Coluna Em Pauta: Professores dão dicas para o segundo domingo de Enem

 

– Provas do domingo (20) serão de matemática e ciências da natureza –

Neste domingo (20), os candidatos do Enem resolverão as questões de matemática e de ciências da natureza, que englobam química, física e biologia. Serão 90 questões objetivas. A aplicação terá cinco horas de duração. Às vésperas do último dia de provas, a dica é focar na revisão, nos conteúdos frequentes. O primeiro passo, segundo o gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, é “fazer de conta que o primeiro dia não existiu e encarar o segundo dia como se fosse a primeira prova”. Todas as dicas de autocuidado, de revisão, de alimentação e de descanso valem também para o segundo dia de exame. Mesmo quem não se saiu muito bem no primeiro dia de provas, pode ter a chance de recuperar agora o desempenho. “Não adianta ficar nos conteúdos mais difíceis ou estudar o que nunca caiu. É estudar matemática básica; em física, estudar mecânica, eletricidade; estudar química geral; e, em biologia, conteúdos como meio ambiente, fisiologia”, recomenda Moreira. Para isso, a dica é refazer questões de exames anteriores.

O professor explica que é importante o estudante manter coerência no exame e acertar as questões mais fáceis, por causa do sistema de correção do Enem, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Caso acerte apenas as difíceis e erre as fáceis, o sistema entende que o aluno pode ter chutado e ele ganha menos pontos pelas questões mais complexas do que outro que acertou tanto as fáceis quanto as difíceis. A orientação é para que os candidatos leiam a prova e resolvam aqueles itens nos quais têm mais facilidade. Os mais difíceis devem ser assinalados para serem resolvidos em seguida. Calma na hora de ler os enunciados também é importante. De acordo com Moreira, ali podem estar informações valiosas e mesmo repostas às questões. O professor de física em pré-vestibulares Mário Roullet concorda e acrescenta: “É fundamental dormir bem. Os estudantes que não descansam, não conseguem estar relaxados na hora da prova. Nessa reta final, participei de vários aulões, em lugares diferentes. Há pessoas mais relaxadas, mais focadas, pessoas mais estressadas, mas todo mundo está empenhado em fazer uma boa prova”. Além das aulas presenciais, Roullet usa as redes sociais para, como ele mesmo diz, democratizar o conhecimento. É pelo Instagram, Youtube, que ele compartilha conteúdos com os mais de 30 mil seguidores que estão se preparando para o Enem.

“Eu enxergo a rede social como algo importante. É a oportunidade que a gente tem de fazer a diferença, de democratizar o conteúdo para alunos e professores”, diz. Para quem está usando a internet para estudar, ele recomenda, no entanto, cuidado. É importante fazer buscas sobre os professores para saber quem são e qual é a formação deles, além de dar uma olhada nos comentários. “Saber fazer um filtro na internet é fundamental porque qualquer pessoa pode gravar qualquer coisa. Uma coisa é um professor assistir, ele sabe o que está bom e o que não está, mas o aluno, muitas vezes, não sabe fazer esse filtro do conteúdo. É importante saber quem é essa pessoa e qual a experiência profissional dela”, alerta. Os professores acreditam que o Enem 2022 vai seguir a tendência das edições anteriores. A partir de 2019, a prova passou a ser mais conteudista, segundo Roullet, e a cobrar os conteúdos mais separadamente, ou seja, é possível identificar claramente as questões de física, química e biologia. Antes, as questões da prova de ciências da natureza eram mais interpretativas e envolviam mais uma competência. “Não acho que vai encontrar nada muito diferente dos últimos anos”, complementa Moreira.

No primeiro dia de prova, no último domingo (13), os participantes fizeram as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. No segundo dia, farão as provas de matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. Quem está se preparando para o Enem pode acessar todas as provas e gabaritos de edições anteriores no site do Inep. Para testar os conhecimentos, podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco preparado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne questões de provas de anos anteriores. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

 

Olinda promove atividades ambientais em escolas

 



A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental, tem realizado atividades ambientais nas escolas, semanalmente. Com o tema “lixo, responsabilidade de todos”, a iniciativa aborda a destinação correta dos resíduos e reciclagem. Na última quarta-feira (16), o CAIC, em Peixinhos, recebeu as orientações, que duram aproximadamente 40 minutos. Nesta próxima quarta, dia 23, a partir das 9h, a mesma unidade terá novamente as aulas especiais. As atividades são orientadas pelos educadores ambientais, o engenheiro florestal Daniel Santos e o biólogo Jairo Amaro. As escolas interessadas em agendar as palestras devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda. Na rede municipal, as apresentações são destinadas aos jovens do Ensino Fundamental I e II, mas a Secretaria de Planejamento Ambiental está aberta para ir também a escolas estaduais e particulares, com alunos de todas as idades. O secretário executivo de Meio Ambiente, Wolney Queiroz, ressaltou a importância de transmitir aos estudantes os temas de relevância para a preservação e a consciência ambiental. “Eles se tornam agentes multiplicadores relacionados à preservação do meio ambiente”.


Escola de idiomas será instalada em Paulista

 


Seguindo o ritmo acelerado de chegada de novas empresas no município de Paulista, a franquia Passaporte Idiomas, que oferece cursos de inglês e espanhol, aporta na cidade. O novo empreendimento vai gerar de 30 a 35 novos postos de trabalho. De acordo com a sócia-diretora do empreendimento, Carla Gomes, a instalação da escola de idiomas em Paulista levou em consideração o dinamismo do mercado local e o momento de expansão de negócios e oportunidades pelo qual a cidade está passando. “Temos o objetivo de democratizar o ensino e o acesso para o aprendizado dos idiomas inglês e espanhol. Nossa expectativa inicial é de receber entre 1.800 e 2.000 alunos. Paulista será a escola de número 10 da franquia. Teremos vagas para professores, auxiliar pedagógico, secretária, assistente comercial, psicólogo e consultor comercial. Também selecionaremos estagiários para auxiliar administrativo. Para facilitar a logística, estamos procurando pessoas residentes no município. Informações e currículos: selecao@passaporteidiomas.com.br, afirmou Carla Gomes. “Semanalmente, recebemos de 10 a 17 novos empreendedores, que visitam nossa cidade para se instalar saber dos processos de licenciamento e de alvarás de funcionamento. Paulista tem oferecido facilidades aos investidores e empreendedores, respeitando todas as prerrogativas da legislação do município nos aspectos necessários, para que o ambiente de negócios seja produtivo e gere, sobretudo, empregos e renda para os paulistenses, uma das prioridades da gestão do prefeito Yves Ribeiro”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes.


Em tempos de Enem, o socioemocional dos alunos faz a diferença

 


Nas semanas que antecedem o vestibular, é natural que o clima entre os alunos fique ainda mais tenso devido à proximidade das provas. “E a escola entra com um papel importante nesse ciclo, pois é necessário preparar um ambiente leve e motivador para eles. Durante todo o ano, os professores devem realizar esse movimento de incentivar os alunos, em relação à confiança que sentem neles e ao desmistificar a ideia da prova como algo superdifícil”, avalia a psicóloga do Colégio GGE Manuela Monte. Para ela, atividades como abrir diálogos além do conteúdo, mostrar maneiras de enfrentamento para esses momentos em que os alunos tendem a ficar mais nervosos, estressados e angustiados são formas de tentar minimizar essa ansiedade causada pela chegada dos exames. “Escutar esses incentivos dos seus mestres, que eles admiram e em quem se espelham, é uma peça-chave para a confiança pré-prova”.

Outro ponto primordial nesse processo de caminhada para as provas para Manuela é o apoio da família. Ter conversas tranquilizadoras, se fazerem presentes, terem momentos relaxantes em família e oferecer terapia, caso seja desejo dos filhos, são pontos que servem como suporte nesse processo de preparação para as provas, mas ela alerta que é preciso ter atenção nesse momento. “Ter uma cobrança por parte dos pais é importante, mas os pais precisam ter cuidado para que ela não aconteça de maneira excessiva e, assim, os filhos se sintam ainda mais pressionados para a realização dos testes”, adverte. E, embora a escola e a família sejam fundamentais para que o estudante se sinta confiante e tranquilo, ele mesmo pode se ajudar nesse processo. “O aluno pode trabalhar sua autoconfiança ao procurar ter uma rotina de estudo saudável e realizar atividades em prol da sua saúde mental visando gerar um bem-estar, não somente no período próximo às provas, mas principalmente durante todo o ano. Se sentir acolhido, ouvido e olhado é fundamental para que os estudantes estejam, na medida do possível, confiantes para o vestibular”, pontua Manuela.


Restaurantes do Centro participam do Festival REC’n’Play

 


Seis restaurantes do Centro do Recife foram escolhidos pelo Recentro para participarem do Festival da Boa Comida durante o REC’n’Play, no Bairro do Recife. O polo gastronômico funcionará nesta sexta (18), das 10h às 20h, na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. Os estabelecimentos levarão, entre outros, pratos e iguarias da culinária regional, além de cardápios a partir de produtos agroecológicos e com o conceito de cozinha saudável. São eles: Boi Voador, Café do Mercado, Duque Café, O Buraquinho, Vapor e São Pedro. Segundo o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Ivson Santos, além da importância na participação no maior festival de tecnologia e inovação do Nordeste, a presença dos estabelecimentos no evento servirá de vitrine para mostrar diferenciais que a região central do Recife tem e está disponível a quem quer degustar sabores e se alimentar com opções de qualidades variadas. A agenda do evento envolve palestras, concurso de gastronomia onde o público escolherá por votação o melhor prato. O polo terá ainda um café e uma feira agroecológica, com produtos fornecidos diretamente de produtores familiares.

 

Menopausa pode ser amenizados com exercícios físicos

 

A menopausa é uma fase da vida da mulher que pode trazer sintomas como ansiedade, cansaço, alterações de humor e ondas de calor, sendo o exercício físico umas das indicações para amenizá-los. O professor de educação física da Estácio, Carlos Lessa, explica que a menopausa é caracterizada pela redução na produção da progesterona e do estrogênio no corpo da mulher, causando estes sintomas, e destaca que outras consequências importantes nesta fase são a perda óssea e as fraturas osteoporóticas. “Em decorrência dessa forte deficiência de estrogênio há também uma influência desfavorável no estado emocional da mulher, que pode interferir tanto no relacionamento familiar, quanto na adaptação sexual e na integração social. Para os estudiosos, a queda do hormônio estrogênio pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Os exercícios físicos contribuem para a saúde física, dando mais disposição, diminuindo o risco de hipertensão, reduzindo os níveis de colesterol, fortalecendo os ossos e as articulações; e favorece a saúde mental, pois a atividade libera endorfina na corrente sanguínea sendo responsável pelo bem-estar físico e emocional”, afirma Lessa. Entre outros efeitos da menopausa estão o ganho de peso, perda de memória, insônia e queda na libido. “Além de ajudar a reduzir os sintomas, o exercício físico pode diminuir os riscos de AVC, diabetes e a recorrência de diversos tipos de câncer, além de ter um impacto positivo na capacidade cognitiva do cérebro, que tende a sofrer perdas com o passar dos anos”, afirma o professor.

Menopausa e câncer de mama: O período da menopausa, condição que afeta mulheres a partir dos 45 anos , pode também se tornar um período de risco de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, entre os fatores de riscos para desenvolvimento do câncer, alguns estão ligados diretamente à menopausa, como a obesidade e o sobrepeso após o início deste período; e ter feito terapia de reposição hormonal, principalmente por mais de cinco anos, tratamento muitas vezes utilizado pelas mulheres para lidar com os sintomas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. A atividade física moderada insuficiente, ou seja, menos de 150 minutos por semana, também está na lista de fatores de risco levantados pelo INCA. Exercícios indicados durante a menopausa: Segundo Lessa, os estudos científicos comprovam que ao aliar alimentação equilibrada, rotina de exercícios e bom hábitos de vida, é possível reduzir os sintomas da menopausa, mas revela que um dos grandes segredos está na preparação com antecedência para a chegada dessa fase.

“A menopausa é uma regra na vida de toda mulher e por isso é importante se preparar desde cedo. E uma das formas é manter uma rotina de prática de exercícios físicos”, orienta o professor da Estácio que destaca alguns exercícios comumente indicados para esta fase da vida da mulher, mas ressalta que essas práticas devem ser orientada por um profissional de Educação Física e após liberação médica. “Para a fase da menopausa são bastante indicados os exercícios aeróbicos, caminhadas, bicicleta, corrida moderada, natação; danças, como zumba e dança de salão; musculação, o pilates, que trabalha resistência, flexibilidade e alongamento. Os benefícios são diversos e comprovadamente colaboram com o bem-estar e para uma longevidade saudável” afirma o professor da Estácio.

 


Projeto Praça Musical ocupa o Camará Shopping

 


O projeto Praça Musical continua animando os frequentadores do Camará Shopping (Camaragibe) em novembro. Esta semana, o centro de compras promoveu apresentações musicais e mais uma acontecerá nesta sexta (dias 17), a partir das 19h. E quem sobe ao palco do Praça Musical é o cantor Bertony Barros com um repertório de canções da Música Popular Brasileira (MPB). As apresentações do Praça Musical são gratuitas e ocorrem na Praça de Alimentação, Piso L3 do Camará Shopping, das 19h às 21h.

 


Projeto Colmeia leva oficinas e serviços à São Lourenço da Mata

 



Incentivar a cidadania, o sentimento de comunidade e o espírito empreendedor são os nortes do projeto Colmeia, ação do Sesc Pernambuco que vem movimentando São Lourenço Mata até este sábado 18, oportunizando oficinas, atendimento médico, orientação jurídica, emissão de documentos e outros serviços (gratuitos), na Escola Tiradentes, no distrito Matriz da Luz. São oferecidas 475 vagas em oficinas diversas para a qualificação profissional, o que acontece desde a última quarta (16). O Sesc oportuniza oficinas de bijuterias, tye die, supla de mesa, reaproveitamento integral de alimentos, saúde sexual, básico em maquiagem e cuidados com a pele, drinks, cuidados na gestação, finanças pessoais, produção de conteúdo digital, confecção de sacolés, produção de brigadeiros, além de tendências em barbearia e nos cortes masculino e feminino, tendências no design de sobrancelhas e de unhas. Para estas últimas oficinas ligadas à área de beleza, é necessário conhecimento prévio.

Um grande mutirão de serviços marcará essa sexta (18), dia ‘D’ do projeto Colmeia em São Lourenço da Mata. Das 8h às 16h, os interessados terão acesso a: emissão de RG e CPF; 2ª via de certidões de nascimento, óbito e casamento; orientações jurídicas sobre benefícios do INSS; emissão de Carteira da Pessoa Idosa/CAD Único; negociação de dívidas bancárias; cortes de barba e cabelo; limpeza de pele; massagem; spa/mãos; fisioterapia e ventosaterapia. Haverá também atendimento clínico, mastologista, nutricional, fisioterápico, psicológico e odontológico; exames de citologia; orientações sobre saúde da mulher; testes rápidos de covid, HIV, Sífilis, Hepatites B e C; encaminhamento médico para mastologista, exame de PSA e hemograma; teste optométrico; aferição de pressão e glicemia; orientações sobre tuberculose e hanseníase; além de ações educativas; palestra sobre doação de sangue e cuidados com saúde bucal. O Sesc Ler São Lourenço da Mata soma forças com diversos parceiros: Governo de Pernambuco, Prefeitura de São Lourenço da Mata, Senac, Secretaria de Defesa Social de PE, Sebrae, INSS, Correios, Hemope, Compesa, Balcão de Direitos, UFPE, Unit, Grau Técnico, Seven Exames de Vista, We Fisioterapia, Mary Kay, Racco, Rafaella Ferreira Fisioterapia e Karol Silva.

 

Ensino municipal é selecionado para a campanha “Papai Noel dos Correios”

 

 



A campanha Papai Noel dos Correios, realizada anualmente pelos Correios do Brasil, começou nesta quinta-feira, 17/11. Durante a campanha, os Correios receberão cartas com pedidos de Natal de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel, além de estudantes da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de outras instituições como creches, abrigos e orfanatos. O lançamento em Paulista será, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro. A adoção das cartinhas pode ser feita pela internet e também nas agências dos Correios. A rede de ensino da cidade do Paulista foi selecionada pela instituição para participar da campanha. Durante a pandemia, a campanha foi feita de forma 100% virtual, mas em 2022 passa a ser em modo híbrido.

Como enviar uma carta: As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog da campanha. É importante que mantenham imagens nítidas para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios serão disponibilizadas para adoção no site e nas agências. Elas devem ser obrigatoriamente manuscritas e enviadas até o dia 9 de dezembro. Caso a criança não tenha como encaminhar o pedido de presente por meio on-line, os pais ou responsáveis poderão entregar, presencialmente, em qualquer agência dos Correios. Após a triagem, a carta vai para o blog e ficará disponível para a adoção virtual. Como adotar uma carta: Padrinhos e madrinhas devem acessar o Blog do Papai Noel dos Correios e clicar em “Adotar Agora”; com base na localidade serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes. Os padrinhos receberão no e-mail de confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas, basta acessar a página de adoção on-line pelo blog e clicar na seção “Minhas Cartas”.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar