Coluna Em Pauta: PL reserva às mulheres 5% das vagas como motorista profissional

 

O PL 2493/22 reserva às mulheres 5% das vagas de trabalho como motorista profissional. O texto em análise na Câmara insere dispositivos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que haverá multa em caso de descumprimento injustificado da futura regra. “Atualmente, as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte”, disse o autor da proposta, deputado Joceval Rodrigues (Cidadania-BA). Segundo o parlamentar, um levantamento do Ministério do Trabalho e Previdência apurou que 2,3 milhões de mulheres atuam no setor nacional. Rodrigues destacou ainda que, do total de 4,39 milhões de habilitações emitidas para motoristas de veículos pesados, 97,19% pertencem a homens e apenas 2,81% a mulheres. Hoje, apenas uma fração residual das vagas de trabalho é ocupada por mulheres, que representam 0,3% do conjunto de motoristas profissionais. “Alguns setores profissionais são herméticos para a assimilação de mulheres”, disse o deputado, ao defender a proposta. “Precisamos avançar na construção de uma sociedade mais equânime e que, por meio de políticas públicas, fomente a participação de mulheres em espaços
predominantemente masculinos”, avaliou. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Paulista vai realizar a 8ª Parada da Diversidade

 


Após 10 anos, a cidade do Paulista volta a ser palco da Parada da Diversidade, neste próximo sábado (15). A 8ª edição terá concentração no Campo do Mangueirão, em Paratibe, a partir das 16h. A festividade defende os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer, intersexuais, assexuais – LGBTQIA+. Nomes como Danny Miller, Léo Vibe e Anderson Ferrer estão confirmados para animar o público, além de DJs com música eletrônica. A agenda também tem um perfil solidário. As pessoas poderão receber uma camisa em troca de um quilo de alimento não perecível. Promovido pelo Grupo Homossexual do Paulista, instituição sem fins lucrativos, a Parada da Diversidade tem o apoio da Prefeitura do Paulista. Um dos objetivos do evento é promover a equiparação dos direitos, destacando o respeito com a pluralidade, combatendo todo o tipo de violência contra a comunidade e pelo fim da LGBTQIA+fobia. A Secretaria de Saúde do Paulista orienta o uso de preservativos, na prevenção de doenças. O órgão também indica à população procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atenção Especializada (SAE).


Paulista promove dia de vivência com a deficiência física

 


Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e ao Mês do Idoso, a Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (11), a ação “Vivenciando a Deficiência”. A atividade aconteceu no Centro Administrativo, em Maranguape I, sendo resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Políticas Sociais e Direitos Humanos.  Funcionários e gestores das pastas foram convidados a utilizar itens como a cadeira de rodas, bengala, muleta e andadores, com uma das pernas ou um dos braços imobilizados, simulando as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Para a simulação da deficiência visual, os participantes tiveram olhos vendados e foram guiados para evitar acidentes. Foram trabalhadas ainda as deficiências auditiva e intelectual, com debates e conversas sobre o assunto. Também foram abordadas questões relacionadas à experiência vivida por esse público, como solidariedade, preconceito, acessibilidade, comunicação, inclusão social e respeito. O objetivo é promover respeito e dignidade. Através da conscientização, busca-se a eliminação do preconceito e a formação de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

A inclusão de gestores da Saúde nesse processo visa trazer reflexão para a construção de políticas públicas voltadas para essas pessoas, integrando-as cada vez mais à sociedade.


Olinda sedia Brasileiro de Aquathlon neste domingo

 


Olinda recebe o Campeonato Brasileiro de Aquathlon neste domingo (16.10) na orla de Bairro Novo, a partir das 6h15. A competição, composta por 1 km de natação e 5km de corrida também será seletiva para os mundiais da modalidade e de Sprint Triathlon, no próximo ano, em Ibiza, na Espanha. Duzentos atletas de 22 estados estão inscritos em quatro categorias, subdivididos por faixa etária. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Triatlon, que organiza o campeonato, a escolha por Olinda deve-se às condições tanto do mar, quanto da terra. “Olinda tem a melhor malha do Brasil, pois a proteção dos diques é muito oportunda para a parte da natação. E na corrida podemos usar os dois sentidos da orla”, explica. Os 1.000 metros de natação serão disputados no trecho da Praia do Quartel, formando um triângulo. A corrida de 5 km começa no mesmo local e segue no sentido Rio Doce, até a Praia da Santa, no limite entre Olinda e Paulista. “Tivemos uma reunião da organização com a participação do prefeito, Professor Lupércio, que disponibilizou todas as secretarias para a competição. Olinda está dando todo apoio necessário”, pontuou. As categorias em disputa são as seguintes: – Elite (acima de 24 anos), Sub-23 (20 a 23 anos), Júnior (16 a 19 anos) e Youth (14 a 15 anos). Os cinco melhores de cada uma garantem vaga para o Mundial.

 

Ensino superior garante habilidades para busca de trabalho

 

O vestibular da Wyden já está com inscrições abertas, com provas agendadas para o dia 23 de outubro. “O chamado home office funcionou bem desde a pandemia. Hoje as pessoas estão trabalhando e produzindo muito, mesmo em casa e em locais alternativos, como escritórios compartilhados”, destaca Roseli Filizatti, psicóloga organizacional do trabalho e professora das disciplinas de Carreira e Gestão na Wyden. “Mas há determinadas habilidades que são aprendidas durante a formação universitária que são fundamentais e que garantem que esses profissionais estejam melhor preparados para assumir modelos de trabalho mais flexíveis”, diz.

De acordo com Roseli, é natural que os trabalhadores com ensino superior busquem condições melhores e mais flexíveis, até porque trazem já muitos dos requisitos solicitados para as vagas home office. “São colaboradores que já entendem e sabem operar diversas ferramentas, tanto tecnológicas como de gestão e controle do trabalho à distância, seja utilizando planilhas Excel ou sistema gerenciais mais complexos”, ressalta. “Quando você atua de maneira remota, saber reportar e documentar as tarefas também é imprescindível”. Outra questão importante, segundo a professora da Wyden, é a competência para a autogestão. “Essa é uma habilidade que desenvolvemos muito durante toda a formação acadêmica, porque precisamos estar constantemente buscando e apreendendo novos conhecimentos, lidando com provas, trabalhos e prazos de entrega, além da disciplina para o cumprimento de regras e normas, comuns em qualquer empresa, mas mais relevantes quando se está em uma posição de trabalho mais flexível”, aponta Roseli. “Sem dúvida, há um grande campo de atuação nesse tipo de função para quem cursou uma faculdade, porque normalmente são cargos mais intelectualizados, que podem ser exercidos de qualquer lugar com a conexão digital, ao contrário de posições mais operacionais, que exigem compromisso presencial”, conclui.


Parceria: Unit-PE abrigará unidade do CIEE

 

 

É através do estágio que muita gente consegue vaga e até mesmo se firmar no tão disputado mercado de trabalho. Durante este aprendizado, pode ser uma chance para o aluno desenvolver habilidades e ali já ter a carteira assinada, após a conclusão do curso. Para facilitar e reforçar essa inclusão foi inaugurada nesta terça-feira (11), uma unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), do Grupo Tiradentes, no bairro da Imbiribeira. A inauguração ocorrerá às 19h. O CIEE é uma associação civil de direito privado que faz a ponte entre empresas e jovens na oferta e procura por vagas e convênios com várias empresas e instituições do país. Além de atender alunos do centro universitário, esta unidade também estará disponível a alunos de outras instituições de ensino, com oferta de vagas, para fazer assinatura de termos, pegar carta de encaminhamento, coletar assinatura de contrato de estágio e entrega de documentação.

“Essa parceria com o CIEE vai facilitar alunos e outros jovens do município na busca de vagas, cursos e outras formações. É mais um serviço que a Unit-PE oferece à cidade”, adiantou a coordenadora do Unit Carreiras, Janaina Costa. Segundo ela, esta unidade do CIEE na Zona Sul será polo para a realização de aulas de aprendizagem a empresas. Lá, também serão oferecidas vagas para primeiro emprego e jovem aprendiz a moradores. Inclusive, alunos contratados como jovens aprendizes receberão a parte teórica, nas dependências da Unit-PE. O CIEE estará localizado no espaço 360 graus, dentro do centro universitário, com profissionais especializados conectando estudantes e a comunidade ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. O funcionamento ao público da unidade será de segunda a sexta, das 10h às 16h. Telefone para informações: (81) 98953-7384 (WhatsApp). A sede da Unit-PE fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, bairro da Imbiribeira, no Recife.


Saúde do Paulista incentiva procura por vacina contra a poliomielite

 

Em Paulista, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, de 17 a 21 de outubro, uma programação de vacinação contra a poliomielite, no Paulista North Way Shopping, no Centro, das 9h às 16h. A iniciativa tem como objetivo incentivar a procura pela vacina, que tem sido baixa desde quando começou a campanha nacional de vacinação contra a pólio. Na ocasião, a gestão também aplicará outras vacinas de rotina, como parte da campanha de atualização do cartão das crianças. Atualmente, temos um quadro de uma procura baixa, enquanto a doença está se proliferando em alguns países. Diante disso, a ideia é incentivar os pais e responsáveis a procurar pela vacina”, declarou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Paulista, Giuliene Cavalcanti. De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP). A recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de que sejam vacinadas crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

 

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação.

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar