Coluna Em Pauta: Proibida venda dos petiscos caninos Balance Bifinhos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou o recolhimento de petiscos caninos Balance Bifinhos, fabricados pela empresa Balance, marca da BRF Pet. A decisão foi tomada após a própria empresa anunciar a contaminação de seus produtos com etilenoglicol, substância tóxica. A ingestão dessa substância “emergência médica”. O recall vale para os seguintes petiscos caninos: Balance Bifinhos Filhote Frango: lote 22V074 (fabricado em 15/03/2022); Balance Bifinhos Carne Vegetais: lote 22V085 (fabricado em 26/03/2022); e Balance Bifinhos Frango Assado: lote 22V085 (fabricado em 26/03/2022).Na semana passada, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já havia determinou o recolhimento desses petiscos “em todo o território nacional”, após ter recebido oficialmente o comunicado de recall voluntário dos lotes.
São seis empresas com determinação de recolhimento de produtos após detecção de dois lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol, adquiridos da Tecno Clean: Bassar Indústria e Comércio, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais, Upper Dog Comercial , Petitos Indústria, Comércio de Alimentos e a Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal.O propilenoglicol é produto de uso permitido na alimentação animal, desde que adquirido de empresas registradas. As investigações que estão são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. Até o momento, não existe diretriz do ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados. Não há até o momento “evidências de mortes de cães causadas pela ingestão dos petiscos”. Em nota oficial, a empresa afirma que conduz as análises técnicas próprias e independentes.
O Brasil será a maior economia verde do mundo?

Com o objetivo de discutir o tema “Brasil: A maior potência verde do mundo“ o LIDE Pernambuco realiza mais uma edição do “Encontro LID EESG”, nesta quinta-feira, dia 27.Entre os convidados estão Sócia-Presidente da SYSTEMIQ no Brasil, Cofundadora AYA Earth Partners, ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva e o membro do Conselho da Marfrig (maior frigorifico do mundo) e da Wise Plásticos, Roberto Waack, vale ressaltar que ele foi o criador do primeiro selo verde do Brasil e foi o CEO da Fundação Renova de 2016 a 2020 que cuidou do gerenciamento da crise em Brumadinho (MG). Roberto Waack e Patrícia Ellen Silva conversar sobre a potência verde que é o Brasil, tendo em conta a matriz energética nacional, majoritariamente renovável, associada à maior reserva florestal do planeta. O encontro acontecerá no auditório do Empresarial JCPM, às 8h30.
Pernambuco entre os três estados que mais geraram empregos no Brasil em setembro
Pernambuco ficou entre os três estados brasileiros que mais geraram empregos no Brasil, no mês passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (26.10) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Foram criados 20.528 novos postos de trabalho com carteira assinada, atrás apenas de São Paulo (61.167) e Minas Gerais (23.723). Com o resultado de setembro, Pernambuco já gerou 114.734 empregos, desde agosto de 2021. Um resultado do reaquecimento da economia obtido com o Plano Retomada. Entre os setores que mais geraram trabalho em Pernambuco no mês de setembro estão a indústria (8.528), a agricultura (3.937), os serviços (4.317) e a construção civil (1.596). Em todo o país, o mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo de 278.085 carteiras assinadas em setembro.“Temos conseguido manter uma sequência de meses positivos no balanço entre admissões e desligamentos em todos os setores do mercado de trabalho formal no estado. Continuamos acelerando a economia com a atração de novos empreendimentos e a realização de dezenas de obras públicas que estão impulsionando a geração de emprego e renda em todas as regiões de Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Observando Rios estimulando mais cuidados com o meio ambiente
A Prefeitura de Paulista, em parceria com o Espaço Ciência, realizará, de forma pioneira no município, o projeto Observando Rios. Por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), a iniciativa, que é desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica, terá o envolvimento direto de alunos das escolas municipais, integrando a participação da SEMA com a Secretaria de Educação.O objetivo é desenvolver nos cidadãos do Paulista o sentimento de pertencimento e responsabilidade local, bem como estimular a prática científica nos alunos da rede municipal de ensino. Com isso, o pensamento crítico e a consciência sobre a importância de preservar os manguezais serão trabalhados e incentivados.O “Observando Rios” realizará, mensalmente, coletas e análises nas áreas de manguezais do Rio Timbó, estendendo-se até o Rio Paratibe, para verificar as condições químicas das águas e, consequentemente, as características das áreas de manguezais. Os resultados das análises vão gerar dados e informações que ajudarão nas tomadas de decisões para a conservação desse ecossistema, em um trabalho integrado entre a comunidade e a rede de ensino. Os dados obtidos mostraram a qualidade das águas, informando se estão próprias para consumo e balneabilidade. Além disso, podem explicar situações de possíveis degradações de uma determinada área ou ecossistema, verificando se a fauna e flora locais estão sendo prejudicadas devido às substâncias encontradas na água, por exemplo. Para se integrar a ampla programação, procurar a agenda de ações na referida secretaria e
Sesc promove ação de incentivo à leitura, nesta quinta-feira (27/10)
Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, criada em 1980 e celebrada na última semana de outubro, o Sesc está vai promover o #MovimentoPartiuLeitura. A ação, que é pensada nacionalmente, vai acontecer também em Pernambuco, nesta quinta-feira (27). “Nosso objetivo é incentivar o compartilhamento de conhecimento e, mais que isso, o acesso a obras de diversos gêneros”, comenta Adalberto Trajano, o técnico de Biblioteca do Sesc. A proposta da iniciativa é mobilizar as pessoas para que, no dia, deixem um livro em espaços públicos para que alguém encontre e tenha a oportunidade de ler a obra gratuitamente. Os livros podem ser novos ou não e pertencer a qualquer gênero literário, e devem ser disponibilizados em praças, ônibus, mercado, salas de espera, entre outros lugares de movimentação. “Ainda é uma oportunidade de deixar um bilhete para o próximo leitor ou leitora e fortalecer esse movimento em defesa da literatura”, pontua. Quem quiser, pode acompanhar o perfil do @sescbrasil no Instagram e participar marcando a instituição e utilizando as hashtags #movimentopartiuleitura e #suabibliotecaemtodobrasil. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.
Olinda antecipa salário para o Dia do Servidor Público
Em mais um ato de valorização dos 8.500 mil servidores de Olinda: efetivos, cargos comissionados, aposentados e pensionistas, o prefeito Professor Lupércio determinou a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de outubro para esta quinta-feira (28), Dia do Servidor Público. A Gestão Municipal definiu que o feriado desta data será transferido para o dia 14 de novembro, véspera da Proclamação da República. Mesmo nos meses mais críticos da pandemia, quando a arrecadação na cidade foi atenuada, a gestão, através da Secretaria da Fazenda e Administração, manteve todos os esforços e vem cumprindo os vencimentos dos funcionários municipais em dia.
Fisioterapia auxilia pacientes pós-tratamento do câncer de mama
O mês de outubro é dedicado à prevenção e aos cuidados contra o câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é uma das mais comuns entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. E para além das importantes informações sobre prevenção e diagnóstico precoce, é essencial debater também sobre as sequelas físicas que atingem grande parte das pessoas que passaram pelo tratamento contra a doença .“É bastante comum que pacientes mastectomizadas ou que passaram por quimioterapia e radioterapia apresentem alterações no corpo, como o inchaço nos braços, que a gente chama de linfedema, diminuição de movimentos, de força, alterações na postura e no equilíbrio, aderências de cicatrizes, entre outras sequelas”, explica Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta especialista em oncologia e professor da Estácio Recife. Segundo o especialista, o acompanhamento fisioterapêutico nesses casos é indispensável, porque algumas pacientes acabam aprendendo a conviver com essas alterações, encarando-as como normais, quando não são.
“As sequelas atrapalham muito no dia a dia, em casa, no trabalho, no lazer. E elas podem ser corrigidas, desde que haja o tratamento adequado”, aponta.Para tanto, o fisioterapeuta pode se utilizar de várias intervenções fisioterapêuticas, tais como: analgesia (eletroterapia e massoterapia), alongamentos (passivos e ativos), exercícios de fortalecimento muscular (com ou sem carga), exercícios de amplitude de movimento, exercícios cardiorrespiratórios e exercícios pulmonares (cinesioterapia respiratória, manobras de higiene brônquica, manobras de reexpansão pulmonar). Atendimento gratuito – No Recife, é possível receber atendimento em fisioterapia oncológica sem custos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio Recife. O público-alvo é de pessoas que tenham passado pelo diagnóstico de câncer de mama e que já foram submetidas ao tratamento cirúrgico (mastectomia) ou que já tenham feito ou estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia e que apresentem sequelas físicas. Os atendimentos acontecem sempre nas quartas-feiras, das 14h às 17h, mas é preciso agendar antecipadamente a avaliação por meio do número (81) 98555-0225 (WhatsApp). O campus da Estácio Recife fica na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena.
Blau Farmacêutica instala unidade em Pernambuco com investimento de R$ 1 bilhão
Com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, o projeto de expansão da Blau Farmacêutica aportará no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, com previsão de início das obras já em 2023. A assinatura do contrato de aquisição da área de 64 hectares dentro da Zona Industrial de Suape ocorreu nesta quarta última. O novo empreendimento da Blau, que é uma das principais indústrias de medicamentos e insumos hospitalares da América Latina, tem como objetivo gerar até 1.400 postos de trabalho diretos quando a fábrica estiver em plena operação, em 2032.A assinatura do contrato contou com a presença do governador Paulo Câmara, ao lado do presidente da empresa, Marcelo Hahn. “Pernambuco continua avançando e atraindo investimentos, mesmo durante um momento em que o país passa por muitas dificuldades. A chegada da Blau é um investimento que não estamos vendo acontecer em outros estados. Isso mostra o nosso compromisso com a atração de empresas e a confiança que transmitimos aos investidores”, destacou o governador.
De acordo com Paulo Câmara, as empresas que procuram Pernambuco encontram uma infraestrutura adequada, o que é um fator definitivo para que decidam estabelecer-se no Estado. “Além disso, atuamos com atrativos fiscais totalmente regulamentados, com uma mão de obra qualificada e pronta para os desafios do futuro”, frisou.Sexta planta produtiva a ser implantada pela Blau Farmacêutica no Brasil, o projeto contou com a negociação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, com o objetivo de reforçar a ampliação do polo farmacoquímico já consolidado no Estado.“A nossa vinda a Pernambuco não é por acaso.
O Estado está dando a contribuição necessária e encontramos uma infraestrutura muito completa, que não achamos em outros locais. Juntos vamos gerar empregos para a região e alcançar o nosso objetivo de expansão”, afirmou o presidente da Blau Farmacêutica, Marcelo Hahn. Com mais de 30 anos de fundação, a Blau Farmacêutica já desenvolveu um portfólio de mais de 150 diferentes produtos farmacêuticos. Cerca de 80% de sua produção atende ao mercado nacional, em diversas especialidades terapêuticas. A empresa produz medicamentos de alta complexidade e hospitalares essenciais, sendo especializada em produtos biotecnológicos e sintéticos para oncologia, nefrologia, hematologia, infectologia, entre outros. Funcionam, ainda, cinco subsidiárias em outros países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Estabelecida na Região Metropolitana de São Paulo, a empresa conta com plantas produtivas nas cidades de São Paulo, Cotia (sintéticos e biotecnológicos), Caucaia (CE) e Anápolis (GO). Todas funcionam com equipamentos de alta tecnologia para produção, controle de qualidade e classificação por classe terapêutica.
Paulista apoiando a renovação de estoque de sangue do Hemope
Paulista vai receber, neste sábado (29), uma ação de doação de sangue promovida pelo Hemope – Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco -, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Av. Marechal Floriano Peixoto, nº 85. Devido à pandemia da Covid-19, a fundação apresenta uma queda no armazenamento de sangue desde 2020. Para contribuir com a manutenção do estoque, a ação terá capacidade para doações de 140 pessoas. O ato pode ser realizado a cada três meses por homens e a cada quatro por mulheres. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses caso seja a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal e da apresentação de cópia da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda esperar 30 dias após a cura dos sintomas gripais para a doação de sangue.
Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, é necessário esperar o prazo de 30 dias após a cura ( dores nas articulações) – no caso de dengue grave, são seis meses após a cura.Estão impossibilitados de doar sangue os que fizeram endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses; colocaram piercing (quanto a piercing na região genital e/ou oral que já foram retirados, a doação só é permitida 12 meses após retirada do item); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada.Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas antes do procedimento. Vacinas: esperar o prazo de 48 horas após vacinar-se contra HPV, Influenza ou Tétano; e 30 dias – Febre Amarela e Tríplice Viral. Bebidas alcoólicas: esperar 12 horas após a ingestão. Menstruação: não impede doação. Mas é necessário levar em consideração se a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou com fluxo intenso durante o período. Tratamento dentário: depende do procedimento, o triagista avaliará. Gravidez e amamentação: aguardar até 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou a amamentação não é exclusiva. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.
O pintor e escultor pernambucano Di Farias agora com ateliê no Patteo Olinda

O Shopping Patteo Olinda passou a contar com um Ateliê Di Farias, dedicado ao pintor e escultor pernambucano, conhecido mundialmente por retratar o cotidiano brasileiro, o carnaval, a fé e o frevo com um traço preciso e inconfundível. No espaço, localizado no piso L2 do centro de compras, estão disponíveis para venda obras do artista, quadros e souvenirs. Com mais de seis mil obras espalhadas por 50 países, os traços do mestre Di Farias estão presentes nos cinco continentes. O artista, que estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios em Recife e pintura na Meyer Le Bien em Paris, tem como identidade o estilo expressionista. Di Farias já recebeu mais de 30 prêmios, entre eles: Master Medalha de Ouro, no Salão Internacional de Arte, em Londres; Prêmio no Sfogato Art Festival, na Polônia; e Medalha de honra do Exército Brasileiro. Além disso, já participou de exposições em países como Dubai, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, Polônia, Estados Unidos, Suíça, Holanda, Tailândia, Portugal, França, República Tcheca, entre outros. No Shopping Patteo Olinda, seu ateliê funciona de segunda a sábado, das 09h às 20h, e aos domingos das 12h às 21h. Mais informações sobre a obra de Di Farias estão disponíveis no site www.difarias.com.
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br