Em Pauta: Presidentes de TRFs e procuradores-gerais defendem punição a invasores

 

Os presidentes dos seis tribunais regionais federais (TRFs) divulgaram nota conjunta de repúdio aos atos de violência e às invasões cometidas neste último domingo, em Brasília (8) por manifestantes apoiadores de Bolsonaro. Os desembargadores afirmam estar confiantes de que os responsáveis pelas depredações serão “objeto de rápida investigação e adequada repreensão. As magistradas e magistrados federais reiteram o seu dever de – no exercício da jurisdição – combate ao crime e às ameaças à preservação da democracia, objeto de compromisso constitucional com o povo brasileiro”. Na nota, reafirmam o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com liberdades e direitos fundamentais, “os quais somente serão respeitados e garantidos com a atuação independente e harmônica do Judiciário, do Legislativo e do Executivo”. O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) também disse confiar que as autoridades competentes aplicarão medidas rígidas de apuração e de punição aos que promoveram “lamentável e atroz agressão e violência ao povo brasileiro”. Em nota, os procuradores-gerais reafirmaram o papel do Ministério Público como defensor do Estado Democrático de Direito e colocaram-se ao lado dos poderes da República para prevenir e reprimir “atos criminosos e antidemocráticos”.

 

Burle Marx até 20 de janeiro, na Galeria Marco Zero

 

 


A Galeria Marco Zero encerra seu recesso de fim de ano nesta segunda (09) e o público volta a poder conferir a Exposição “Burle Marx e interconexões”, que fica em cartaz até o dia 20 de janeiro. Montada pelos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, a mostra conta com 25 peças, sendo 11 de Burle Marx e 14 de artistas como Gil Vicente, José Claudio, Kilian Glasner, entre outros. Além do acervo pictórico, o visitante acessa ainda intervenções no espaço: um passeio demarcado no piso com inspiração direta nas obras de Burle Marx convida o público a percorrer a galeria. Elementos paisagísticos também estarão presentes, assim como criações orgânicas como um tapete de 4,5m de diâmetro, assinado pelo escritório Dubeux e Vasconcelos. Outro ponto de atenção é a releitura de sala de estar modernista, com mobiliário assinado por designers como Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Domingos Tótora. Comandada por Marcelle Farias e Eduardo Suassuna, a Marco Zero tem horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h e nos finais de semana das 10h até às 17h. Com acesso gratuito, a galeria fica na Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem.

 


Fábrica de Doces é atração para a garotada em férias, no Camará Shopping

 

 


Neste mês de janeiro o Camará Shopping está com a atração de férias Fábrica de Doces. No local é possível brincar na piscina de bolinhas e confeitar o seu próprio cupcake, tudo numa mega estrutura tem 20m de pura diversão que ficará na Praça de Eventos no piso L1. Para se divertir na Fábrica de Doces é necessário que a criança tenha entre 3 e 10 anos e esteja acompanhada de um responsável. Os valores variam, para brincar durante 10 minutos, custa R $10,00, já para passar 30 minutos, o valor passa para R $20,00. A mecânica do brinquedo funciona assim: a criança recebe o bolinho, recheio e o granulado para decorar o cupcake, no local cada criança recebe avental, touca e higieniza as mãos antes de começar a produção do bolo. Quando concluir a atividade ela poderá ter contato com uma nova experiência, além de comer ou levar para casa o cup-cake. A oficina de doces funcionará das 17h às 22h de segunda a sábado e das 17h às 21h no domingo. Já a piscina de bolinhas funciona em horário normal das 10h às 22h.

 


Serviços gratuitos do Castramóvel chegam no Amaro Branco, em Olinda

 


Nesta semana, na terça (10) e quinta-feira (12), o CastraMóvel de Olinda estará no Amaro Branco. O veículo ficará estacionado na Praça do Amaro Branco, na Rua Frei Afonso Maria, no horário das 8h às 17h.O atendimento não tem custo para o olindense. Vale lembrar que são realizados 20 atendimentos, sendo 10 castrações, de cães ou gatos com até 10kg. No pré-cirúrgico, o tutor é orientado sobre como é o processo de recuperação e o animal passa por uma consulta clínica. Após isso, quando o animal está em condições clínicas favoráveis, o procedimento cirúrgico é realizado.No local, também estará disponível a vacinação antirrábica para cães e gatos do município.

 

Prorrogado o cadastramento para ambulantes para as prévias carnavalescas olindenses

 


A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano prorrogou até a próxima quinta (12) o cadastramento de ambulantes para trabalhar nas prévias do Carnaval de Olinda. O atendimento aos interessados está sendo realizado na sede da secretaria na Estrada do Bonsucesso, nº 306, Bonsucesso, das 8h às 17h. Interessados devem apresentar documentos (cópia e original) como RG, CPF e comprovante de residência. Além das orientações sanitárias, os comerciantes receberão vacinas contra Covid-19, gripe, tétano e hepatite B. As vagas são para comercializar alimentos, bebidas, adereços, peças de artesanato, etc, no Sítio Histórico de Olinda durante as prévias . “A gente tem uma expectativa de atingir 500 cadastrados . Já chegamos a metade e até a próxima quinta alcançaremos o necessário. Após o cadastramento, os ambulantes passam pelo curso de boas práticas (Vigilância Sanitária de Olinda) e já saem com certificado de capacitação para comercializar com segurança os alimentos”, reforça Pollyana Monteiro, secretária de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. A comerciante Rosenilda Pereira trabalhou vendendo marmita nos dias de carnaval nas últimas três edições da folia e agora quer investir nas prévias. “Depois de dois anos sem festa, a expectativa é tirar um bom trocado e continuar negociando nos 4 dias de carnaval. Quero vender bastante cuscuz com galinha, macaxeira com charque, sopa, cafezinho”, conta Rosenilda. Vale lembrar que para ter direito a um espaço, durante o período, não será cobrada nenhuma taxa.

 

Férias escolares: O que fazer em casa com as crianças

 

Crianças em período de férias, quando a maioria dos responsáveis permanecem trabalhando. O que fazer? A psicopedagoga, mestre em Educação, com atuação na Faculdade Nova Roma, Érika Costa orienta que elas descansem, mas não deixem de seguir uma rotina. A primeira dica é que o hábito de horários seja mantido. Érika lembra que é certo ter uma flexibilidade, mas que não fuja muito ao que se está acostumado, determinando um horário para a criança dormir, levantar. “É importante não deixar tempo ocioso, para que não se fiquem apenas em frente aTV, computador ou célula, mas com com tempo para a leitura. Ela destaca a importância de controlar o acesso aos jogos e o tempo ao computador ou celular. “Há jogos lúdicos e pedagógicos para alfabetizar brincando. As crianças precisam se habituar às regras e ao diálogo e entender que é preciso cumprir o estabelecido”.Com relação ao tempo de exposição às telas: Quanto mais nova, menor tempo de concentração a criança tem. “Não indico as telas para as muito pequenas. O ideal para as maiores é entre 30 e 40 minutos, o que não interfere no espírito criativo que as brincadeiras oportunizam, principalmente em família”.

Também é oportuno sair de casa: jogar bola, caminhada em locais públicos. Caso contrário, é bom organizar essa nova rotina com os adultos e estabelecido um acordo prévio com o cuidador, familiar ou não. Os pais ou responsáveis podem fazer uma lista de atividades, em parceria com a criança, a ser supervisionada por quem permanecer com ela enquanto o responsável estiver fora”. As crianças podem participar de atividades culinárias, como ajudar a fazer um bolo,auxiliar com a lavagem de utensílios, a depender da faixa etária. “Há práticas que elas gostam muito e que não implicam na participação direta de um adulto, quando não há a possibilidade, mas a mera supervisão, a exemplo de pinturas, colagens, jogos de tabuleiro ou de bola; atividades que trabalhem a concentração e o raciocínio lógico; leituras , criações a partir de materiais recicláveis e objetos disponíveis em casa. Organizar a rotina traz sensação de segurança para a criança, o que evita a ociosidade, que gera ansiedade, depressão.

 

Pernambuco recebe primeiros postos da bandeira Larco

 


Com 22 anos de operação no Brasil, a Larco é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Atuando aqui no Estado desde 2019, agora tem dois postos embandeirados Larco, uma iniciativa que faz parte do planejamento de crescimento da empresa. Os postos chegam para fortalecer e ampliar a atuação da distribuidora na praça, presente há três anos com um volume de vendas mensal relevante e uma filial dona de mais de 100 clientes ativos. No país são 14 bases de armazenagem – Pernambuco, Bahia, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Mato Grosso- Hoje, conta com uma frota com mais de 400 veículos (incluindo bitrens, trucks e carretas), além de uma rede própria de postos.

A empresa nordestina é a que mais cresce na região. Atualmente, ocupa o 11º lugar entre as 50 maiores , segundo o Anuário Valor 1000 – edição 2022, um dos principais rankings de empresas do país. Na colocação geral, a Larco é dona da 135ª posição entre as 1000 maiores do país e detém a 2ª posição entre as 10 principais em rentabilidade do setor de petróleo e gás do país. Aqui no estado, os novos postos estão situados em locais de grande fluxo, como na BR 101 – bairro da Guabiraba- e em Abreu e Lima, na RMR.Para a implantação da distribuidora em Pernambuco foram investidos cerca de R$10 milhões. Desde a sua chegada, a Larco já movimentou mais de R$ 50 milhões mensais na economia local. “O objetivo é avançar no Nordeste, que tem representatividade em termos de volume e crescimento de postos.

 

Escola Eleva Recife X Conhecimento e segurança

 

 

O Inspired, maior grupo de escolas premium bilíngues do mundo (Inglaterra, Suíca, Portugal, entre outros grandes países) comprou as Escolas Eleva no começo do ano passado e já está trazendo as práticas de currículos das suas mais de 80 escolas mundo afora para as unidades brasileiras, incluindo a Escola Eleva Recife. A equipe de educadores e gestores locais tem feito treinamentos continuados, desde então para o ano letivo de 2023,o que inclui questões de segurança. Segundo Márcio Cohen, CEO Americas do Inspired Education,” o grupo tem área global só para cuidar dessa questão”.

A unidade da Escola Eleva em Boa Viagem, única a operar em todo o Nordeste, no momento, está realizando colônia de férias e à espera das famílias para novas matrículas para o novo ano escolar. Com vista as férias, oferece troca de experiências através do Eleva Camp 2023, entre os dias 16 e 20 de janeiro, para crianças de 3 a 7 anos de idade. E o melhor: a colônia de férias é aberta aos alunos da escola e ainda para as crianças não matriculados na unidade escolar. Procura saber: Inscrições e programação completa pelo link: http://linktr.ee/elevacamprecife

 

Esportes: O prazer pela corrida de rua

 

 

Homero Primeiro , jornalista e esportista. Já fez várias corridas de rua país afora. Mas há nove anos ele tem uma paixão: a corrida de São Silvestre na capital de São Paulo, prova que é considerada a maior do Brasil. “Essa corrida é um prêmio que ganho só em participar. É uma satisfação imensurável estar ao lado de mais 30 mil pessoas interessadas apenas em completar a prova, sem se preocupar com o pódio. Isso a gente deixa para os atletas profissionais.”

Redação com veículos/assessorias – Imagens: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar