Coluna Em Pauta: Mestre Zé Negão e o Coco de Senzala serão homenageados na Colômbia
Aos 72 anos, mais de 40 de carreira, o Mestre Zé Negão e sua Laia irão levar o Coco de Senzala pernambucano e brasileiro em uma turnê na Colômbia, de 10 a 16 próximos. Na turnê, com o incentivo do Funcultura, o mestre e seus aprendizes passarão pelas cidades de El Banco, San Martín de Loba e Cartagena das Índias. O projeto é uma realização do Laia (Laboratório de Intervenção Artística), coletivo de cultura e memória da cidade de Camaragibe (PE) e, dentre dentre outras atividades, é responsável pela produção do mestre.
A turnê, partiu para intercâmbio entre o Mestre e músicos de diferentes países da américa latina que estiveram nos últimos anos em vivências com Mestre Zé Negão, no seu Canto das Memórias, na cidade de Camaragibe. Mestre Zé Negão será homenageado pelo Festival Nacional de la Tambora, que neste ano chega a sua 31ª edição na cidade de San Martín de Loba. O festival, que volta a ser realizado anualmente após dois anos de pausa devido a pandemia da COVID-19, é um espaço de celebração às tradições culturais colombianas por meio do Tambor, instrumento ancestral que perpetua e interliga povos e tradições.
Essa viagem é um momento importante na carreira do Mestre pernambucano, em conexão ancestral e cultural com mestras e mestres que trazem em sua trajetória, tradições seculares afrolatinas de diferentes países da América Latina, Caribe e África. É a expansão do trabalho de Mestre Zé Negão, principal expoente do Coco de Senzala, tradição ancestral transmitida e ressignificada na diáspora. No repertório do Mestre e sua Laia, que se apresentam no festival no dia 12 de novembro estarão músicas autorais do show Tumbeiro: Cruzando Memórias AfroLatinas, de Mestre Zé Negão; além do show, o grupo realizará oficinas e rodas de diálogo.
A turnê também contempla atividades (apresentações e vivências) em municípios vizinhos, como o processo de intercâmbio que acontecerá no dia 10 de novembro na cidade de El banco, onde o Mestre se apresentará junto a outros mestres do Tambor da cidade. Os códigos sagrados da cultura ancestral afrodiásporica brasileira e colombiana serão exaltadas em território colombiano através das linguagens dos tambores.
Aprendizes do Mestre: Na turnê, o mestre será acompanhado por um grupo de quatro aprendizes pernambucanos, que há mais de dez anos o acompanham no desenvolvimento de seus trabalhos: Omiyalê (Produção, voz e percussão), Mirían América (voz e percussão), Marcone da Laia Olóyè (voz, percussão e direção musical) e Rennan Peixe, Fotógrafo e vídeomaker. Para Omiyalê, aprendiz do Mestre e produtora executiva do projeto, essa turnê irá fortalecer os laços ancestrais que ligam os povos tradicionais na América Latina. “Essa turnê é importante, pois o Mestre e o grupo vão interagir com representantes e brincantes de culturas também tradicionais que descendem dos povos pretos e indígenas, os quais preservaram essas tradições cotidianamente a partir da ancestralidade, que nos vincula e nos mostra a similaridade e congruência entre nossos fazeres, mesmo estando geograficamente afastados”, afirma a aprendiz e produtora. “Isto fortalece o Mestre e a nós porque é uma forma de encontrar a outros de nós em diferentes lugares o que também estimula e enriquece a produção musical do mestre”, completou.
Andanças pelo Mundo: Ao longo da sua trajetória, o Mestre Zé Negão já viajou para países como, Alemanha, França e Itália, além de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, faz a alegria do povo em festas do calendário oficial e sambadas Pernambuco afora. O Mestre também foi o homenageado do São João de Camaragibe em 2017. Entre os prêmios, destacam-se o Prêmio nacional Culturas populares edição Selma do Coco (Minc) e Prêmio Ariano Suassuna (SECULT/PE), ambos recebidos em 2018. “Para mim é um privilégio poder estar acompanhando o Mestre e vê-lo sendo reconhecido e aprender mais, com o mestre Zé Negão, e com as demais mestras e mestres; São como velhas árvores juntas, sombreando, frutificando e germinando novas sementes herdeiras. É a garantia da transmissão das ferramentas, saberes e tecnologias das árvores antigas onde mora a memória de um modo de vida, que gera saúde e nos faz ser felizes. É quem somos”, destaca o aprendiz e diretor musical da turnê, Marcone da Laia.
Recife debate consumo de energia elétrica em encontro nacional
O Recife sediará segunda e terça-feira (7 e 8) o importante XXII Encontro Nacional do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, que terá como tema “Digitalização e Inovação: um olhar focado no consumidor”. Na programação do evento, que reunirá diversos nomes do setor, um dos destaques é a palestra “Perspectivas de abertura de Mercado Livre de Energia Elétrica no Brasil – Impactos para o Consumidor”, que será apresentada pelo diretor de soluções energéticas da Kroma Energia, Écliton Ramos, no primeiro dia de encontro.
Shopping Difusora promove Natal dos Sentimentos neste domingo (6)
O Shopping Difusora, em Caruaru, dá início neste domingo (6) a uma experiência natalina totalmente imersiva para seus clientes. Com o tema Presentes de Natal, o centro de compras de Caruaru terá uma decoração com elementos tradicionais do período, com predominância das cores verde, vermelho e dourado, e a proposta de exaltar a presença física em uma data tão especial. A decoração será inteiramente instagramável e poderá ser vista tanto no interior do centro de compras como na iluminação de sua fachada. O trabalho, com assinatura de Caio Almeida, da empresa caruaruense Caco Criativo, será inaugurado em grande estilo, junto com o espetáculo para a chegada de Papai Noel. Natal dos Sentimentos é o nome do espetáculo teatral de boas-vindas para o bom velhinho que o Shopping Difusora promove no domingo (6), no Teatro Difusora, nos horários das 13h, 15h e 17h. A peça é voltada para toda a família. Para participar, basta doar 1kg de alimento não perecível até esta sexta-feira (5) na Loja do Bem, localizada no 3º Piso do mall. Os ingressos são limitados. Cada entrada é válida para duas pessoas: um adulto e uma criança. Os alimentos doados serão entregues às instituições parceiras do projeto Transforma Caruaru. Realidade virtual: Os clientes do Shopping Difusora podem ainda curtir uma atração de realidade virtual montada no 3º Piso do centro de compras, próximo aos elevadores panorâmicos. O jogo tem duração de 5 minutos e consiste em um desafio no qual os clientes devem se unir a Clara e ao ajudante de Papai Noel Duende. O objetivo é descongelar o Natal e salvar os presentes do vilão Gélido. O ingresso para a atração tem valores a partir de R$5. O horário de funcionamento é o mesmo do Shopping Difusora.
Feira “Novembro Black Entre Elas” ocupa o Shopping Patteo Olinda
O Shopping Patteo Olinda recebe, a partir dsete sábado, 5 e até 02 de dezembro, a feira “Novembro Black Entre Elas”. Serão 28 dias de grandes ofertas em produtos e serviços com descontos de até 50%. A feira acontece no piso L1, com entrada gratuita.“A população olindense vai poder aproveitar uma ‘Black Friday esticada’, aquecendo o comércio local e proporcionando ainda mais opções para que os consumidores encontrem tudo que precisam no maior centro de compras da cidade”, afirma a jornalista e empresária Keila Fidelis, organizadora do evento.
Mais de 120 marcas passarão pela feira, de segmentos diversos como moda, beleza, artigos para pets, cama, mesa e banho, sapatos, bolsas, decoração, presentes, lingerie, entre outras. “Também teremos ofertas de serviços e até pacotes para noivas e empresas que desejam fazer confraternização neste fim de ano”, completa Keila Fidelis. A entrada é gratuita, mas a organização sugere que, quem puder, leve 1kg de alimento não perecível para doação ao projeto Por Amor de Muitos, que dá suporte para crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis na página @poramordemuitosoficial.
Inspirador: Transitando com Segurança em Olinda premia estudantes do município
Um ano letivo inteiro de ações educativas para o trânsito vai culminar com a entrega dos prêmios do concurso Transitando com Segurança em Olinda, dia 29, no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Bairro Novo. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Educação para levar informações e orientações para uma melhor convivência no trânsito aos alunos de todos os níveis da rede municipal . O reconhecimento será para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada nível teve uma tarefa para apresentar o conteúdo levado para as salas de aula. A criançada da EI participou através da criação de jogos; O EF I ficou com cartazes, enquanto a EF II produziu raps. Por fim, o EJA confeccionou cordéis. Inovaram e deram exemplos.
A premiação para os jogos será um passeio pela RMR. Os vencedores do cartaz, rap e cordel receberão bicicletas. Os professores orientadores dos vencedores ganham um tablet. A comissão julgadora reuniu-se na manhã desta quinta-feira (3) na Biblioteca Pública de Olinda, no Carmo. A coordenadora do concurso, agente de trânsito Adriana Prado, lembrou que o trabalho de educação de trânsito conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana esteve em mais de 40 escolas da Rede de Ensino de Olinda durante todo ano letivo de 2022. Esse trabalho foi uma parceria com o clube Honda.Ela explica que cada ação foi direcionada para cada faixa etária. “Para as crianças, nós levamos circuito de bicicleta, trabalhamos o espaço e o respeito com o pedestre. No EJA, como já temos motoristas, levamos bafômetro “, pontuou.
Pesquisa: Investir no próprio negócio é o principal motivo de empréstimo no Nordeste
A Sim, fintech do Grupo Santander, divulgou o Índice Sim, levantamento que mostra como os clientes pretendem utilizar o crédito tomado no último bimestre. A pesquisa ouviu quase 28 mil pessoas em todo o País, e o nível de confiança é de 95%. Mais de um terço (35%) dos consumidores do Nordeste optou por utilizar o crédito para “investir em um negócio já existente”.
O estudo também revelou que a intenção do uso do crédito é diferente nas regiões do País. Ao contrário do Norte e Nordeste, os tomadores do Sudeste, Sul e Centro-Oeste usarão o empréstimo para pagar dívidas. “É a segunda vez consecutiva que as intenções do Índice Sim apresentam esses resultados. Temos visto procuras por crédito crescentes de pequenos negócios para manter as contas em dia, ter um fluxo de caixa e até comprar matéria-prima”, explica Márcio Giovannini, CEO da Sim.Ainda na linha de fomentar o empreendedorismo, os clientes da Sim no Nordeste foram um dos que mais, percentualmente, tomaram crédito no Brasil para investir na abertura de um novo negócio, com 8% dos pesquisados, abaixo apenas do Norte, com 9%. Nas demais regiões, esses números ficaram em: Centro-Oeste, 6%; Sudeste, 4%; e Sul, 4%.
Índice Sim nacional: Segundo o levantamento da fintech do Grupo Santander, 33% dos entrevistados em todo o País vão utilizar o crédito para sair do vermelho. Em seguida, com 24%, os clientes disseram investir em um negócio já existente, 18% utilizarão o montante levantado para outros fins e 8% irão direcionar o recurso para reformar um imóvel. “A pesquisa retrata o cenário de um endividamento maior dos brasileiros, mas, por outro lado, mostra um grande empenho da população em quitar as suas dívidas. Um ponto que chama atenção é o fato de as pessoas estarem investindo em negócios próprios, ou seja, existe um movimento de empreender com a retomada da economia. Houve um aumento de quatro pontos desde a última pesquisa, realizada no primeiro semestre deste ano”, diz Giovannini.
Quando segmentado por gênero, o estudo aponta que 35% das mulheres pretendem usar o crédito para pagar dívidas, três pontos percentuais a mais do que os homens. No quesito investir em um negócio existente, o público masculino se destaca, com 26%, contra 23% do feminino. Já 5% de ambos os sexos vão utilizar o empréstimo para empreender ou para aplicar em outros fins. “O crédito, se consumido de forma planejada, pode ajudar as pessoas a alcançarem sonhos, seja a casa própria, criar uma empresa, fazer uma viagem ou até mesmo adquirir um bem. No caso da quitação de dívidas, é aconselhável recorrer ao empréstimo para trocar um débito mais caro por um mais barato, e sempre optar por linhas que tenham parcelas que caibam no bolso. Nunca é prudente solicitar um crédito sem necessidade específica”, explica Giovannini.
As principais motivações dos clientes do Nordeste:
Investir em um negócio já existente
35%
Pagar dívidas
24%
Outros
16%
Reformar imóvel
10%
Abrir novo negócio
8%
O Boticário com novo produto no mercado
Floratta, maior marca de perfumaria feminina do Brasil, lança fragrância que conta uma nova história de amor: o romance entre o sol e a lua. Floratta Fleur D’Éclipse traz, pela primeira vez em um item de perfumaria, o poder de um dos espetáculos mais raros da natureza, revelando um aroma único e surpreendente – quando os dois astros se encontram, nasce a sua essência. O item tem uma assinatura intensa, sofisticada e ultrafeminina, para ser usada nos melhores momentos da vida da jovem mulher contemporânea, que não deixa o romantismo de lado.
Criada pelos perfumistas Carlos Benaim e Natasha Cote, o lançamento é da família olfativa Floral Amadeirado, sendo intenso e marcante. Logo na sua saída, é possível sentir o toque especiado, com leves nuances frutais de bergamota e pêra, que conferem impacto e brilho para a fragrância. “O Boticário usou, para criar essa fragrância, uma tecnologia exclusiva que captura o raro perfume da flor de osmanthus durante o eclipse solar”, conta Leticia Schwartz, Diretora de Perfumaria Feminina & Genderfluid da marca. “No exato momento em que o sol e a lua se encontram, o biorritmo da flor de osmanthus é alterado pelo fenômeno natural, e o perfume da flor então se revela de forma rara intenso e vibrante”. O item conta também com a Loção Hidratante, e ambos podem ser encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.
Grupo Dislub Equador entre as melhores empresas para trabalhar em PE
Pelo 12º ano consecutivo, o Grupo Dislub Equador é reconhecido pelo ranking da consultoria Great Place to Work (GPTW). Nesta edição, ficou em oitavo lugar entre as 25 melhores organizações para trabalhar em 2022, em Pernambuco. A quinta maior distribuidora de derivados de petróleo independente do país é destaque na categoria média, com as melhores práticas. A premiação ocorreu na noite desta terça-feira (01/11), no Arcádia Apipucos, Zona Norte do Recife.“É uma recompensa sabermos que todos os nossos esforços que pensamos e executamos estão, de fato, chegando aos colaboradores”, pontua a sócia e conselheira do Grupo, Cláudia Carrilho. Segundo ela, além de avaliar empresas através de suas práticas com pesquisas qualitativas, a consultoria apoia as organizações a obterem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, desempenho e inovação.
Para o CEO do Grupo Dislub Equador, Sérgio Lins, mais importante que conquistar é conseguir se manter por mais de uma década. “É um trabalho árduo e diário que fazemos para melhorar o clima organizacional e realizar ações que promovam o bem-estar, o desenvolvimento e o crescimento dos nossos colaboradores. Tudo isso leva entre as melhores empresas para trabalhar. Atualmente, o Grupo Dislub Equador está presente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e atua no mercado de combustíveis desde 1997. Na região Norte, onde também atua, o grupo pernambucano é destaque na mesma categoria, há seis, pela consultoria GPTW. Pesquisa:A 12ª edição envolveu 55 empresas , reunindo mais de 37 mil colaboradores que responderam a pesquisa qualitativa este ano. As empresas finalistas também são avaliadas, sendo considerados aspectos culturais, de inovação, resultados do negócio e efetividade da liderança. A partir da análise de dados, o ranking é pontuado pela consultoria global.
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br