado da saúde mental, a Academia Recife realiza dia 24 de setembro, às 6h30, a Corrida e Caminhada Setembro Amarelo no polo da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa (Parque da Jaqueira). O evento faz alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado ao debate sobre a valorização da vida. Entre os diversos benefícios que o exercício físico pode trazer, um dos destaques é o bem-estar psicológico. Para que isso aconteça, a atividade deve ser praticada frequentemente. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos precisam praticar entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada a intensa por semana. Além disso, também deve ser incluído um trabalho de fortalecimento muscular e ósseo para melhorar a qualidade de vida”, afirmou Jailton Santos, coordenador operacional das Academias Recife.

Buscando estimular a prática das atividades físicas e tornar o evento acessível para todos, a corrida e caminhada acontecerá em dois percursos, de 3km e 5km. Para reforçar o movimento, a organização da corrida solicita que os participantes compareçam ao evento com roupas amarelas, destacando a cor escolhida para o mês. Após a corrida, os atletas inscritos serão recompensados com uma premiação em medalha. Quem se interessar deverá realizar a inscrição de forma gratuita com os professores do polo no horário
de funcionamento da Academia Recife, das 5h30 àꜱ 9h30 e das 17h àꜱ 21h de segunda a sexta e das 6h às 10h aos sábados. Além disso, como forma de incentivar a solidariedade, os participantes também precisarão levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a Casa do Idoso, em Casa Amarela.

IGEC: Qualificado como Organização Social pela Prefeitura do Recife, o instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC) é uma organização não governamental habilitada para atuar na execução de políticas públicas na área esportiva e cultural da capital pernambucana. O IGEC é responsável pela administração das Academias do Recife, do Parque Santana e Parque da Macaxeira. Seu diretor executivo, Eduardo Couceiro, também atua como diretor presidente do Instituto Incentiva, responsável por eventos já consagrados no cenário esportivo estadual como a Meia Maratona Eu Amo Recife e o Hang Loose Pro Contest.

 

Comunidade de Passarinho ganha novo sistema de abastecimento

 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, inaugurou, ao lado da presidente da Compesa, Manuela Marinho, o novo sistema de abastecimento no bairro de Passarinho, no limite entre Olinda e Recife. A obra vai beneficiar cerca de 8 mil olindenses, que terão redução no rodízio de água.Além disso, ruas do Alto da Conquista e Alto da Bondade também serão beneficiadas com água nas torneiras em mais dias da semana. “Estamos sempre à disposição da Compesa para ajudar no que for necessário. Essa obra vai se juntar a diversas intervenções que a Prefeitura de Olinda está fazendo na área para levar mais qualidade de vida à população”, disse o prefeito. Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, para viabilizar uma maior oferta de água para o bairro, que possuía pontos críticos de atendimento, a Companhia investiu R$ 2,7 milhões em um conjunto de intervenções, com a perfuração de três poços profundos no aquífero da Guabiraba, aumentando a produção em 35 litros de água por segundo para a área. Para transportar esse volume foi necessário construir uma adutora de 1,5 km e 2,4 km de rede de distribuição. A água captada nos poços da Guabiraba seguirá pela nova adutora até o reservatório Vila Conceição 2 e dele para a rede de distribuição.



Grupo Mulheres do Brasil (Recife) discute o projeto “Pula para 50”

 



O Grupo Mulheres do Brasil /Recife, através dos comitês de políticas públicas e jurídico e das suas líderes, as advogadas Dani Janguiê e Maria Dulce Freire, apresentam, nesta segunda-feira, 12, o projeto “Pula para 50″, que estimula a nível nacional o aumento das candidaturas femininas. A iniciativa conta com as presenças da advogada Diana Câmara e da cientista política Priscila Lapa, além de atuais candidatas ao pleito de 2022. O evento será das 15h às 17h, na sede da Associação Comercial de Pernambuco, na Praça Rio Branco/ Bairro do Recife.


Paulista: Projeto SEMA nas escolas envolve estudantes na preservação da natureza

 

 

 

A Escola Municipal Terezinha Camarotti, na Mirueira, em Paulista, recebeu na última sexta (09.) a visita dos técnicos em meio ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente da cidade. Na ocasião, cerca de 180 estudantes acompanharam uma série de atividades acerca da preservação da natureza. Orientações sobre ciência do solo, análise sobre o nascimento de tartarugas marinhas na cidade, a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Caetés, observação ambiental (através de binóculos), exposição fotográfica e o uso de energias renováveis e da tecnologia na vida cotidiana de uma cidade foram alguns temas abordados. O evento contou também com a participação do presidente da Comissão de Direito Ambiental, Dr. Helber Cláudio da Silva. A próxima edição será realizada na Escola João Fonseca de Albuquerque, no bairro de Nossa Senhora do Ó.


Redação com veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar