Coluna Em Pauta: Mulheres ganham espaço como traders em área dominada por homens

 

Se dividindo entre os cuidados de um filho de dois anos e outro de apenas dois meses, a psicóloga e trader Rafaela Vieira, que opera desde 2019, alia ambos os conhecimentos para auxiliar no desempenho emocional de mulheres que operam no mercado financeiro, com base na análise técnica. “O desafio das mulheres é conseguir lidar com as frustrações do curto prazo. Mas o trading tem um percurso para se desenvolver”, diz ela, sobre o que observa nos grupos em que dedica-se e por onde já passaram mais de 600 pessoas. “Pelas mulheres que atendi, elas tendem a ser mais cautelosas e a gerenciar melhor o risco, o que é muito bom”, afirma. Rafaela e mais 60 mulheres participaram no último dia 20 do “Traders – De Mulheres para Mulheres”, evento organizado pela XP e a Special Squad Traders (SST), para trocarem experiências sobre a atividade. O evento refletiu o crescimento verificado nos últimos anos da participação delas como investidoras da bolsa. Segundo a B3, elas representam 24,05% do total de pessoas físicas, o que representa cerca de 1,2 milhão.

Eduardo Garufi, cofundador da SST, confirma que vê as mulheres com um comportamento mais cauteloso para tomada de decisão e isso, a longo prazo, acaba lhes dando melhor performance na atividade do que os homens. “Tem crescido a participação das mulheres (na trading), mas não na velocidade que gostaríamos. Mas com a digitalização a atividade tem se tornado mais igualitária”, diz. Ele ressalta que hoje já existem muitas influenciadoras digitais e educadoras mulheres no segmento. André Moraes, analista de investimentos com vasta experiência na área, considera a mulher mais disciplinada e, por isso, mais “bem-sucedida” na prática. Vanessa Caggiano opera no período em que os seus dois filhos estão na escola. O marido, por sua vez, trabalha em sistema de home office. “A conciliação é bastante difícil”, pondera. “A mulher trader é mais emocional. Dia de TPM nem pensar em operar. Os homens são mais atrevidos, a mulher mais precavida. A gente nessa história do risco consegue lidar melhor”, afirma. Ela sempre mostra para o marido o quanto ganha com a atividade de trading para marcar posição da importância de seu trabalho. 

 
Em defesa das mulheres: ‘Xingou…Bateu…É Penha!

 

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu uma edição especial do Bloco ‘Xingou…Bateu…É Penha!’. O bloco estimula a denúncia contra maus tratos e atitudes que vão contra a integridade física e saúde corporal da mulher. Durante o percurso, um trio elétrico com cantores trouxe o ritmo da marchinha “não tem desculpa, meu bem. Não tem resenha. Xingou… bateu… é Penha!”. A edição especial do bloco aproveitou para denunciar a redução de verbas federais para os municípios voltadas às políticas públicas para as mulheres. “A gente precisa sair às ruas, trazer visibilidade para nossa causa e denunciar os cortes federais. A mulher precisa ser cuidada com muito respeito”, disse a secretária executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves. A artesã paulistense Antônia Ivanilda da Silva parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “É um momento maravilhoso aqui em Paulista. Sempre participo do bloco, no pico da pandemia acompanhei a live e agora, voltamos às ruas, com muita alegria”, contou. Outra artesã que estava no bloco foi Selma Cavalcanti. Ela mora em Abreu e Lima e veio reforçar o apoio à causa feminina. “Chego aqui pra somar e fortalecer ainda mais o bloco, um movimento que ganha o reconhecimento de todos a cada ano”, disse.

 

Sesc Verão leva serviços gratuitos de saúde, lazer e esportes para a orla de Piedade

Para promover a conscientização por uma vida mais saudável, acontece, de 5 a 27 de novembro, o Sesc Verão, levando atividades gratuitas nas áreas de saúde, esportes e lazer para a população de Jaboatão dos Guararapes. A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br). A primeira etapa do Sesc Verão, nos dias 5 e 6, movimenta oficinas gratuitas na área de educação física, como os workshops de mobilidade, planejamento de treino para equipe de natação, inclusão de crianças autistas na educação física, entre outros serviços. As inscrições podem ser feitas na academia do Sesc Piedade, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão enviados para o Banco de Alimentos do Sesc, que faz o trabalho de distribuição dos produtos às instituições de caridade em todo estado. A orla de Piedade será o local da segunda etapa, entre os dias 10 e 13 de novembro. Situado nas imediações da Rua Rosângela Carneiro da Cunha, o polo montado pelo Sesc levará atendimento odontológico, cuidados com a pele, testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, avaliação física e nutricional, brinquedos infláveis, recreação infantil, além de várias oficinas e atividades físicas abertas ao público. Para participar das oficinas, basta se inscrever na hora e doar 1kg de alimento não perecível.

Desfile de bandeiras e a apresentação do grupo de Maracatu Sesc Estrela da Sedução marcam a abertura oficial do projeto, que entre os dias 10 e 12, sempre às 18h, traz apresentações musicais diversas, dentre elas, Adelmo dos Passos, Silvana Salazar e Cinthia Barros. Para as crianças, a música fica por conta do grupo Kids Mini Rock, que se apresenta às 16h do dia 13 de novembro. Entre os dias 18 e 20 as atividades serão realizadas no próprio Sesc Piedade, com serviços de saúde, cuidados com a pele, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), maratona de hidroginástica, copa de natação, festival de judô, além de espaço para troca de quadrinhos entre os visitantes e muito mais. Os interessados em participar das disputas esportivas podem se inscrever na academia do Sesc Piedade mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Um grande circuito de caminhada e corrida de rua marca o encerramento das atividades do Sesc Verão no dia 27, a partir das 6h, na frente do Sesc Piedade e com percursos de 5km, 10km e 15km. As inscrições podem ser feitas na plataforma digital do Sesc e custam R$60 para o público geral, mas comerciários e dependentes em dia com a credencial do Sesc têm direito a 50% de desconto no valor.


Outubro Rosa na Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros

 



Ainda em Paulista: Por meio da Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros, promovida pelas secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde, realizou atendimento ao público na Casa Ylê Asé Keobambo Niwa Omim, em Pau Amarelo. Foram oferecidos mamografia, aferição de pressão e glicose, atendimento com clínico geral, citologia, cotas oftalmológicas, testagem e orientações sobre IST/AIDS e distribuição de preservativo, vacinação, vacina antirrábica, informações sobre as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica e entrega de hipoclorito. Além de orientações sobre o Programa Visão do Povo. O babalorixá Alexandre Alves agradeceu o empenho. “É uma satisfação receber a prefeitura aqui na Casa Ylê Asé Keobambo Niwa Omim, atendendo a comunidade ao redor, além de ganharmos visibilidade do nosso axé”, disse. A diretora de Igualdade Racial do município, Nathália Valeska Bringel, destacou o combate ao preconceito às matrizes africanas. “Trouxemos os serviços da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde para dialogar e atender as pessoas, fortalecendo o espaço de terreiro, no combate ao preconceito”, contou. A idosa e pensionista Maria José Mendes, 64 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Fiz o exame da mamografia, no carro da mama, e parabenizo pela atenção. Fui muito bem recebida por todos, aproveitei para fazer a citologia (prevenção), aferição de pressão e teste de glicose”, ressaltou.

Quem aproveitou para atualizar o cartão de vacinas contra a Covid-19 foi o Ogan Ylê Asé Keobambo, Lucas Rego Barros. “Tomei minha quarta dose e fico feliz pela assistência prestada pela Prefeitura nas matrizes de comunidades africanas”, disse. “A Secretaria de Saúde está discutindo políticas públicas no âmbito municipal no processo de atenção e prevenção em saúde. Assim, estamos implementando ações integradas, objetivando a população negra e de terreiro, nos aproximando dia a dia e fortalecendo a comunidade”, enfatizou o coordenador de Saúde da População Negra e de Terreiro, Anderson de Oliveira. A coordenadora de Saúde da Mulher, Erivalda Gomes, destacou a importância do mês de outubro na prevenção do câncer de mama. “O câncer de mama é um dos que mais mata, portanto, o tratamento precoce é fundamental. A Secretaria de Saúde disponibiliza o mamamóvel para atender as mulheres. “A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos ofertou as seguintes atividades: Cadastro de crianças com autismo (além da documentação solicitada, faz-se necessário laudo e foto ¾ da criança), Inclusão e atualização do Cadastro Único, Programa Auxílio Brasil, encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, cadastramento das comunidades tradicionais de Matrizes Africana e Afro-Indígena, orientação sobre o enfrentamento ao racismo e orientação jurídica de direitos humanos. O objetivo da iniciativa é promover cidadania e saúde com base no fortalecimento dos princípios da universalidade e equidade do SUAS e do SUS. A iniciativa tem levado ações a várias comunidades do Paulista.

 

PE-270: Arcoverde X Buíque

 



O Governo de Pernambuco entregou à população no último fim de semana os 25 quilômetros da PE-270 que foram requalificados entre Buíque, no Agreste Meridional, e Arcoverde, no Sertão do Moxotó, obra estratégica para potencializar o desenvolvimento da região. Os serviços, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contemplaram pavimentação e instalação de dispositivos de drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. A estrada é o principal acesso a Buíque, município conhecido por abrigar o segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Parque Nacional do Catimbau. “É uma obra fundamental para o desenvolvimento cidade e da região, e que vai se juntar às demais intervenções em todo o Sertão do Moxotó e Agreste Meridional. Nós vamos recuperar a malha viária, já em obras. Este trecho de Buíque é representativo porque é a primeira etapa”, afirmou Paulo Câmara, presente à entrega da rodovia.

A PE-270 possui 77,8 quilômetros e alcança também os municípios de Tupanatinga e Itaíba. Atualmente, duas frentes de trabalho atuam na via: uma está recuperando os 27,2 quilômetros entre Buíque e Tupanatinga, com previsão de conclusão até dezembro e a outra cuida dos 25 quilômetros do segmento que vai até Itaíba. Os serviços tiveram investimento de R$ 86 milhões e beneficiarão quase 200 mil moradores das cidades interligadas pela rodovia estadual. “Essa iniciativa visa a garantir a agilidade necessária para o escoamento da pecuária leiteira, principal fonte de geração de renda local e responsável por 65% da produção da Bacia Leiteira do Estado. Outras cadeias econômicas serão impactadas, como as atividades agrícolas que possuem expressão significativa na região e o turismo”, ressaltou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. Em sua passagem por Buíque, o governador também deu por inaugurada a obra de adequação e ampliação da rede de distribuição do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Brejo São José, que contou com um aporte de cerca de R$500 mil, para atender mais de mil pessoas em Barra dos Domingos e Barra dos Picos. Câmara vistoriou os sistemas de abastecimento de água simplificado das comunidades rurais de Vila Carneiro e Barro Preto, no valor de R$3 milhões. A operação será realizada por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Moxotó. O Sisar vai operar sistemas de dessalinização de água no Assentamento Dois Irmãos e o Quilombo Mundo Novo.


Olinda: Ações do Programa ProJovem Urbano

 

 

O prazo de matrículas para as aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), foi prorrogado para o dia 7 de novembro. O programa conta com 250 vagas e os estudantes interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, ser alfabetizados e fazer parte de família de baixa renda. Em Olinda, os alunos contam com duas unidades de ensino: a Escola Claudino Leal, na Cidade Tabajara; e o CAIC Profª Norma Coelho, em Peixinhos. Houve mudança também no calendário de início das aulas. No CAIC, foi mantida a data para o dia 7 de novembro. Já na Claudino Leal, alterou para o dia 8 do mesmo mês. O ProJovem Urbano tem como finalidade a formação integral e a inclusão social de jovens por meio da conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências e de participação cidadã. Em Olinda, os estudantes recebem, ainda, a oportunidade de participar do curso de informática básica. A iniciativa partiu da colaboração da Diretoria de Ensino e Formação Profissional com a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE).

 

Paradigma Conecta fomentando negócios

 

Liderado por Manu Asfora e Keplinho Lafayette, o Grupo Paradigma realizou na Hier Cervejaria, em Boa Viagem, o 8º encontro de networking Paradigma Conecta para fomentar novos negócios e aproximar pessoas, através do Portal Paradigma, que conta com mais de 60 colunistas, em diversas áreas. O evento reuniu, com sucesso, empresários, advogados, executivos e profissionais da saúde. Entre eles, o advogado Rafael Pontes de Miranda. Aqui, Keplinho Lafayette, Manu Asfora e o advogado Rafael Pontes de Miranda.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar